Gestão de mudanças: Saiba por que ela é importante para o seu negócio

Categoria: Geral

Postado em 23 de outubro de 2018

3 minutos

As mudanças são fundamentais para o crescimento de uma empresa. Todo negócio precisa passar por esse processo para aperfeiçoar-se e evoluir no mercado. Mas você sabia que a forma como acontecem essas transformações podem ser diferentes?

A “gestão de mudanças” surge no mundo corporativo como uma estratégia para organizar essas transformações, criando um método que prepare os colaboradores para as mudanças, ao mesmo tempo que desenvolve, documenta e analisa a sua aplicação.

Certamente seu negócio passa por mudanças todos os meses. Mas quantas vezes elas foram realmente planejadas? Quantas vezes foram profundamente analisados seus resultados e consequências em todos os setores?

Fazer modificações dentro de uma corporação muda a forma como as pessoas realizam seu trabalho, principalmente se essas transformações são complexas. Por isso, para minimizar impactos e organizar todos os processos, a gestão de mudanças se torna tão importante em uma empresa.

Segundo a Pesquisa Mundial de Melhores Práticas de Gestão de Mudanças, empresas que aplicam essas estratégias, conquistam uma taxa de sucesso até 6 vezes maior comparadas as que não trabalham em cima dessa metodologia.

Quais as vantagens para sua empresa:

Além disso, os outros benefícios que a gestão de mudanças traz ao implementar inovações na empresa, são:
Melhora na comunicação interna
Engajamento da equipe
Adaptação
Foco nas metas e objetivos
Organização

Viu como trabalhar nesse conjunto de estratégias é importante para as transformações da sua empresa serem bem-sucedidas?

Neste post, trouxemos alguns passos para você colocar a gestão de mudanças em ação na sua empresa de forma efetiva! Confira:

Defina objetivos claros e crie uma visão

Ao implementar uma nova estratégia ou melhoria, primeiramente é preciso identificar que setores serão mais impactados. Somente assim você poderá focar na transmissão da sua mensagem, que precisa ser forte e direta.

Os planos precisam ser envolventes para os colaboradores. Para que isso aconteça, “Como”, “quando” e “para que” da implementação de um novo processo ou modificações devem ser muito bem trabalhados.

Ah, e não se esqueça de desenvolver uma imagem positiva da mudança que se quer estabelecer dentro da corporação. É fundamental que os colaboradores vejam as vantagens que essas transformações irão trazer para seu trabalho.

Aposte nos líderes de engajamento


Uma boa gestão de mudanças se preocupa em engajar o máximo de colaboradores possíveis. Transmitir a mensagem e os objetivos das transformações que se quer aplicar na empresa é um trabalho que, quanto mais envolvidos, melhor.

Por isso, procure quem são os colaboradores com perfil de liderança dentro de sua empresa. Selecione em cada setor um responsável por levar a ideia de inovação e motivar outros colaboradores. Assim, aos poucos as equipes se adaptam às mudanças e entendem que elas vem para o bem da organização e dos próprios funcionários.

Transmita conhecimento


Investir em treinamentos é uma das peças principais para as mudanças serem bem sucedidas. Somente seguindo um planejamento e um método, e focando na capacitação de todos os envolvidos, as melhorias serão realmente efetivas.

Siga um plano de ação


Durante a execução, faça tudo conforme um plano de ação, sem sair desse cronograma. Preste atenção nos colaboradores, dê feedbacks e reconhecimento pelo seu aprendizado. A implementação de um novo método em sua empresa deve ser acompanhada desde seu início, até depois de finalizada.

Não deixe de avaliar os resultados e registrar as falhas e os pontos fortes dessas mudanças. Dessa forma, você vai ter uma metodologia cada vez mais aperfeiçoada para aplicar mudanças na sua empresa.

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários!

Comentários