5 Estratégias de fidelização de clientes que você precisa aplicar na sua empresa

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 1 de novembro de 2018

8 minutos

São os clientes que fazem o sucesso de uma empresa. Por isso é tão importante conhecer algumas estratégias para fidelização de clientes, já que são eles os responsáveis por até 65% das vendas de um negócio.

Um cliente fiel, além de continuar comprando seu produto ou serviço, ainda é responsável por grande parte dos novos compradores. Ele é um porta-voz pois indica sua empresa para as pessoas ao redor, sem você precisar pagar nada por isso. Bom demais não?

Mas com tantas opções no mercado, não basta satisfazer as necessidades do cliente. É preciso ter um diferencial para que numa próxima compra, ele não escolha a sua concorrente. E esse é um dos principais motivos do por que você precisa trabalhar na fidelização dos seus clientes.

Nós da Gestão trouxemos algumas estratégias para fidelização de clientes que você pode começar a aplicar hoje mesmo na sua empresa. Com alguns passos simples e mudanças nos seus processos, você pode alcançar ótimos resultados para suas vendas! Confira:

Como fidelizar clientes

Agora que você já sabe a importância de ter clientes fiéis para agregar valor ao seu negócio, precisa saber que seus níveis de atendimento e do serviço oferecido precisam crescer constantemente para superar as expectativas do público.

Investindo no “encantamento de clientes”, você consequentemente venderá mais. Por isso, treine sua equipe e comece a aplicar estes passos no seu negócio para se diferenciar no mercado e aumentar suas vendas.

Conheça seus clientes (armazene dados)
Você sabe exatamente quem são as pessoas que você oferece seu produto?

Uma das estratégias principais para fidelização de clientes é conhecê-los. É preciso ter um perfil claro de quem consome seu produto para assim escolher a melhor estratégia de comunicação para chegar até ele.

Por isso, responda as perguntas: Qual a faixa-etária dos consumidores? Qual seu perfil comportamental? Quais seus desejos? Que preços eles costumam pagar em produtos e serviços?

Procure entender a mente dos seus clientes. Somente assim você poderá escolher o melhor canal e a melhor forma de abordagem para oferecer seu produto e manter um relacionamento.

Aumente os canais de comunicação

O marketing de relacionamento é fundamental para fidelizar clientes. Felizmente, com a evolução do mundo digital, podemos apostar em diversas ferramentas gratuitas para chegar até ele e nutrir uma relação.

Facebook, Instagram e e-mail são os principais canais para estar sempre perto do seu cliente. Não deixe de investir nessa comunicação, criando conteúdo interessante que o mantenha engajado, e estando disponível para atendê-lo quando necessário.

É por meio das redes sociais que você pode mostrar seu interesse em resolver os problemas e interagir com o consumidor de forma humanizada.

Atendimento humanizado

Segundo relatório da Temkin Group, 77% dos consumidores que tem uma ótima experiência de compra, recomendam o serviço para alguém.

Um atendimento humanizado é essencial para a fidelização do cliente. Mostre que por trás da sua marca existem pessoas como ele, que entendem suas dores, suas dúvidas e suas vontades.

Para isso, treine sua equipe para desenvolver um atendimento mais sensível, que faça o cliente se sentir especial. Afinal, você quer se diferenciar dos seus concorrentes não é? Nada melhor que mostrar para o cliente que ele não é “só mais um” comprador da sua loja.

Diferencie-se no atendimento, que as chances de ele realizar uma segunda, terceira, quarta compra, aumentarão muito mais!

Ofereça Benefícios

Uma estratégia importante para fidelização de clientes é oferecer benefícios para quem compra mais de uma vez com você.

Aposte em cupons de desconto na segunda compra, brindes e sorteios. Também vale antecipar as novidades e lançamentos do seu negócio. Seus clientes precisam se sentir especiais para continuar comprando seu produto ou serviço.

Mantenha relação pós venda

Muitas empresas esquecem do consumidor após ele realizar a primeira ou segunda compra. Esse é um grande erro que pode fazer seu cliente facilmente consumir do seu concorrente. Para que isso não aconteça, a relação pós venda entra como peça essencial para fidelizar o cliente.

Por isso, estreite o contato recolhendo dados como e-mail e whatsapp dos seus clientes. Desenvolva e-mails e mensagens que deixem a pessoa sempre por dentro das novidades, e mantenha um relacionamento.
Também é importante enviar pesquisas de satisfação para seus clientes, e assim poder recolher as informações para focar em melhorias e mudanças no seu negócio. Esteja presente na vida do seu consumidor mesmo após a venda e mostre que se importa com sua opinião.

Com essas dicas, você alcançará ótimos resultados para suas vendas e manterá seus clientes sempre por perto!

Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários!

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