5 dicas importantes para alcançar o sucesso no segmento de TI

Blog

Dicas de empreendedorismo, contabilidade online,
gestão financeira e estratégias.




5 dicas importantes para alcançar o sucesso no segmento de TI

Quando falamos em empresas de TI, logo imaginamos que é o lugar onde entramos em contato quando dá algum problema no nosso computador, servidor ou softwares que utilizamos no dia a dia. Porém essa visão está cada vez mais distante da realidade.

De alguns anos pra cá as empresas de TI passaram de meras solucionadoras de problemas para responsáveis por toda implementação, manutenção e gerenciamento de sistemas informatizados dentro das companhias. Ou seja, além de validar medidas de segurança de dados e determinar estratégias para o melhor desempenho de cada setor, a TI também traça estratégias, seleciona e avalia os projetos de informática mais adequados para a realidade das empresas que atendem.

Com todo esse crescimento e responsabilidade acerca das funções exercidas pelas empresas de TI, é necessário que os profissionais desta área aprimorem suas técnicas e que os gestores desenvolvam novos conhecimentos, principalmente no que diz respeito às habilidades relacionadas ao ramo de atuação.

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo para todos os setores, e que colocar uma empresa em posição de destaque diante de tanta concorrência é algo muito desafiador. No entanto, existem maneiras de chegar lá: basta ter foco no objetivo e traçar algumas metas que são indispensáveis para qualquer empresa de TI.

Confira a lista que criamos para ajudar as empresas a alcançarem o sucesso no segmento de TI:

Seja pequeno, mas tenha os melhores profissionais

Mesmo que a sua empresa de TI seja pequena ou esteja começando agora, é possível atrair bons profissionais. O segredo é investir na organização, ter propostas promissoras e ambições claras, além de estabelecer processos e rotinas que favoreçam o desenvolvimento do trabalho.

Pessoas são imprescindíveis para as empresas, principalmente as que oferecem serviços. Logo, um grande diferencial competitivo para uma empresa TI pode ser a construção de uma boa equipe. Para isso, comece dando atenção à divulgação da vaga: escreva uma descrição detalhada, especifique os diferenciais e divulgue em sites como InfoJobs, LinkedIn, murais de universidades e também em comunidades específicas da área de TI.

Quando os currículos chegarem, analise com calma e selecione para entrevista os profissionais que tenham atendido aos critérios iniciais. Durante a conversa, não se esqueça de observar se o candidato demonstra “brilho nos olhos” ao conhecer as ambições para o negócio e se realmente está disposto a ajudar a construir o sucesso que a sua empresa almeja.

Participe de eventos da área

Seja uma feira de TI, um workshop, uma palestra ou qualquer outro evento da área, esteja presente e preparado para fazer uma boa apresentação dos serviços que a sua empresa oferece. Eventos deste tipo costumam reunir muitas empresas e pessoas interessadas no segmento, por isso é uma boa oportunidade de conseguir novos clientes e fazer networking.

Pesquise e faça um calendário dos principais eventos da área, então programe-se para estar presente em alguns deles.

Fique atento à contabilidade da sua empresa

No momento do registro da empresa, é possível enquadrá-la em diversos tipos de atividades. Essas atividades influenciam na forma como serão calculados os impostos, por isso é importante que esse processo seja realizado da melhor maneira possível e por profissionais qualificados, evitando problemas com a fiscalização.

Além disso, é comum que empresas de TI busquem investimentos em bancos ou por meio da venda de participação na empresa para investidores, logo é de extrema importância que toda a contabilidade seja realizada de maneira impecável, com todos os processos integrados e otimizados.

Com os números demonstrando a realidade financeira da empresa e com os registros possibilitando um bom nível de organização, a empresa se torna uma candidata com mais facilidade de obter qualquer tipo de investimento externo. Porém, para que isso seja possível, o recomendado é ter uma empresa contábil moderna e organizada, que tenha experiência com o segmento de TI.

Tenha um planejamento e controle os processos financeiros

Trabalhando “lado a lado” com a contabilidade, a parte financeira de uma empresa de TI merece muita atenção. Para que a contabilidade possa, por exemplo, demonstrar organização e resultados atraentes aos investidores, os processos e planejamento das finanças devem estar ocorrendo da melhor maneira possível.

Com as finanças organizadas, também será possível, por exemplo, saber quantos funcionários a empresa terá capacidade financeira de contratar, informação extremamente importante para as empresas de TI (que, em muitos casos, possuem rápido crescimento e consequente demanda por contratação de novos desenvolvedores, testadores de software, etc).

Contrate os parceiros certos

A maioria das empresas contam com parceiros para desempenhar determinadas atividades. No caso das empresas de TI, por exemplo, ter bons parceiros é fundamental para realizar serviços certeiros tais como: internet, servidor web e Cloud Computing, gestão de dados etc.

Escolha bem quais serão as empresas que darão suporte necessário ao seu próprio suporte de TI, para não correr riscos e sofrer com as consequências mais tarde.



Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá, como podemos te ajudar?