Como atender melhor o cliente na contabilidade

Categoria: Franquia para Contadores

Postado em 12 de dezembro de 2018

minutos

Os dias são quase todos iguais: você chega ao escritório de contabilidade, olha sua lista de tarefas, pensa em marcar uma reunião com o empresário, mas quando percebe o dia já terminou e só conseguiu realizar as operações rotineiras como a escrita contábil e a folha de pagamento. Você se identificou nessa situação? Saiba que é possível mudar a sua estratégia com uma franquia contábil.

Pois é, muitos contadores se esquecem de que o sucesso do negócio está atrelado ao atendimento ao cliente. Eles se dedicam aos procedimentos burocráticos e não dão a devida atenção aos gestores que confiam suas empresas nas mãos do escritório.

Quem já percebeu isso está buscando modelos de franquia para contadores a fim de levar um diferencial para o mercado. A franquia de contabilidade funciona de uma forma diferenciada, em que o dono do negócio dá atenção para a gestão de clientes, enquanto outra equipe faz a parte operacional. Quer saber como um parceiro ajuda você a manter o foco no cliente? Acompanhe!

#O que significa um bom atendimento na contabilidade

O atendimento ao cliente é fator primordial nos negócios. Exemplo disso é que uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios identificou que 61% dos consumidores entendem que ser bem atendido é mais importante do que encontrar bons preços em produtos ou serviços.

No escritório de contabilidade isso também é primordial. A fidelização de clientes depende muito da atenção dirigida pelo contador, caso contrário, o empresário pode procurar outro escritório. Uma simples ligação em uma hora inesperada pode ocasionar o sentimento de “uau” em um cliente, pois ele percebe que você se lembrou dele.

Por que esse aspecto é tão forte? Qualquer recém-formado aprendeu, ao menos, o básico sobre as operações contábeis e pode realizar um serviço na área, seja ele melhor ou pior do que os outros. Logo, o diferencial não está tanto nas rotinas fiscais e tributárias, mas na maneira em que a equipe atende os clientes.

O perfil do consumidor mudou e isso também transformou a maneira em que os empresários lidam com os negócios. As ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no dia a dia e podem ser utilizadas para aperfeiçoar a comunicação entre o contador e o cliente.

Use ferramentas de atendimento ao cliente

O WhatsApp for business, por exemplo, está disponível para qualquer empresa. Basta baixar o aplicativo no smartphone e inserir as informações do negócio para criar um perfil profissional. Dessa maneira, o contador consegue se relacionar melhor com os empresários, esclarecer as principais dúvidas e dar um atendimento com mais agilidade.

O Skype é outra plataforma utilizada por muitos negócios para aproximar o cliente. Ele permite a realização de conferências em vídeo ou áudio e o compartilhamento de arquivos. Assim, se um empresário precisa encaminhar informações para o contador realizar o fechamento da folha de pagamento, por exemplo, ele pode contatar o profissional e enviar os materiais pela plataforma.

Depender apenas dessas ferramentas para atender ao cliente pode ser ruim para o negócio. O melhor é contar com uma parceria que já tem know how no assunto e plataformas disponíveis para a comunicação. Uma franquia de contabilidade pode ajudar nessa questão.

Tecnologias de ponta na gestão do negócio

A tecnologia pode ajudar a tirar o peso em relação ao trabalho operacional e conectá-lo a uma rede confiável de franquia para contadores. Assim, você consegue fazer a gestão do negócio baseado no atendimento e encantamento dos clientes, deixando a parte burocrática para outros profissionais de confiança.

Essa parceria com uma franquia contábil tem um perfil diferenciado. O contador pode trabalhar em qualquer lugar e contar com um suporte operacional. Dessa maneira, consegue atender os clientes nas empresas ou via comunicação remota e dar a atenção que eles precisam para resolver problemas.

#De operador a consultor contábil com uma franquia de contabilidade

É possível (e necessário!) realizar uma transição e modernização na maneira de realizar os procedimentos no escritório contábil. Se antes as planilhas de Excel eram suficientes para realizar as operações, agora elas são obsoletas.

As novas exigências do Governo Federal com a adoção do e-Social demandam mais eficiência e agilidade nas atividades operacionais, assim como uma segurança sobre o correto envio dos dados.

Por isso, as plataformas digitais são fundamentais para quem pretende se manter no mercado. Se você tem dificuldade para utilizar os principais softwares contábeis, uma opção é buscar o apoio de uma franquia para contadores.

Esse modelo de franquia para contabilidade se torna prático para o dono do escritório, que direciona as atividades operacionais (obrigações acessórias, apuração de impostos, emissão de livros e balancetes) para o parceiro, enquanto você pode se dedicar ao atendimento e a um serviço diferenciado de consultoria.

Uma franquia contábil que foca no modelo de gestão funciona diferente dos métodos tradicionais. Ela valoriza o know-how do contador ao permitir que ele faça o gerenciamento do seu tempo e relacionamento com os clientes, sem exigir grandes investimentos financeiros por parte do franqueado.

Nesse novo método de trabalho, você consegue atuar de forma estratégica e levar mais conhecimento para os empresários que atende. Por exemplo: um cliente tem um problema financeiro e não sabe como aperfeiçoar sua gestão. O contador tem o conhecimento necessário para ajudá-lo. Com mais tempo, você pode auxiliar os gestores em situações como essa, oferecendo sugestões e orientações para melhorar a lucratividade das empresas.

Em outros casos, o contador contribui com atividades de recuperação de crédito. Esse trabalho exige muita atenção e conhecimento tributário, contudo, gera um retorno financeiro considerável para o empreendedor e o escritório contábil. São muitas opções de atuação quando se deixa as atividades operacionais nas mãos de terceiros e se mantém o foco no cliente.

A vantagem é que todos ganham com essa mudança: você, que consegue se dedicar ao atendimento aos clientes, e o empresário, que tem suas necessidades básicas resolvidas e ainda encontra soluções mais eficientes para o seu negócio.

O atendimento mais humanizado e focado no propósito do empreendedor é motivo de sucesso para grandes e pequenos negócios. O que acha de buscar uma parceria, como a franquia para contadores, para ter mais tempo de encantar no  atendimento ao cliente da contabilidade?

Aproveite para continuar a leitura do blog e compreender as vantagens da terceirização da gestão financeira com uma franquia para contadores!

Comentários