Como oferecer serviços de contabilidade para uma empresa de TI?

Categoria: Tendências

Postado em 29 de agosto de 2019

minutos

Você sabia que o mercado de Tecnologia da Informação (TI) cresceu 118% nos últimos 10 anos no Brasil? Os dados são da Empresômetro, especializada em inteligência de negócios. 

O setor de serviços foi o que teve o maior incremento, com a manutenção, suporte e outros em TI da informação apresentando alta de 119% entre 2008 e 2018.

Já uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) trouxe mais boas notícias: de 2012 para 2018, o número deste tipo de empreendimento dobrou, saltando de 2519 startups para 5147. E o número pode ser ainda maior – entre 10 a 15 mil – pois muitas ainda não estão cadastradas ou estão em fase inicial do projeto.

A área de Tecnologia só cresce no País e vem recebendo muitos investimentos de empreendedores. Setor em franca expansão, significa uma excelente oportunidade de negócios para o seu escritório contábil, principalmente se o objetivo é especializar-se em um nicho de mercado e oferecer serviços qualificados.

Mas prestar serviços de contabilidade para empresas de TI tem algumas peculiaridades. Será que você está pronto para ‘encarar’ as adversidades que podem cruzar seu caminho? A leitura desse texto será esclarecedora!

Os desafios da contabilidade para empresas de TI

Escolher o setor de TI para oferecer seus serviços de contabilidade demanda atenção do profissional contábil e experiência nessa área. Como em qualquer outro setor, as regras contábeis e tributárias mudam a toda hora e é necessário estar atento às transformações impostas pelo Fisco.  

Os conhecimentos específicos já começam logo na abertura da empresa, como a adequação de MEI (Microempreendedor Individual) para PJ (Pessoa Jurídica), por exemplo. Isso sem dizer dos pormenores da criação de startups, com diversos projetos de lei que as regem e fomentam. 

Qual operação será realizada e como será o planejamento tributário?

É necessário ser mais do que um contador tradicional e realizar um trabalho consultivo para facilitar a decisão de qual a atividade melhor aplicada, com os mais adequados tratamentos (regime) tributários que ela deve se enquadrar. 

Você precisa também pensar nos benefícios fiscais que a empresa pode receber. Seja para empresas enquadradas no Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real, a Lei do Bem, desoneração da folha e redução do ISS, é importante identificá-los com rapidez para gerar um grande impacto financeiro.   

Outra questão importante e que merece atenção é o enquadramento sindical. Responsabilidade da empresa, define qual entidade de classe vai representar os empregados contratados. Você, como contador, precisa conhecer profundamente todas as opções.

No caso de aconselhar o sindicato errado, poderá trazer uma série de consequências negativas. A mais perigosa delas é o risco de pagamento de diferenças de remuneração e benefícios para todos os empregados nos últimos cinco anos.

O próprio trabalho cotidiano, como as rotinas relacionadas à área tributária (escrituração fiscal, declarações, apurações de impostos e recuperação de crédito tributário, por exemplo), também são específicas.

O problema é que o entendimento sobre as tributações muitas vezes não é claro e capaz de gerar confusões. Tudo vai depender do regime escolhido e da atividade desempenhada. 

E os pormenores vão bem além do próprio negócio da organização. Se a empresa de TI resolve contratar um serviço de data center ou cloud computing no exterior, por exemplo, alguns impostos sobre a importação do serviço devem ser pagos, com alíquotas variáveis. 

São eles: IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), PIS – Importação, COFINS – Importação, ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), IOF (Imposto sobre Operações de Câmbio) e CIDE (Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico). Você sabia disso?

Como um escritório de contabilidade pequeno, com um time limitado, pode ficar difícil absorver tantas regras específicas e as demandas que podem vir. Mas calma, não desanime! Pense em quantas empresas que você pode ajudar e nos bons frutos que irá colher. 

A tecnologia, tão familiar para as organizações que você vai atender, também pode trabalhar ao seu favor.

A importância da tecnologia na prestação de serviços contábeis

Você, mais do que nunca, quer ver seu negócio crescer. Mas a questão da falta de pessoal e até de conhecimentos técnicos está atrapalhando. Em vez  de contratar um time e ter que investir em mais infraestrutura (espaço físico maior, computadores, mesas, cadeiras e link de internet, entre outros custos) sem saber se a expansão vai dar certo, uma alternativa é utilizar a tecnologia para prestar melhores serviços. 

A franquia da Gestão Contabilidade é a solução. São os conceitos de contabilidade digital colocados em prática! Você terceiriza as atividades que mais geram ‘massa de trabalho’ e os profissionais dessa empresa se encarregam de toda parte operacional que envolve um escritório contábil.

Conheça os serviços realizados:    

  • Escrituração Contábil: Fechamentos dos balancetes e entrega de obrigações acessórias. 
  • Fiscal: Orientação e controle de aplicação dos dispositivos legais vigentes, federais, estaduais ou municipais. Escrituração dos registros fiscais do IPI, ICMS, ISS e SPED (Contábil, Fiscal, PIS/COFINS). Apuração e elaboração das guias dos impostos e de informação, entrega das obrigações acessórias.
  • Trabalhista/Previdenciária: Registro e manutenção dos registros de empregados. Elaboração da folha de pagamento dos empregados e de pró-Labore, bem como das guias dos encargos sociais e tributos afins a serem recolhidos pela empresa. Atendimento das demais exigências previstas na legislação e obrigações acessórias.

E como tudo isso é feito? A Gestão Contabilidade oferece ao seu cliente sem custo um software de gestão financeira, o ContaAzul – um dos mais importantes do mercado. A partir do momento em que todas as informações da empresa estão disponíveis nesta plataforma a equipe da Gestão trabalha nas apurações.  

Não é preciso ter receio. Você vai contar com a segurança e estabilidade de uma marca consolidada no mercado, contando com ajuda especializada sempre que precisar. A principal vantagem: menos tempo com burocracias, mais tempo para atender e prospectar clientes. 

Trabalhar com uma equipe parceira, ainda mais no meio digital, é uma forma de oferecer governança aos clientes. Quer saber mais sobre como a Gestão Contabilidade pode transformar o seu negócios? Entre em contato conosco, agora mesmo!

Comentários