Contabilidade digital, porque ela pode ser a chave do seu sucesso?

Categoria: Contador de sucesso

Postado em 10 de julho de 2019

minutos

Um ser humano adulto tem, em média, 18 minutos de concentração absoluta. Este mesmo homem trabalha oito horas diárias, durante cinco dias por semana. Isso quer dizer que, por mais concentrado em suas atividades que ele esteja, um minuto de distração pode ocasionar horas corrigindo um erro.

A contabilidade tradicional lida diariamente com uma série de desafios, como:

  • Perda de tempo com digitação excessiva;
  • Conferência minuciosa para evitar erros de digitação ou perda/ extravio de documentos;
  • Arquivos físicos para armazenamento de papéis;
  • Perda de tempo ao solicitar e receber informações;
  • Atualização constante para se manter a par das mudanças nas regulamentações fiscais;  
  • Pouco tempo disponível para busca de novos clientes;

O mercado contábil é um dos que mais tem sofrido disrupções. Todas elas envolvem tecnologia, que influencia diretamente nos serviços e processos, e isso pode ser muito assustador para alguém que já trabalha no ramo tradicional há anos. 

Vamos pensar juntos: se a concentração humana só dura dezoito minutos seguidos, como trabalhar incansavelmente por 8 horas sem cometer deslizes? Infelizmente é impossível, mas a contabilidade online veio para ajudar e muito a minimizar erros e diminuir a carga carregada pelos contadores.  

Ainda não está convencido de que a tecnologia está ao seu lado? Neste post abordaremos as vantagens da contabilidade online

A digitalização da contabilidade

Ao contrário do que a maioria pensa, a contabilidade online não veio tirar o trabalho de suas mãos e entregá-lo a robôs. O mercado contábil sempre precisará da força humana e o formato digital só veio trazer benefícios ao seu dia-a-dia.

Mas não é apenas a profissão e os contadores que estão mudando, os novos clientes também buscam essa modernização, principalmente os mais jovens. 

Se ater ao tradicionalismo pode ser fatal, já que num país onde existem mais de 50 mil escritórios contábeis, apenas os que acompanharem a revolução 4.0 conseguirão continuar no negócio.    

A nova contabilidade só cresceu tanto por conta da tecnologia, que conseguiu unir todas as pontas da profissão, desde os clientes, prestadores de serviço, até os órgãos de fiscalização, como a Receita Federal, por exemplo. 

Um dos maiores exemplos disso é a emissão de nota fiscal eletrônica. Além dela, podemos citar também a implantação do eSocial e do Sped. Até os mais tradicionais com certeza viram vantagem nestas mudanças. 

Para se sentir mais confortável, olhe para a modernização da sua profissão como uma oportunidade de crescimento. Vamos citar alguns benefícios conseguidos por meio das novas tecnologias:

  • Produtividade e, consequentemente, tempo para investir nos clientes antigos e conseguir novos.
  • Segurança, já que todos os documentos e dados estarão salvos em nuvem.
  • Visibilidade, já que manter as redes sociais atualizadas custa muito pouco e são uma excelente forma de propaganda. 
  • Ampliação dos canais de atendimento, seja por e-mail, whatsapp, skype ou outros meios de sua preferência.

Além disso, a modernização da contabilidade facilitou o trabalho autônomo e criou a possibilidade de franquias, dois ótimos formatos de negócio. Falaremos um pouco mais sobre isso no decorrer do post. 

Contador 2.0 e a tecnologia 

Com certeza você já deve ter ouvido falar no termo Contador 2.0, certo? Em resumo, é um profissional antenado e dinâmico, envolvido em todas as partes do negócio e que, para isso, usa a tecnologia em seu favor. 

Ele está constantemente interligado aos consumidores por meio de sistemas de gestão empresarial implantados no próprio escritório ou no ambiente do cliente. Além disso, reconhece a importância das tecnologias na gestão do serviço, já que ela valoriza seu trabalho e reduz custos operacionais e riscos legais. 

Ao utilizar os serviços de contabilidade digital, o contador moderno reduz as tarefas repetitivas, porque agora elas podem ser executadas por sistemas on-line, tendo tempo de sobra para focar em novos projetos. 

A integração de sistemas diminui consideravelmente o tempo gasto com obrigações acessórias e procedimentos, porque agiliza os processos. E um trabalho mais rápido resulta em custos menores. 

Muitas empresas notaram que, após a digitalização de arquivos, o tempo gasto com cada cliente diminuiu muito. Por conta disso, decidiram ajustar os valores cobrados à nova quantidade de tempo trabalhado. 

Ou seja, mais agilidade corresponde à diminuição na cobrança de valores, que consequentemente leva ao aumento do número de clientes e maior fidelidade.

Contabilidade digital e novas formas de trabalho

Pudemos ver que a contabilidade digital trouxe inúmeras vantagens e tornou a vida do profissional do ramo mais fácil, assim como aumentou a procura por duas outras formas de trabalho: autônoma ou por franquias. 

Em ambos os modos de trabalho, os benefícios são muitos, entre eles mais tempo para os clientes, menos gastos com despesas fixas, menos perda de tempo com deslocamento, diminuição do nível de estresse, entre outros. 

Das duas formas de atuação, todo o trabalho operacional é digitalizado ou fica por conta de uma equipe da franqueadora, ou seja, você pode trabalhar da sua casa, sem se preocupar com aluguel, contas mensais, treinamento de equipe e equipamento tecnológico. 

O tempo de sobra pode ser direcionado para atendimento personalizado aos clientes e consultorias. Sempre que as reuniões presenciais forem necessárias, o aluguel de uma sala pode ser a solução mais econômica. 

Os que optam pela franquia se beneficiam também de outras formas, como marca consolidada no mercado há anos, estratégias de marketing, capacitação profissional, atualização constante de conhecimentos e suporte jurídico quando houve necessidade. 

Benefícios incríveis, certo? Ficou convencido da necessidade da modernização dos processos contábeis?

É claro que digitalizar todos os processos de um escritório que sempre funcionou de forma tradicional não é tão fácil. Será necessário um trabalho motivacional e muito treinamento de sua parte e da equipe para lidarem com as novidades.

Se a resistência vier de clientes mais antigos, será necessário atuar como consultor, mostrando os benefícios das ferramentas de gestão e, eventualmente, ensiná-los a usar. 

Optar por modernizar seus processos de trabalho pode ser uma decisão difícil, mas as vantagens já poderão ser vistas em curto prazo. Assine nossa newsletter para receber mais novidades sobre as tendências do mercado contábil ou continue lendo nosso blog.

Comentários