Não sobra tempo para atender o cliente do escritório contábil

Categoria: Franquia para Contadores

Postado em 3 de dezembro de 2018

minutos

Ao final do dia, você nota que ainda faltaram algumas tarefas que podem esperar até serem concluídas. Decide sair do escritório, pois já extrapolou o horário do expediente. Como é dono do próprio negócio, fica difícil não passar da hora, ainda mais com tanta carga de trabalho. De repente, você lembra de que deixou de responder a uma solicitação feita por um cliente. ­Ele queria saber o quanto a empresa teria o fluxo impactado por passivos trabalhistas no mês. Afinal, a companhia estava atravessando um momento difícil. Mas, você acabou deixando esse cliente na mão.

E agora? Essas situações se repetem com frequência? Isso é um sinal de que você não consegue mais dar conta de tudo e precisa do apoio de uma franquia contábil. O atendimento é condição de sucesso na contabilidade e você não pode deixar os clientes em segundo plano. Ao dedicar as tarefas operacionais para uma franquia para escritório de contabilidade, você consegue dar mais atenção aos empresários que contam com a sua ajuda. Acompanhe o artigo e compreenda como funciona uma franquia para contadores!

#As atividades mensais e diárias que consomem seu tempo

A contabilidade é um trabalho que exige atenção aos detalhes nas áreas fiscal, tributária e trabalhista das organizações. Por isso, o profissional passa muitas horas do dia dedicado às análises, comparações de dados e todas as regras da legislação.

O contador precisa realizar o balanço contábil e financeiro das companhias, o pagamento de tributos e os assuntos relacionados à equipe de funcionários das empresas, como folhas de pagamento, cálculo de férias, entre outros.

O profissional deve registrar todas essas situações e ter certeza dos dados, uma vez que inequívocos podem gerar problemas das corporações com o Fisco.Diante de tantas funções, o gestor do escritório contábil fica sem tempo para esclarecer as dúvidas dos clientes. E isso pode comprometer a confiança deles em relação ao profissional. Uma franquia contábil tem o papel de retirar esse peso de suas costas e permitir que você crie diferenciais no atendimento ao cliente.

#Como evitar a perda de tempo com o operacional

Uma maneira de dar mais agilidade às rotinas contábeis é apoiar o trabalho nas novas tecnologias. Os principais softwares do mercado permitem a conexão entre as informações da empresa e o escritório.

Assim, o profissional não precisa mais solicitar o envio de documentos, pois ele tem acesso a todos eles pela plataforma. A emissão de nota fiscal, por exemplo, é feita apenas uma vez, o que evita a necessidade de redigitação dos dados e erros no registro das informações.

Dessa maneira, o empresário consegue controlar melhor as finanças e as vendas, enquanto o contador desempenha as rotinas fiscais e tributárias.

Esse modelo de tecnologia também facilita a gestão ao reunir informações de diferentes setores do negócio. Os dados podem ser usados para criar relatórios financeiros para o contador oferecer indicações sobre metodologias adequadas para a redução de custos ou um melhor cálculo sobre a margem de lucro de um produto, por exemplo.

#A primeira preocupação da contabilidade

As tecnologias citadas anteriormente possibilitam que o contador tenha foco no que realmente importa para o escritório: o cliente. As atividades relacionadas às operações contábeis e cálculos tributários podem ser exercidas por uma franquia para contadores.

Esse modelo de parceria reduz os custos da atividade, uma vez que o profissional pode atuar de qualquer lugar com acesso à internet. Desse modo, não necessita manter uma sala comercial e arcar com todas as despesas de uma equipe de funcionários.

O objetivo principal é permitir que o contador tenha tempo para visitar clientes e esclarecer suas dúvidas, enquanto a franquia para escritório de contabilidade desempenha as tarefas repetitivas.

Essa parceria oportuniza ao gestor disponibilizar um atendimento diferenciado, indo além das atividades operacionais. Com mais tempo à disposição do cliente, você consegue avaliar a situação financeira das empresas e oferecer uma consultoria para melhorar os resultados.

Outra opção é disponibilizar serviços de auditoria contábil às organizações. Nesse modelo de trabalho você é responsável por fazer uma análise financeira e dos registros contábeis para identificar falhas ou irregularidades na gestão.

Esse exame de documentos permite que o contador atue de forma estratégica nas empresas e consiga agregar valor à sua atividade, pois fornece um serviço especializado ao cliente. Ao finalizar a auditoria, o profissional apresenta ao empreendedor um opinião sobre o negócio e fornece instruções sobre as medidas que precisam ser adotadas para corrigir os problemas encontrados.

#O que você ganha com uma franquia contábil

Quando o profissional busca o apoio de uma franquia para contadores, ele consegue deixar o atendimento ao cliente como prioridade do seu negócio. Essa é uma estratégia muito importante, visto que uma das principais reclamações dos empresários está relacionada a um péssimo atendimento nesse setor.

Por que isso acontece? Porque o contador está tão focado nos procedimentos burocráticos que não encontra tempo para fazer uma ligação ou visita ao cliente.

Logo, uma parceria com uma franquia para escritório de contabilidade permite que o profissional tire o peso das rotinas fiscais e contábeis, deixando essa função com outras pessoas que também são capacitadas. Com isso, ele consegue dar atenção aos clientes e trabalhar na prospecção de mais empresas, oferecendo serviços diferenciados como as consultorias.

Além disso, você consegue manter uma estrutura de baixo custo, uma vez que pode trabalhar em casa, em espaços de coworking ou em cafés. Afinal, só é necessário utilizar a internet para trocar informações com a equipe parceira e agendar reuniões online ou presenciais com os clientes.

Outra vantagem é a possibilidade de contar com uma marca sólida no mercado e utilizar isso para atrair mais empresas para o escritório. Essa é uma opção que funciona tanto para contadores mais experientes como para aqueles que estão em início de carreira, já que não é necessário realizar muitos investimentos para abrir o negócio.

Percebeu que é preciso mudar o foco do escritório contábil e dar mais atenção a quem paga pelos seus honorários? Então, aproveite para compreender melhor como funciona a contabilidade digital!






Comentários