Como montar um mapa estratégico para negócio?

Categoria: Contabilidade

Postado em 8 de julho de 2020

3 minutos

Ao identificar o que o diferencia de seus concorrentes e ao reconhecer suas principais capacidades, uma empresa pode definir os objetivos que devem ser atingidos para alcançar sua visão. Nesse sentido, um mapa estratégico ajudará ao longo do processo.

Uma empresa focada no desempenho formulará seus objetivos e mapeará sua estratégia, a fim de identificar pontos de causa e efeito que transformam ativos em resultados desejados. Os objetivos são declarações claramente definidas sobre o que uma organização se propõe a alcançar. Eles são componentes estratégicos importantes que refletem nas prioridades estratégicas e no plano estratégico geral.

Para que você entenda o que é e como montar um mapa estratégico para negócio, preparamos este artigo repleto de informações. Confira!

O que é um mapa estratégico?

Um mapa estratégico é um resumo visual do que uma empresa planeja fazer para melhorar seus negócios, conquistar mais clientes e melhorar suas perspectivas financeiras. Além disso, muitas empresas consideram os mapas estratégicos valiosos porque incluem fatores intangíveis como a cultura na análise estratégica. Um mapa estratégico fornece várias perspectivas ao avaliar uma empresa e ajuda na execução efetiva da estratégia.

Os objetivos incorporam o vínculo entre a missão/visão da organização e suas iniciativas/atividades relacionadas. Esclarecer objetivos serve para monitorar e avaliar o desempenho, ao mesmo tempo em que fornece a estrutura necessária para alinhar as prioridades organizacionais.

Benefícios dos mapas de estratégia

O mapa estratégico permite que a equipe de liderança da sua empresa visualize claramente seus objetivos e comunique-os ao restante da empresa. Entre os benefícios que podem ser elencados, estão:

  • Define metas financeiras e de clientes.
  • Visualize as conexões entre várias idéias e mostre como essas idéias podem levar a resultados específicos.
  • Identifique as partes necessárias da organização que apoiarão novos empreendimentos e mudanças, incluindo quaisquer mudanças necessárias no treinamento e nos processos de negócios.
  • Comunique os objetivos da empresa e mostre como eles serão alcançados.
  • Forneça um ponto de partida para cada divisão e veja como eles se encaixam na estratégia geral.

Há ainda várias práticas recomendadas que precisam ser levadas em consideração ao projetar um mapa estratégico:

Escolha o modelo certo

Ao criar um mapa estratégico, o modelo deve fornecer uma estrutura que ilustra claramente os objetivos, iniciativas e metas estratégicas de uma organização, enfatizando as conexões entre objetivos e temas que visam a mesma direção estratégica.

Os mapas de estratégia podem ser todos baseados nas mesmas diretrizes, mas a escolha do esboço visual correto é uma decisão de como o modelo do mapa se adapta melhor à visão da empresa sobre desempenho.

Comece de cima para baixo

A maneira ideal de construir um mapa estratégico está começando com a visão do que uma empresa deseja alcançar e, em seguida, identificando as ações necessárias para chegar lá. Uma empresa deve primeiro visualizar seu objetivo e depois desenvolver uma visão estratégica.

Identifique o que está faltando

Os mapas de estratégia podem ajudar a identificar falhas na maneira como a estratégia é implementada em diferentes níveis da organização. É importante que as unidades de negócios estejam alinhadas com a estratégia da empresa. A medição de desempenho não deve ser iludida em níveis inferiores das empresas, e os mapas de estratégia são um bom rastreador dessas omissões.

Ajuste para refletir melhor a estratégia

Quando peças ausentes na execução da estratégia são identificadas pelo uso de um Mapa Estratégico, são necessários ajustes, a fim de preencher as lacunas e reformular coerentemente a estratégia, para uma implementação bem-sucedida.

Crie o seu

Como foi possível perceber, a estratégia se tornou para muitas empresas, um clichê sobre o qual todos ouviram falar e cuja importância é amplamente reconhecida, mas nem todos sabem exatamente como colocá-la em prática. E nesse aspecto, um mapa estratégico tem a função de representar visualmente isso para a empresa, além de permitir que ele possa ser facilmente compreendido por todos.

As iniciativas estratégicas têm o papel de garantir que o objetivo do negócio seja alcançado. Alocar os recursos da organização na direção oposta ao plano estratégico levará a resultados diferentes em comparação aos esperados. 

Em conclusão, existem muitos benefícios nos quais uma estratégia sólida fornece, mas o ponto principal é que ela deve levar em consideração todos os fatores relevantes para o sucesso de uma empresa. Ou seja, a estratégia deve oferecer uma direção clara, tendo as metas e objetivos corretos, em cascata em todos os níveis, e as iniciativas corretas devem ser implementadas para alcançá-las.

Se gostou de nosso artigo sobre o que é e como montar um mapa estratégico para negócio, confira também o material que produzimos sobre ponto de equilíbrio contábil. São informações úteis que farão sua empresa se tornar mais forte frente ao mercado.

Comentários

Receba os destaques por e-mail