Contabilidade digital para empresas de tecnologia: tudo o que você precisa saber

Categoria: Contabilidade

Postado em 13 de outubro de 2021

Com a pressão cada vez maior sobre as empresas para serem mais enxutas e competitivas no mercado, a capacidade de saber como a companhia está se saindo é mais importante do que nunca. Neste contexto, a contabilidade em tempo real entra em ação e ganha uma relevância estratégica na gestão do negócio. 

Se antes a contabilidade representava apenas um processo de acompanhamento de suas finanças, lucros e perdas e valores de ações, agora é uma parte vital de seu fluxo de trabalho diário.

Você precisa ser capaz de monitorar todas as transações dentro e fora do seu negócio a fim de identificar as áreas que estão indo bem e aquelas que exigem que você faça algumas alterações. Isso garante que você possa tomar as decisões certas, quando necessário. E para fazer isso, o acesso às informações financeiras precisas e atualizadas é imprescindível.

É aqui que a contabilidade digital pode oferecer os recursos certos.

A contabilidade em tempo real fornece as informações necessárias, sempre que você precisa, assim que uma transação é concluída. Quer se trate de uma venda ou compra, o gestor e o time do setor contábil tem acesso aos seus lucros e perdas, balanço, relatórios de vendas e muito mais. 

Assim, com o suporte da tecnologia, você pode ser mais proativo do que reativo frente às necessidades de seu negócio.

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre as possibilidades da contabilidade digital para as startups e empresas de tecnologia. 

Continue lendo e aproveite o conteúdo!

Contabilidade digital: 4 tendências que as empresas de tecnologia devem conhecer e seguir
O avanço da tecnologia vem transformando também os processos contábeis. Com o potencial da automação e o amplo uso de sistemas de alta tecnologia, a contabilidade digital é o futuro e ele já começou.
Tanto é verdade que, segundo o relatório The Practice of Now 2019 da Sage, 90% dos contadores acreditam que a contabilidade está passando por uma mudança cultural orientada para a adoção da tecnologia.
A seguir, listamos as principais tendências de contabilidade digital que podem fazer toda a diferença para a empresa tech. 

#1 Automatização dos processos de contabilidade

Automatizar o processo contábil é um passo fundamental para tornar a rotina muito mais dinâmica e produtiva, eliminando a confusão e reduzindo os erros. O investimento das empresas tech em soluções contábeis digitais é uma das tendências de 2021. 

Com a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina (machine learning), certamente a automação irá crescer ainda mais.

#2 Contabilidade baseada em nuvem

Com o uso da cloud computing, as empresas de tecnologia podem ter acesso aos seus sistemas de contabilidade digital a qualquer hora e em qualquer lugar. Na prática, o sistema ajuda as empresas a economizar tempo, permite rastrear vendas, despesas e estoque. Por isso, cada vez mais empresas tech estão fazendo a mudança para sistemas de contabilidade baseados em nuvem.

#3 Crescimento no uso de tecnologia contábil

Com o avanço da transformação digital, a adoção de soluções tecnológicas no setor contábil deve se tornar ainda mais intensa nos próximos anos. Além dos sistemas baseados em nuvem, outras soluções, inclusive orientadas por inteligência artificial, devem ser exploradas pelos contadores. Afinal, com o suporte da tecnologia contábil, eles buscam como otimizar processos, reduzir tarefas manuais, minimizar as falhas e aumentar a produtividade.

As projeções indicam que o mercado de software de contabilidade experimentará um salto de crescimento nos próximos anos, estimado em US$ 1,64 bilhão durante 2020-2024.

#4 Contabilidade em tempo real com serviços de consultoria

A terceirização financeira é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas de tecnologia.

Dessa maneira, os gestores e seu time têm condições de voltar seus esforços para a estratégia e o core business do negócio, aumentando o desempenho e a lucratividade. A contabilidade consultiva também proporciona redução de custos de emprego, como folha de pagamento, impostos, salários, benefícios e despesas com treinamento. 

Além disso, o modelo de negócio aproxima o contador de seus clientes fortalecendo a parceria entre eles e facilitando a tomada de decisões de forma mais racional e planejada. 

Empresa de tecnologia: os desafios de gestão e de crescimento

Em um mercado altamente competitivo, influenciado pelo surgimento de ferramentas disruptivas, sistemas, tendências e métodos inovadores, as empresas tech se veem diante do desafio de manter um ritmo de crescimento constante.

Hoje, sua empresa de tecnologia está crescendo ou está estagnada?

Se você ficou em dúvida ou tem certeza da desaceleração do crescimento, está na hora de revisar sua estratégia e pensar em maneiras de potencializá-la. 

Um dos caminhos possíveis para retomar o ritmo de crescimento é investir na gestão contábil eficaz. Quando a startup contrata serviços financeiros e fiscais consultivos, ela ganha consistência e agilidade nos processos, além de garantir compliance fiscal. 

As empresas de tecnologia que contam com serviços financeiros e fiscais consultivos conseguem ter um crescimento mais sólido.

Isso é possível porque a partir da contratação desses serviços, elas garantem mais tempo para atender o cliente, manter a empresa organizada, e estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias. 

A contabilidade digital ampliou muito o portfólio de serviços financeiros e fiscais consultivos. Entre os mais importantes se destacam:

• Suporte durante a gestão financeira da empresa;

• Diagnóstico de desempenho e desenvolvimento de relatórios;

• Consultoria exclusiva para obter práticas de crescimento do negócio;

• Planejamento tributário completo;

• Apoio para o alcance de metas importantes.

Em síntese, com a terceirização financeira e o serviço de contabilidade consultiva, o gestor consegue reorganizar os processos da empresa com muito mais coerência. De tal modo, ele seu time ganham um tempo expressivo para oferecer um atendimento ao cliente com grande qualidade.

Como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa de tecnologia?

https://plataforma.motordeconteudo.com.br/plano-editorial/visualizar/138/49

Entre os vários desafios de gestão de uma startup, um dos principais é manter a lucratividade, a rentabilidade e o crescimento do negócio. Para tanto, gerenciar o fluxo de caixa de perto é a melhor alternativa. 

O principal objetivo do fluxo de caixa é proporcionar um controle preciso das atividades do ciclo operacional da empresa. 

Com uma gestão de fluxo de caixa eficaz, é possível obter uma visão mais abrangente sobre os negócios que permite:

  • Identificar gastos desnecessários;
  • Fazer aplicações mais inteligentes do dinheiro;
  • Aprimorar o processo de tomada de decisão. 

Geralmente, o fluxo de caixa é considerado uma tarefa complexa. Mas, na prática, algumas dicas simples podem otimizar muito a gestão. Veja só: 

1. Mantenha um registro de todas as entradas e saídas: Assim, você pode descobrir, por exemplo, o total de receitas e despesas que a sua empresa tech teve em um determinado período. 

2. Acompanhe o movimento do caixa diariamente: Ao fazer essa análise diária, além de monitorar o desempenho da empresa, o gestor pode identificar possíveis desvios. 

3. Tenha controle sobre todas as contas a pagar: Ter visibilidade sobre as obrigações com seus fornecedores e sócios é essencial para que a empresa consiga se preparar financeiramente e quitar todas as obrigações.

4. Saiba quanto a sua empresa tem para receber a curto, médio e longo prazo: Além de ter o controle sobre as contas a pagar, busque saber quanto a sua empresa vai receber dos clientes no curto, médio e longo prazo. Garanta que a companhia tenha saldo positivo para cobrir todas as despesas mapeadas.

5. Faça o planejamento de todos os seus investimentos: Coloque no papel tudo que a sua empresa deseja alcançar no futuro, definindo o montante que é preciso recolher e economizar para investir com tranquilidade. O planejamento financeiro é a melhor forma de assegurar liquidez para investimentos.

6. Invista na terceirização financeira: Essa é uma modalidade de serviço que garante mais segurança e tranquilidade para os gestores. As atividades relacionadas às finanças são delegadas a empresas parceiras e profissionais especializados no assunto, e que não necessariamente fazem parte da sua organização. 

Esse time terceirizado é responsável por controlar todo o fluxo de caixa, enquanto os profissionais internos voltam esforços para o core business do negócio.

Desburocratização de processos: tecnologia como aliada

Nos negócios, tempo é dinheiro. Por isso, os gestores precisam usar as informações de suas contas para fazer um gerenciamento estratégico, assertivo e eficaz no dia a dia. 

Para entender se as ferramentas e os processos atuais realmente funcionam e atendem à demanda da empresa tech, é importante que o gestor analise alguns pontos: 

  • As informações estão sendo obtidas com rapidez suficiente para serem úteis? 
  • Os dados realmente são precisos e retratam o desempenho financeiro da empresa tech?
  • Quanto tempo os colaboradores dedicam para processos operacionais?
  • Quais demandas o time contábil não consegue atender pela sobrecarga de trabalho?

Essas e outras questões indicam se a estrutura do departamento contábil é ideal ou precisa ser melhorada. Com a terceirização financeira e a contabilidade digital, a startup pode otimizar e desburocratizar muitos processos, já que vários deles são automatizados pelo sistema. 

Os resultados são vários: melhora do desempenho, mais tempo para atender o cliente e aumento de produtividade dos colaboradores. 

Mas e na prática como a contabilidade digital proporciona todos esses ganhos? 

Veja as principais boas práticas:

Digitização e digitalização: A digitização transforma informações analógicas em dados digitais. Já a digitalização promove mudanças na rotina da empresa por meio do uso de ferramentas disruptivas. Ambas as abordagens agilizam e desburocratizam os processos contábeis. 

Maior organização e controle: Com a contabilidade em tempo real, o armazenamento digital dos dados ajuda as empresas a se tornarem mais organizadas, uma vez que elas mantêm as informações seguras em uma plataforma única. 

Serviços compartilhados: O uso da contabilidade digital também viabiliza a integração dos setores, permitindo o compartilhamento de informações, dados, pessoas e serviços. O recurso ajuda na desburocratização de processos. 

https://plataforma.motordeconteudo.com.br/plano-editorial/visualizar/91/49
Como a contabilidade digital e consultiva pode ajudar empresas de tecnologia?

Como vimos até aqui, as empresas de tecnologia vêm apostando em contabilidade consultiva para crescer. Na prática, esse tipo de abordagem proporciona uma ampla visibilidade do fluxo de caixa da empresa, da sua performance e dos indicadores financeiros da organização. 

Veja os principais benefícios da contabilidade em tempo real:

1. Acesso rápido e fácil às informações

A contabilidade digital permite o acesso rápido a dados, relatórios e informações da empresa. O gestor pode acompanhar a situação dos seus negócios, em tempo real e em poucos cliques. Assim, é possível definir os investimentos de modo muito mais estratégico.    

2. Maior segurança das informações 

A contabilidade digital permite que os documentos da empresa sejam hospedados em um servidor na nuvem, de modo que as informações, os dados e relatórios ficam armazenados em um ambiente seguro, livre de sofrer qualquer tipo de alteração. 

3. Agilidade e otimização de tempo

Com a contabilidade em tempo real e os dados acessíveis em cloud, a partir de qualquer lugar, você e seus colaboradores têm os recursos que precisam para ganhar agilidade nas entregas e produtividade. Assim, sobra tempo e energia para atender o cliente com serviços estratégicos que, de fato, definem o crescimento do negócio.

4. Consultoria com profissionais especializados e experientes para melhor tomada de decisão

Como a contabilidade digital permite a integração de setores e informações, o seu contador pode focar na análise de resultados, prestando um serviço de contabilidade consultiva.  

Assim, você terá acesso a análises completas para tomar decisões baseadas em dados reais do seu negócio. Essa abordagem melhora muito a qualidade da gestão!

Consultoria, assessoria e BPO financeiro para empresas de tecnologia: qual modelo escolher?

Se você quer investir na terceirização financeira da sua empresa tech, mas não sabe qual tipo de serviço contratar, o primeiro passo é conhecer as possibilidades que você tem ao seu alcance e os benefícios de cada modelo.

A seguir, conheça as diferenças entre consultoria, assessoria e BPO financeiro e saiba como é a aplicação dos serviços nas empresas tech.

Consultoria

É um serviço prestado por um profissional especializado,  com foco na busca de soluções sobre um assunto específico. 

Como o consultor tem uma visão sobre o mundo dos negócios e sobre o mercado financeiro mais objetiva e abrangente, ele ajuda o gestor na tomada de decisão mais assertiva e estratégica para a sua empresa. 

Os principais benefícios da consultoria são:

  • Diminuição dos custos;
  • Identificação de pontos fracos e fortes;
  • Aperfeiçoamento de processos;
  • Foco em resultados;
  • Tomada de decisão mais assertiva.

Geralmente, os serviços de consultoria em áreas específicas como o setor contábil auxiliam na solução de questões ligadas ao patrimônio e balanço. Mas também é possível contratar uma consultoria financeira para ajudar na gestão de recursos, receitas e investimentos.  

Assessoria

Com uma abordagem diferente, esse é um serviço voltado para a assistência e execução de tarefas. Ou seja, o assessor contratado, especializado no setor contábil, coloca a mão na massa e trabalha nas atividades operacionais também.

Como ele tem vasta experiência e amplo conhecimento técnico, o serviço de assessoria reduz erros de execução de atividades, bem como evita problemas futuros.

São vantagens da assessoria:

  • Otimização do quadro de colaboradores;
  • Diminuição de erros;
  • Prevenção contra prejuízos financeiros;
  • Aumento de produtividade.

BPO financeiro  

Business Process Outsourcing, também conhecido como BPO, é o modelo de “terceirização de processos de negócio”. Ou seja, consiste em terceirizar os serviços voltados para a gestão das finanças

Neste modelo, todas as atividades financeiras da empresa tech passam a ser executadas por profissionais terceirizados. Um parceiro de terceirização financeira  assume várias responsabilidades, como processos relacionados a contas a pagar e receber, fluxo de caixa e faturamento. 

Para saber mais, veja o nosso vídeo BPO FINANCEIRO – #1 O que é e quais são seus benefícios?

Com o suporte de uma solução de BPO financeiro, a empresa tech pode reduzir os custos com a contratação e gestão de pessoas que trabalhariam na administração de finanças. Afinal, o time externo assume essa demanda.

Os principais benefícios da terceirização financeira com BPO são:

  • Ganho de eficiência;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Flexibilidade para contratação de serviços adicionais;
  • Diminuição de gastos com a manutenção de uma infraestrutura, software e equipamentos para realizar o serviço;
  • Qualificação dos serviços.

Terceirização financeira: vantagens para as empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia trabalham voltadas, principalmente, para atividades estratégicas importantes, como inovação e atração de clientes. De tal modo, quanto maior o foco no core business, melhor para o desempenho da startup.

É aí que a terceirização financeira surge como uma alternativa interessante, já que reduz custos, proporciona agilidade nas entregas, garante compliance fiscal e fornece dados para a análise de investimentos. 

São muitas as vantagens. Veja só:

1. Redução de custos com contratações e folha de pagamento 

A terceirização financeira traz para a empresa tech um time de profissionais altamente especializados no setor. Logo, você não precisa realizar novas contratações, nem arcar com as despesas de folha de pagamento.  

Por isso, a terceirização financeira se torna uma excelente alternativa para reduzir custos

2. Foco no core business do negócio 

Se a sua empresa tech possui um BPO, você e o seu time têm mais mais tempo e energia para focar no core business. Afinal, não precisam mais se preocupar com as questões relacionadas ao financeiro. Assim, é possível  dedicar mais atenção e energia para realizar outras tarefas importantes como desenvolver novos produtos/serviços ou otimizar o atendimento ao cliente.   

3. Análise dos indicadores financeiros

Além de resolver as questões financeiras, os especialistas terceirizados também atuam como consultores, auxiliando o empresário tech na análise dos indicadores financeiros, que passam a orientar a tomada de decisão.

4. Redução de tempo com gestão de recurso interno 

Férias dos profissionais, folha de ponto, treinamentos e outros aspectos relacionados à gestão de pessoas: tudo isso consome recursos da empresa tech. Como o time de especialistas é terceirizado, você não precisa se preocupar com essas questões, nem com a oferta de treinamento.

5. Aumento da produtividade 

Como a terceirização financeira garante o suporte de profissionais especializados no setor, a empresa de tecnologia registra ganho de agilidade, aumento da eficiência operacional e redução de erros. Tudo isso contribui para a melhoria da produtividade e dos resultados, impactando, inclusive, na satisfação e retenção de clientes. 

6 passos para implementar a contabilidade consultiva e digital na sua empresa de tecnologia

Uma coisa é fato: a terceirização financeira pode ser transformadora, levando a empresa de tecnologia para outro patamar. 

Agora que você já conhece o potencial das novas soluções de gestão de finanças, a dúvida é: como implementar a contabilidade digital na sua empresa tech?

Listamos, a seguir, o passo a passo ideal para orientar você:

#1 Mapeie as oportunidades de mercado

O primeiro passo é coletar informações sobre como a empresa tech está se comportando e qual é o posicionamento das suas concorrentes.

Assim, é possível identificar vários aspectos, como:

  • O que o mercado está esperando das empresas do seu setor.;
  • O que precisa ser melhorado para suprir essa necessidade;
  • Quais estratégias podem fazer o seu negócio se destacar. 

#2 Conheça as particularidades da empresa 

Oportunidades mapeadas, o próximo passo é estudar a sua empresa para identificar todas as particularidades do seu negócio. 

Identifique seus pontos fortes e fracos e analise quais mudanças podem ser realizadas na sua estrutura e forma de atuação. Feito isso, realize as melhorias necessárias para agregar mais valor ao trabalho. 

#3 Tenha um mindset voltado para a transformação digital 

Para implementar a contabilidade digital, você precisa deixar de lado métodos antigos, investir em tecnologias disruptivas capazes de resolver problemas tradicionais e manter a mentalidade voltada para o futuro. 

Veja, neste vídeo, como a contabilidade digital ajuda você a mudar o seu mindset para a transformação digital? 

#4 Invista nas tecnologias certas

Selecione com cuidado as tecnologias e recursos capazes de suprir as necessidades do seu negócio e potencializar os resultados. A contabilidade digital depende também do uso de ferramentas que proporcionam agilidade e segurança no desempenho das funções. 

#5 Treine a sua equipe

O seu time precisa compreender a importância da contabilidade digital e conhecer as novidades. Sendo assim, será preciso treinar sua equipe apresentando a eles o mindset, ferramentas, tecnologias e tendências. Dessa maneira, eles têm base para trabalhar e se adaptar à nova realidade. 

Portanto, invista em treinamentos e capacitação para que eles sejam capazes de abraçar a mudança e alcançar os objetivos de negócio mais rápido.  

# 6 Conte com um parceiro focado em negócios de tecnologia

Melhor do que investir em contabilidade digital e terceirização financeira é contar com um parceiro que tem expertise em contabilidade para empresas de tecnologia.

Conhecer a dinâmica do setor tech faz toda a diferença nas entregas e no suporte à tomada de decisão. 

Um profissional contábil que sabe exatamente como o mercado de tecnologia funciona e domina os assuntos financeiros, fiscais e consultivos auxilia você, direcionando a gestão do negócio para o caminho certo. 

Implementar a contabilidade digital com um parceiro que oferece contabilidade consultiva pode ser simples, se você contar com o suporte certo.

A Gestão Contabilidade é especialista na oferta de terceirização financeira para o mercado tecnológico. Com contabilidade consultiva e contabilidade digital, é a parceira ideal para ajudar a sua empresa de tecnologia a crescer. 

Conheça a história da Gestão Contabilidade16 Anos – Gestão Contabilidade

Quer saber mais sobre os serviços financeiros e fiscais consultivos da Gestão Contabilidade? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você no crescimento do seu negócio. 

Comentários

Receba os destaques por e-mail