Você sabe como melhorar a margem de lucro da sua empresa de tecnologia? Esse indicador envolve o conceito de formação do valor de venda e o rendimento do valor investido em um produto.

Entender bem esse conceito e saber como aplicá-lo é importante para toda e qualquer empresa, que deseja estar de acordo com o mercado e gerar lucro. 

Por isso, neste artigo vamos abordar conceitos fundamentais sobre margem de lucro, quais são seus principais pilares e como é possível melhorar seus resultados através da contabilidade digital.

Boa leitura!

Entendendo o que é margem de lucro 

A margem de lucro é um indicador importante para inferir como anda a saúde financeira de uma empresa.

Em outras palavras, ela é a relação entre o lucro das vendas/lucro bruto dividido pela receita total. É informada em formato de porcentagem, sinalizando se a empresa está indo bem e se ela conseguiu lucrar mesmo depois de todos os custos.

Fórmula desse cálculo: margem de lucro = lucro bruto / receita total

Ficou muito complexo? Então vamos para um exemplo para facilitar ainda mais a compreensão. Suponhamos que uma empresa faturou R$ 100 no mês e seus custos foram de R$ 50.

Receita total: R$ 100

Custos: R$ 50

Lucro: R$ 100 – R$ 50 = R$ 50

Margem de lucro: R$ 50/R$ 100 = 0,5 x 100 = 50%

Como é possível constatar no exemplo, a margem de lucro bruto dessa empresa foi de 50%. Obviamente os números para empresas de tecnologia não são esses, mas é só para ilustrar e você compreender melhor, ok?

Por que é importante calcular margem de lucro?

Agora que você entendeu o que é margem de lucro, é justo dizer que esse indicador é fundamental para as empresas terem uma melhor noção a respeito das finanças do negócio.

Principalmente, para estabelecer o valor de um produto, por exemplo. Pois é através dele que é possível balancear quais são os custos com a produção, quais os resultados esperados e os valores que o comércio se dispõe a pagar.

Nesse sentido, ter um bom gerenciamento dos lucros por meio de serviços de contabilidade digital facilita bastante na hora de planejar os investimentos do negócio, sabendo se deve aumentar ou diminuir o valor dos produtos.

Como avaliar se a margem de lucro apresenta bom resultado?

A margem de lucro vai variar de acordo com cada negócio. Nessa perspectiva, é importante ressaltar que vários fatores podem definir esse indicador, como por exemplo, o seu objetivo e a organização estratégica. 

No caso específico das empresas de tecnologia, não vale a pena ficar esperando por uma margem de lucro ideal constante. Existe aquela que vai variar de acordo com cada momento do negócio, dependendo do mercado e das suas expectativas.

Além disso, vale dizer que a porcentagem é específica para cada empresa, pois está relacionada ao tipo de serviço ou produto, valor e setor, entre outros. No entanto, existe uma média para cada categoria de setor:

  • Serviços: 20% a 30%
  • Comércio: 15% a 20%
  • Indústria: 20% a 30%

Perceba que essas informações representam apenas uma média, a margem não é exata, pois, como foi citado anteriormente, cada empresa tem seus próprios parâmetros. 

Os principais pilares para garantir a margem de lucro

Você já sabe como é obtida a margem de lucro e que ela é o valor conquistado em relação ao lucro bruto e a receita total, certo? Então, agora vamos ver os três pilares em que ela se baseia. Confira quais são os 3 pilares:

Custo

Esse pilar é responsável por todos os investimentos realizados em um serviço ou produto ofertado ao consumidor. Nesse quesito, são incluídos os gastos de fabricação, frete e todas as despesas decorrentes da produção.

Preço

Essa etapa de precificar é o segundo pilar para garantir a margem de lucro. Através do preço final de um serviço/produto é possível detectar se os consumidores estarão dispostos a investir por esse valor ou não.

É importante que as empresas tenham a compreensão das atividades que executam. Esse entendimento será fundamental para precificar todos os serviços e produtos oferecidos. 

Além disso, a precificação realizada de forma correta pode proporcionar maior sucesso para a empresa. Depois disso, é só realizar a soma da margem de lucro, os custos totais e obter um valor que esteja de acordo com o mercado.

Lucro

O lucro é o último dos pilares. Ele é responsável pelo retorno do investimento realizado em cima de um serviço ou produto comercializado.

Agora ficou bem mais simples de entender as etapas que formam esse indicador, não é mesmo?

4 dicas para estabelecer a margem de lucro ideal

Saindo um pouco da teoria, vamos agora para a prática e nada melhor do que dicas de como aplicar, não é mesmo? 

Então, confira quatro dicas para conquistar uma margem de lucro ideal:

1. Analise a concorrência

Sabe quando as pessoas dizem: “Estude a concorrência antes de abrir uma empresa”?. Bom, elas não estão mentindo. O mais prudente a ser feito é uma boa análise da concorrência e de como é estabelecida sua precificação.

Sendo assim, você consegue identificar quais preços estão de acordo com o mercado e quais precisam de ajustes.

2. Melhore os preços

Muitas vezes os empreendedores precificam de acordo com o lucro que querem faturar, mas pode ocasionar efeitos negativos para a empresa. Esse tipo de precificação, às vezes, ocasiona uma alta ou baixa para um certo serviço.

Portanto, a escolha mais correta é estabelecer o preço com base no seu segmento e no seu tipo de negócio, sempre levando em conta se está de acordo com o mercado.

3. Foco na margem de lucro ideal

Empresas costumam se basear muito nos lucros faturados com cada serviço, mas esquecem que essa questão não é tão relevante quanto o lucro total da empresa por mês.

Nesse caso, o mais indicado é montar uma estratégia para alcançar a margem de lucro ideal para o seu tipo de negócio.

4. Controle os custos

Os custos são fatores determinantes no resultado da margem de lucro da sua empresa. Sendo assim, o recomendado é você começar a controlar os gastos detalhadamente, para, assim, compreender o que é essencial ou não.

Como melhorar a sua margem de lucro com a ajuda da Gestão Contabilidade?

Agora que você já entendeu tudo em relação à margem de lucro, o mais adequado é contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade digital para aprimorar ainda mais o seu negócio. Além de estudar as finanças do seu negócio e identificar como é possível otimizar para garantir uma margem de lucro maior e melhor. 

Por isso, a Gestão Contabilidade entende que as empresas, às vezes, demandam pouco tempo e precisam de assistência. Por isso, oferece contabilidade em tempo real  para você tirar dúvidas financeiras e ter um atendimento digital mais consultivo quando necessário.

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