Na rotina de um empreendedor é fundamental que ele saiba a diferença entre custos e despesas. Esse conhecimento é necessário para manter o negócio operando como o desejado, porque pra isso você precisa ter noção de onde o dinheiro está sendo gasto ou investido.
Diferença: Custos x Despesas
Para poder entender melhor e saber como economizar através desses dois conceitos, é preciso primeiro saber o significado deles:
Custos: É todo o gasto relacionado a produção ou aquisição de mercadoria. Alguns exemplos de custos são: matéria prima, mão de obra e gastos gerais de produção, como por exemplo, a depreciação de equipamento.
Despesas: Engloba todos os gastos relativos a áreas administrativas da empresa. Ou seja, são os desembolsos necessários para você manter a estrutura da sua empresa funcionando. Exemplo de despesas pode se considerar: água, luz, internet, aluguel e etc.
Custos e despesas variáveis:
Sempre existem custos e despesas que são sazonais em um negócio. Por exemplo, existem alguns produtos que têm uma baixa demanda de produção e por isso a compra de matéria prima é interrompida por um tempo.
Dessa fora classifica-se isso como uma custo variável.
Um exemplo de despesa variável pode ser a compra de um brinde para um funcionário que atingiu uma meta extraordinária. Campanhas de endo marketing também são consideradas despesas variáveis.
Entenda: Por que classificar custos e despesas corretamente?
Quando você tem uma classificação correta dos custos e despesas do seu negócio fica mais fácil realizar a análise de margem de contribuição por produto, que consiste em ser o valor que sobra da venda de um produto, levando em consideração seu custo de fabricação.
A influência dos custos e despesas no seu orçamento:
Quando uma empresa elabora um planejamento orçamentário são realizadas algumas projeções, entre elas estão os custos e despesas do seu negócio. Através dessa noção os empreendedores podem fazer a divisão correta de dinheiro para os diferentes setores.
É fundamental que todo empreendedor entenda o conceito de despesas e o conceito de custos para saber a melhor forma de classificá-los. Além da precisão nas contas do dia a dia, sua empresa terá, assim, um orçamento completo e eficiente.
Contar com uma contabilidade especializada também é fundamental para você manter seu orçamento em perfeito estado, que tal conhecer a Gestão Contabilidade? Vamos conversar