Empresa de tecnologia: veja como as KPIs podem ajudar!

Categoria: Contabilidade

Postado em 24 de novembro de 2021

Uma coisa é certa: os números não mentem. Eles são capazes de mostrar se uma empresa teve lucro ou prejuízo, bem como se os investimentos estão realmente trazendo retorno.

Calcular os indicadores de desempenho dentro da empresa de tecnologia e, principalmente, saber avaliá-los é extremamente importante para o sucesso. Eles servem de base para uma tomada de decisão estratégica e para o direcionamento acertado de recursos.

Você sabe como avaliar as KPIs dentro do seu negócio e qual é a importância dos números para uma empresa de gestão financeira à vista? Se a resposta for não, prepare-se! O post de hoje foi escrito para esclarecer as dúvidas sobre o assunto.

Boa leitura!   

O que são indicadores de desempenho?

KPIs (Key Performance Indicator), também conhecidos como indicadores de desempenho, são ferramentas de gestão que ajudam a mensurar a performance de uma empresa. Geralmente são apresentados em forma de gráficos, o que proporciona uma visão mais abrangente e intuitiva sobre os negócios.

A empresa de tecnologia pode usar os indicadores de desempenho para medir sua margem de lucro, ticket médio e faturamento. Também para avaliar o retorno sobre investimento, giro de estoque e até a liquidez corrente.   

Como os indicadores de desempenho funcionam

Os indicadores de desempenho funcionam como uma ferramenta métrica. Mostram dados quantitativos ou qualitativos em relação às finanças, que são fundamentais no processo de gestão financeira.  

A gestão financeira trata de assuntos ligados à administração das finanças. E realizar o controle correto sobre esses recursos é fundamental para qualquer organização se manter no positivo, ainda mais as empresas de tecnologia.

Principais KPIs financeiros

Faturamento, Ticket Médio, Liquidez Corrente e Margem de Lucro são alguns dos principais indicadores financeiros para a gestão. Abaixo, veja o que cada um deles representa e quais são suas fórmulas: 

1- Faturamento

O faturamento é um KPI que mostra o quanto de dinheiro entrou no caixa e se a empresa de tecnologia possui recursos suficientes para pagar as despesas e ter lucro. Para descobrir esse indicador é feito o seguinte cálculo: 

Faturamento = quantidade vendida x preço de venda 

2- Ticket médio

O ticket médio é outro KPI importante para a gestão financeira da empresa. Indica quanto os clientes estão gastando nos pedidos e se eles estão mantendo regularidade nas compras. O cálculo para descobrir esse indicador é: 

Ticket médio = faturamento total / número de vendas do período

3- Liquidez corrente

Outro indicador que não pode ficar fora da gestão é a liquidez corrente. Esse KPI mostra se a empresa de tecnologia possui caixa para arcar com as obrigações no curto prazo. Para mensurar esse indicador de desempenho, usamos: 

Liquidez corrente =  ativo circulante / passivo circulante 

4- Margem de lucro

A margem de lucro mostra quanto a empresa de tecnologia lucrou com a venda de um produto ou serviço, abatendo as deduções e os custos. O cálculo para descobrir esse KPI é a seguinte:  

Margem líquida = (receita total – dedução de vendas – custos variáveis) x 100

5- Retorno sobre Investimento

O retorno sobre investimento ou ROI é um indicador que mostra quanto a empresa de tecnologia ganhou (ou perdeu) com um determinado investimento. Para esse KPI, usamos a fórmula abaixo:

ROI = [(Ganho obtido – Valor do Investimento) / Valor do Investimento] x 100 

6-  Lucratividade

Esse KPI mostra quanto a empresa tech ganhou em relação a tudo que recebeu. É um indicador que ajuda a entender a relação entre o lucro líquido e as vendas em percentual. O cálculo é feito da seguinte forma: 

Lucratividade = (Lucro líquido / Receita bruta) x 100

7- Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio mostra quanto é preciso vender para conseguir pagar todas as obrigações. É um KPI que pode ser usado como referência para descobrir quando a empresa de tecnologia vai começar a ter lucro. Para descobrir esse indicador, usamos:
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição  

Importância da gestão financeira à vista nas empresas de tecnologia

É por meio da gestão financeira que a empresa de tecnologia pode planejar melhor todos os gastos e manter o caixa positivo para realizar novos investimentos. Também é por meio desse controle que consegue reduzir os custos e ficar em dia com as obrigações.

Segundo pesquisas recentes, o mercado tech segue em alta e ainda tem fôlego para crescer mais. A maior parte dos empresários pode pensar que o grande desafio do setor é se inserir nesse nicho. Mas, na verdade, sabemos que manter a competitividade e garantir lucro é muito mais difícil. 

Para abrir uma empresa basta força de vontade, iniciativa e capital inicial. Contudo, para assegurar lucros e ter um crescimento duradouro, é preciso direcionar as ações e os recursos de forma inteligente. E para isso uma boa gestão financeira é essencial.

Como as KPIs ajudam a empresa ter uma gestão financeira à vista

Para realizar uma boa gestão financeira, a empresa precisa se apoiar em dados confiáveis e que mostram a real situação dos negócios. As KPIs mostram o desempenho, comprovando em gráficos se ela teve ou não lucro. Também se os gastos estão sobressaindo às receitas.

Ainda existe quem faça uma gestão baseada em feeling, mas quando falamos em tomar boas decisões e realizar um controle sem erros, sabemos que os números não mentem e que só eles podem ajudar uma empresa tech a se solidificar no mercado.Se você ainda não sabe como usar as KPIs a favor dos negócios, você pode conferir nesse post como garantir uma tomada de decisão ágil com a ajuda de indicadores de desempenho

Comentários

Receba os destaques por e-mail