Desde o ano de 2010, a Confederação Nacional do Comércio promove a Peic ou Pesquisa de Inadimplência do Consumidor. Dados apresentados mostram que, por conta da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus, o endividamento dos brasileiros chegou a bater um recorde histórico de 67,4% de endividados.
Dentre os principais tipos de dívidas e os percentuais de inadimplência de cada uma delas, a pesquisa mostrou:
- Cartão de crédito – 76,2%
- Cheque Especial – 6,1 %
- Cheque Pré-Datado – 1,0%
- Carnê – 17,6%
Contudo, os atrasos e dívidas em aberto não são exclusivos das pessoas físicas e muitas vezes acabam impactando as empresas também, sobretudo as MPEs, principal segmento afetado pela pandemia.
De acordo com uma pesquisa da Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apesar de o percentual de empresários com dívidas em atraso ter caído de 40% para 36% entre junho e julho de 2020, este número ainda é bem grande, cerca de 36%.
O fato é que é preciso rever as ações praticadas hoje para evitar ou aumentar os desafios da inadimplência. Para isso, uma série de decisões podem ser implementadas na sua empresa de tecnologia. Confira todas elas no decorrer deste post, mas já podemos adiantar uma questão: a contabilidade consultiva é essencial para ajudar na recuperação financeira do seu negócio!
Como minimizar os impactos da inadimplência?
Conheça as ações que podem ajudá-lo a manter a saúde financeira da sua empresa de tecnologia!
# 1 – Acompanhe diariamente o contas a receber
Como vimos acima, o cartão de crédito ainda é o maior causador de dívida nos dias atuais. No entanto, ainda é a forma de pagamento preferida dos brasileiros, principalmente de quem faz compras on-line ou contrata serviços por assinatura, como tecnologia e entretenimento.
Mas e aqueles clientes que preferem pagar de outras formas, como viver naquela insegurança de que os clientes realmente conseguirão pagar as contas e você terá os valores esperados no fim do mês?
Um importante passo é conferir o contas a receber diariamente e dividir todos os seus clientes em grupos de bons e maus pagadores. Vale lembrar que alguns clientes apenas esquecem de pagar as faturas na data certa, mas assim que são lembrados, quitam suas dívidas. Outros estão passando por dificuldades financeiras no momento e precisam de um pouco mais de tempo.
Depois da divisão, é possível prever os valores que serão recebidos daqueles pagadores pontuais e enviar mensagens e e-mails antecipando as cobranças para lembrar os desorganizados de fazerem os pagamentos no dia certo.
Além disso, também é válido criar estratégias de cobrança. Por exemplo, em atrasos de um dia após o vencimento, o colaborador/ equipe responsável pelas cobranças pode entrar em contato com o cliente perguntando o motivo do atraso. Para atrasos críticos em que não há negociação nem previsão de pagamento, talvez seja o caso de enviar uma carta de um advogado ou registrar o devedor no SPC e Serasa.
# 2 – Ao notar a inadimplência, aja rápido na negociação
Notou uma nova inadimplência? Registre quem é o cliente, qual o valor da dívida e há quanto tempo ela está em aberto. Entre em contato ou converse com a equipe de cobrança para verificar o motivo da falta de pagamento e quando é o prazo para pagamento.
Neste momento, algumas ponderações podem ser feitas antes de tomar a decisão de cortar ou não a parceria:
- Qual a importância do cliente para a sua empresa?
- A inadimplência é recorrente ou é a primeira vez?
- Ele deu um prazo de quitação?
- O motivo da dívida é plausível?
Lembre-se de que o cenário de incerteza pegou o País inteiro de surpresa e, muitas vezes, um cliente de longa data pode estar passando por dificuldades e precisar de uma flexibilidade maior ou talvez outra forma de negociação. A mão que você estende hoje pode significar o cliente fiel de amanhã.
Após validar o relacionamento do cliente com a sua empresa, chegou a hora de analisar como será a negociação. Abono de juros e multas? Parcelamento de dívida? Maior flexibilidade de pagamento? Redução da prestação de serviços para que a mensalidade diminua e possa ser paga mais facilmente? Todas estas são alternativas que devem ser pensadas com cuidado para que não impactem também no fluxo de caixa da sua empresa.
# 3 – Crie e ofereça novas formas de pagamento
Se a sua empresa de tecnologia oferece soluções de pagamento recorrente, todo e qualquer valor em aberto deve ser analisado o mais rápido possível para não prejudicar a saúde financeira da organização. Para garantir que seus clientes efetuem os pagamentos na data certa, algumas alternativas podem ser úteis:
- Bonifique pagamentos à vista ou antecipados: dê alguma bonificação para quem escolhe pagamento à vista, como 5% de desconto, e mais 5% para quem pagar antes do dia 01 do próximo mês, por exemplo. Assim os clientes se sentem mais motivados e você recebe os valores sempre em dia.
- Incentive pagamentos por cartão de crédito: este tipo de pagamento, apesar de não cair na conta da empresa instantaneamente, também tem suas vantagens. Mesmo quando o cliente não paga a fatura do cartão, a emissora faz a transferência do valor para a sua conta.
- Ofereça downgrade do sistema para aqueles que estão com dificuldades momentâneas: se sua empresa de tecnologia trabalha com mais de uma versão de software, como básico, profissional e premium, por exemplo, vale questionar o cliente com dívidas se ele não prefere reduzir o serviço e, consequentemente, o valor mensal.
# 4 – Avalie a suspensão do serviço conforme pagamento e/ou inadimplência
Se a sua empresa de tecnologia oferece algum sistema ou plataforma de pagamento recorrente, vocês podem criar a estratégia de suspender o acesso sempre que o cliente ficar mais de determinado tempo com dívidas em aberto.
Durante a criação do seu planejamento de cobrança, é necessário determinar alguns passos pelos quais o cliente devedor deve passar antes de ter o serviço paralisado. Nós já citamos nas dicas acima, mas vamos fazer um apanhado geral:
- Acesse o contas a pagar diariamente;
- Separe os clientes por grupo de bons e maus pagadores;
- Crie estratégias de cobrança e negociação diferentes para cada tipo de devedor;
- Suspenda o acesso ao sistema;
- Registre o devedor nos órgãos de proteção ao crédito.
A quarta dica só deve ser usada depois que os três passos anteriores já tiverem sido seguidos. Se nem após bonificação por pontualidade e negociação as mensalidades forem pagas, o cliente pode estar agindo com má-fé e talvez não tenha a intenção de efetuar os pagamentos atrasados.
Neste caso, deixe claro que após determinado período de tempo, 3 meses por exemplo, o serviço será cortado e o acesso só será liberado novamente depois da quitação total de dívidas e juros.
Lembre-se de sempre manter o tom cordial e notificar o cliente, seja por meio de um pop-up ao acessar o sistema, seja por e-mail ou ligação telefônica, de que o acesso será suspenso e qual a melhor forma de recuperá-lo.
# 5 – Conte com uma empresa especializada que cuide dos assuntos financeiros e fiscais para sua tranquilidade
Nem sempre há tempo de sobra para gastar com cobranças, inadimplências, rotinas fiscais e outros processos que podem ser burocráticos e demorados, porém tão importantes para a saúde da empresa. Afinal, existem inúmeras funções que apenas o empreendedor da empresa de tecnologia e demais líderes podem fazer.
Atualmente existem empresas especializadas em contabilidade digital que usam as ferramentas adequadas para cuidar dos lançamentos, fechamentos, balancetes, apuração de impostos, etc. Isso sem contar com as responsabilidades que envolvem o departamento pessoal como folha de pagamento, registro, férias, entre tantos outros.
Além disso, a contabilidade digital, por ser feita em tempo real e por meio de ferramentas que dão mais precisão aos dados, possibilita análises de métricas e dashboards capazes de fazer previsões e auxiliar nas tomadas de decisão.
Outro benefício de contar com a parceria de um especialista em contabilidade é aproveitar da contabilidade consultiva para entender a fundo a capacidade do seu negócio e crescer com tranquilidade e segurança.
Mas o que é a contabilidade consultiva, afinal?
Contabilidade consultiva é o segmento da contabilidade digital em que os contadores se tornam especialistas nas mais recentes ferramentas contábeis disponíveis. Após conhecer e analisar todos os dados do seu negócio, os consultores conseguem criar estratégias personalizadas que podem, de fato, ajudá-lo a melhorar a gestão da empresa e dar a segurança que os tomadores de decisão precisam.
Apenas a parceria e confiança entre empresário e consultor, o uso de tecnologia em tempo real e a precisão dos dados é capaz de dar a inovação que seus clientes precisam e o crescimento que você merece.
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