Quais as vantagens de solicitar empréstimo para empresas?

Categoria: Contabilidade

Postado em 23 de junho de 2020

Administrar uma empresa não é fácil. Manter pagamentos em dia, ter um estoque e ainda sonhar com uma expansão do negócio exige às vezes mais capital que você tem. Aí que entra o empréstimo para empresas, que quando bem feito, pode ter inúmeras vantagens.

Ser capaz de tomar empréstimos junto a bancos ou cooperativas de crédito permite que você continue conduzindo seus negócios quando houver uma escassez momentânea de caixa. Além disso, é possível obter financiamento financeiro para iniciar seu negócio.

Independente de para qual condição você precisa de recursos extras e urgentes em seu negócio, confira em nosso artigo quais as vantagens dos empréstimos para empresas.

Por que você deveria obter um empréstimo para empresas?

Um empréstimo comercial permite que você traga mais fundos para o seu negócio sem alterar a estrutura atual de forma alguma. Esses empréstimos podem ser usados ​​por vários motivos comerciais diferentes.

Por exemplo, quando você está começando um negócio, geralmente é um caso de despesa primeiro, receita depois. Se você não tem dinheiro para investir no seu negócio, um empréstimo comercial permitirá que você passe pela difícil fase inicial. Ele permitirá que você compre equipamentos e máquinas, pague os salários das pessoas que emprega, para que você possa se concentrar principalmente na administração da sua empresa.

Há também momentos em que as empresas já estabelecidas há mais tempo passam por fases difíceis devido a circunstâncias únicas. Embora os fornecedores exijam pagamentos e os clientes os atrasem, pode ser difícil manter as coisas funcionando sem problemas. Se você tomar um empréstimo para manter os requisitos de suas operações diárias, poderá continuar administrando seus negócios sem prejudicar o relacionamento com seus fornecedores ou clientes.

Uma outra possibilidade ocorre na necessidade de expansão de seus negócios. Isso requer um compromisso que pode colocar uma forte pressão sobre suas finanças, dificultando a continuidade do processo. É aqui que os empréstimos para empresas podem realmente ajudá-lo a ampliar seus negócios várias vezes. Você poderá adquirir escritórios maiores e mais recursos para atender seus clientes.

Quais são os tipos de empréstimos?

Quando sua empresa precisa de empréstimo, ela pode optar por diferentes linhas de crédito, que vão variar de acordo com suas necessidades. Entre as atualmente disponíveis no mercado estão:

Capital de giro

O capital de giro é um montante voltado para o funcionamento da empresa, ou seja, para manter as operações diárias. Por isso, essa modalidade de empréstimo serve para repor estoques, comprar mercadorias e insumos, custear despesas administrativas, pagar funcionários, pagar o 13º salário, entre outras necessidades.

Investimento fixo

O investimento fixo contempla as atividades direcionadas para a implantação, modernização e expansão da empresa, além da reposição de máquinas, móveis, equipamentos, utensílios, instalações e obras civis.

Esse tipo de empréstimo permite financiar o ativo imobilizado da empresa, ou seja, os elementos que possuem uma permanência duradoura e que são voltados para o funcionamento do negócio.

Investimento misto

É um capital de giro destinado aos investimentos. Um exemplo de empréstimo para investimento misto é quando a empresa fez o financiamento de um equipamento e precisa de determinado valor (capital de giro) para comprar a matéria-prima.

Esse tipo de empréstimo tem taxa de juros pré-fixada, o financiamento é voltado para o longo prazo e há carência. Também são exigidas garantias, como imóveis e bens, e recursos próprios.

Antecipação de recebíveis

Toda empresa possui contas a pagar e a receber. Os valores a receber, também chamados de recebíveis, podem ser ofertados como garantia nessa modalidade de empréstimo.

Como funciona a solicitação de empréstimo?

Antes de buscar pelo melhor empréstimo empresarial, é importante fazer um levantamento das dívidas totais da empresa. Assim, será possível saber se será mais indicada a solicitação de um crédito para tirar seu negócio do vermelho ou se será necessário pedir um empréstimo para empresa negativada.

Nesses momentos, é importante ter um planejamento financeiro detalhado e atualizado. Com isso, será mais fácil identificar as possibilidades de conseguir recursos que possam ir além do empréstimo para empresas. 

Existem diferentes tipos de empréstimos para empresas cedidos pelas principais instituições financeiras brasileiras. Em geral, a documentação necessária é:

  • RG e CPF dos sócios
  • Comprovantes de renda e de residência dos sócios
  • Certidão de casamento ou de nascimento dos sócios
  • Documentação e registro da propriedade atualizados e legalizados
  • Seis últimos extratos bancários
  • Contrato social ou documento equivalente
  • Declaração de Imposto de Renda tanto da pessoa física quanto da jurídica
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses assinada previamente por um contador

As vantagens de solicitar um empréstimo

Como abordamos ao longo do texto, entre as vantagens de solicitar empréstimo para empresas está na possibilidade de ter recursos extras para turbinar seu negócio. Além disso, a empresa poderá deduzir as despesas com juros do Imposto de Renda.

Desta forma, é possível obter uma parte do valor pago como retorno. Isso só não acontece nos casos de pagamento de juros sobre o capital próprio. Outro benefício é que o pagamento do empréstimo com uma taxa de juros fixa pode ser uma ótima opção quando o negócio está indo bem e tem uma boa saúde financeira. Assim é pago somente o valor contratado mais os juros.

Porém, antes de tomar qualquer empréstimo, converse com seu contador, verifique a saúde financeira da sua empresa e se ela terá fôlego para pagar as parcelas. Caso contrário, o que poderia salvar sua empresa pode antecipar seu fim. Tenha um bom planejamento financeiro e conheça profundamente sua capacidade.

Se gostou de nosso artigo sobre as vantagens de solicitar empréstimo para empresas, confira também um artigo que preparamos sobre os 7 passos para iniciar a recuperação financeira do seu negócio. Boa leitura!

Comentários

Receba os destaques por e-mail