Qual é a melhor forma de dividir tarefas na contabilidade em título

Categoria: Franquia

Postado em 7 de dezembro de 2018

minutos

Quando você olha para o escritório contábil só consegue enxergar as obrigações fiscais e a folha de pagamento? Saiba que isso não é tudo! Você precisa dividir a atenção entre duas atividades principais: a gestão e o operacional. Para tanto, muitas vezes é necessário buscar o apoio da terceirização de alguns serviços por meio de uma franquia de contabilidade.

Quando um gestor se preocupa demais com as operações, deixa de ser estratégico e perde relevância para os clientes que buscam parcerias duradouras e consultivas. Uma franquia para escritório contábil pode ajudar você a organizar melhor as tarefas, demandar as operações básicas e focar na gestão de negócios e no atendimento ao cliente.

Saiba como transformar a contabilidade em franquia pode ajudá-lo a coordenar melhor as atividades, colocando foco no atendimento!

#Divida seu escritório entre operacional e gerencial

Apertar botões não é uma tarefa essencial, mas uma operação básica do dia a dia. Por isso, não se deve dedicar mais tempo do que o necessário para essa atividade. O melhor é agregar mais valor aos serviços por meio da gestão e do atendimento de qualidade, antecipando a resolução de problemas dos clientes e ampliando a oportunidade de fidelização.

Sendo assim, o contador deve dedicar o seu tempo ao relacionamento com as empresas, à gestão de contratos e à oferta de serviços diferenciados. Caso contrário, poderá ser facilmente substituído por profissionais menos experientes ou pelas tecnologias inteligentes que vêm dominando esse e outros mercados

Logo, uma opção mais adequada é transformar a contabilidade em franquia para direcionar as tarefas operacionais para pessoas que têm experiência e qualificação no assunto. Assim, é possível entregar um trabalho de qualidade ao cliente e ainda ter tempo de se dedicar às atividades mais estratégicas da empresa.

Essa é a melhor maneira de mostrar um diferencial para o mercado: você faz o serviço básico com excelência, delegando-o à equipe operacional da franquia do escritório contábil, e consegue utilizar ferramentas de gestão para atender bem os clientes e agregar valor ao trabalho.

A medida ajuda o gestor a estruturar melhor as rotinas de trabalho e dividir quem são os agentes principais de cada atividade. A ele cabe manter o foco no cliente e na aquisição de novos contratos  para aumentar a rentabilidade do negócio, enquanto a equipe contratada pela franquia de contabilidade direciona sua atenção em concluir os fechamentos contábeis, lançamentos e relatórios no prazo correto.

Já imaginou como o seu dia a dia pode ficar mais produtivo ao “tirar esse peso das costas”? Os clientes também passam a valorizar mais o seu escritório, pois percebem que recebem a atenção que precisam.

Ferramenta que pode ajudá-lo na gestão das rotinas do escritório

Para organizar as rotinas, você pode utilizar uma ferramenta como o Trello. Ele permite a inserção de todas as tarefas do dia e do mês, a data de entrega de determinado trabalho e as pessoas envolvidas no projeto.

Também é importante inserir na plataforma uma agenda para entrar em contato com os clientes pelo menos uma vez por mês. Essa é uma maneira de manter um relacionamento duradouro e se mostrar disponível para esclarecer dúvidas.

Caso o empreendedor entre em contato com o escritório, essa atenção deve ser redobrada. O ideal é buscar responder ao questionamento no mesmo dia para criar uma boa impressão e solucionar o problema do cliente.

Procure criar um histórico desses contatos para saber quais são as empresas que têm mais dúvidas ou problemas, assim como identificar se há alguma oportunidade de serviço diferenciado que pode ser oferecido. Dessa maneira, você pode identificar onde há potenciais no mercado que não são explorados e aumentar o reconhecimento dos clientes pelo seu negócio, agregando valor à empresa.

Lembre-se também que é muito importante fazer uma análise ao final de cada dia para verificar se atividades principais foram desenvolvidas e se foi possível entrar em contato com alguns clientes.Essa é uma maneira de ajustar melhor a agenda e cuidar da gestão do negócio.

#Delegue o operacional para uma franquia de contabilidade

O gestor de um escritório contábil não precisa  realizar as operações básicas. Elas podem ser executadas por uma equipe capacitada, contratada diretamente pela franquia de contabilidade.

Ao delegar o operacional para uma franquia de escritório contábil você deixa de se preocupar com as questões burocráticas que envolvem a contratação de profissionais como:

  • Treinamento;
  • Pagamento de salário;
  • Gestão da equipe;
  • Demissão de funcionários;
  • Organização de férias.

Já imaginou como sua vida pode ficar muito mais simples? A única preocupação passa a ser com o cliente e o retorno financeiro que ele proporciona, pois a transformação da contabilidade em franquia diminui, inclusive, os riscos de processos trabalhistas oriundos da má gestão de colaboradores.

Lembre-se que as operações básicas não são um diferencial em um escritório de contabilidade. Elas são obrigações a cumprir com o Fisco e demandam muito tempo, atenção e conferência de informações. Atividades essas que podem ser terceirizadas para uma franquia de escritório contábil.

Em contrapartida, a tarefa de captação de clientes e gestão das demandas exige uma atenção maior do gestor. Ele é o responsável por fechar contratos e manter um relacionamento ativo com os empreendedores.

Por isso, a maneira mais simples de resolver os problemas do negócio é por meio do apoio de uma franquia para escritório contábil. Esse modelo de parceria tem uma abordagem diferenciada: ela disponibiliza profissionais para desempenharem as atividades burocráticas e permite que o contador possa se dedicar ao atendimento ao cliente.

Assim, não é necessário ter despesas com contratação de funcionários e manutenção de uma estrutura física. O dono do escritório pode atuar em qualquer lugar com acesso à internet e realizar reuniões nas empresas dos clientes. Isso auxilia na redução de custos e na ampliação de oportunidades de fechar novos contratos, o que pode se transformar em mais lucratividade. Enfim, são muitas vantagens em transformar a contabilidade em franquia.

#Pense fora da caixa

Diante de um mercado tão competitivo, o contador precisa inovar e se manter atualizado sobre as tendências. Ele deve participar de eventos da área e compreender como as novas tecnologias podem apoiar o seu trabalho.

Também é necessário direcionar um olhar mais atento para as necessidades dos clientes a fim de oferecer serviços complementares, como uma consultoria ou auditoria contábil.

Isso aumenta as oportunidades de ganhos financeiros, pois você entrega um serviço mais completo ao cliente. Se ele tem dúvidas sobre como fazer a gestão financeira, o contador é a pessoa certa para repassar orientações sobre a separação de custos, margem de contribuição e lucro líquido.

Caso o empreendedor tenha o interesse em verificar se os processos estão certos, a auditoria faz a verificação de todos os procedimentos. O profissional também repassa as orientações necessárias para o cliente corrigir os seus erros.

Essa é uma maneira de oferecer um serviço mais completo para o cliente, que ficará satisfeito por receber sugestões para aperfeiçoar o desenvolvimento da companhia.Logo, ao buscar o apoio de uma franquia de contabilidade você consegue ter uma visão estratégica do escritório e entender que uma boa gestão é primordial. Isso permite que você dedique mais tempo ao atendimento e satisfação do cliente.



Comentários