Saiba como sua startup pode ter um time de controladoria especializado

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 7 de julho de 2021

De acordo com o Glassdoor, site americano que permite que os usuários enviem e visualizem salários anonimamente, a média salarial de um analista de controladoria é de R$ 4.177,00 no Brasil.

Para esse profissional em particular, o salário é moderado. Mas, para uma empresa de tecnologia ou startup que está recém entrando no mercado, montar um time especializado de controladoria, pagando essa faixa salarial, está fora de cogitação.

Uma equipe com apenas três desses profissionais, por mais importante que seja, pode gerar um custo de R$ 12.531,00 na folha de pagamento. Isso sem considerar os encargos e acréscimos, e os salários de outros colaboradores que integram a empresa.

Por mais que o mercado tech esteja expandindo rápido, todo mundo sabe que arcar com custos elevados na folha de pagamento é um risco. Afinal, o futuro é incerto para qualquer setor e uma notícia ruim é suficiente para impactar os resultados negativamente.

Diante disso, você deve estar pensando: “Muito bem, se essa é a média salarial de um analista de controladoria, certamente não poderei contar com esse profissional na minha empresa”. Mas, e se disséssemos que você pode, sim, ter um time de controladoria especializado a um custo mais acessível, você acreditaria? 

Se você acha que isso é impossível, pegue uma xícara de café, sente-se em uma poltrona bem confortável e prepare-se! O post de hoje vai esclarecer como a sua empresa de tecnologia pode ter um time de controladoria especializado sem gastar muito. Também, como a contabilidade digital e contabilidade consultiva podem ajudar. 

Preparado? Então vamos lá! 

Mas, antes, por que a empresa de tecnologia precisa de um time de controladoria especializado?

Segundo uma pesquisa feita pela iMonitor IT, o mercado de TI no Brasil registrou um crescimento de 15,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. E tudo indica que esse crescimento poderá chegar a 20% em 2021. 

Isso mostra que o setor continua em expansão e que as empresas desse nicho estão diante de um mar de oportunidades. Também, que os empresários das startups podem ganhar muito dinheiro, caso saibam como controlar os custos, aumentar as vendas e direcionar as estratégias.

Fazer uma gestão livre de erros e direcionar ações inteligentes requerem uma análise precisa sobre os números da companhia. Por isso, contar com profissionais especializados em números, como é o caso de um controlador, é importantíssimo para a empresa saber qual a situação real dos negócios e como garantir resultados mais consistentes.

Os números são capazes de mostrar se uma empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período. Não só isso, se existe algum setor ou processo em particular que está gerando mais custos.

Se a empresa de tecnologia possui um time de controladoria especializado em números, fica mais fácil para ela adquirir uma visão ampla sobre os negócios. E, com base nessa visão, agir de forma mais inteligente para minimizar os riscos de perdas financeiras, aumentar as vendas e, claro, sobressair.

Como a sua empresa de tecnologia pode ter um time de controladoria especializado 

Até pouco tempo atrás, as startups só podiam ter um time de controladoria especializado caso contratassem os profissionais de forma direta. Era preciso ir atrás de pessoas qualificadas pessoalmente, analisar currículos, agendar entrevistas e só então partir para a fase de contratação.

Entretanto, hoje, as empresas de tecnologia podem contar com um time de controladoria especializado, sem gastar muito.  De que forma? Contratando serviços de contabilidade digital e contabilidade consultiva.

A contabilidade digital é uma modalidade de serviço que utiliza ferramentas tecnológicas para aprimorar os serviços financeiros, fiscais e contábeis. Também, que disponibiliza profissionais experientes e preparados para aconselhar os clientes. 

Mas, o que tudo isso significa? Bem, que as empresas tech podem ter acesso à mão de obra especializada sem necessariamente precisar fazer contratações. Ou seja, sem ter custos mensais com folha de pagamento.

Como todos os profissionais são terceirizados, e como atendem entre 4 e 5 empresas simultaneamente, os valores dos serviços são compartilhados entre os mais diferentes clientes. O que torna tudo mais fácil, acessível e vantajoso para quem contrata.

Time de controladoria especializado? Só se for com a Gestão Contabilidade

Com um time de feras em números e controladoria o seu negócio pode minimizar os riscos de perdas financeiras, e essa razão por si só parece ser atrativa o suficiente para buscar ajuda, certo?

A Gestão Contabilidade é uma organização que oferece serviços de contabilidade digital e contabilidade consultiva, e que tem como objetivo desmistificar os serviços financeiros para transformar os números em aliados.  

Conta com soluções tecnológicas que simplificam a gestão e a contabilidade, bem como a análise sobre os números. E possui uma equipe completa de profissionais especializados nos assuntos de finanças, fiscal e contábil para elaborar boas ações e direcionar a tomada de decisão.

Desde que abriu as portas, em 2002, a Gestão Contabilidade expandiu os seus negócios para mais de 10 Estados. Desde então, vem ajudando centenas de empreendedores a crescer e sobressair, seja no mercado tech ou em qualquer outro tipo de segmento. 

Se você gostou do post de hoje, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre o universo da contabilidade digital

Comentários

Receba os destaques por e-mail