Nos últimos anos muitas empresas perderam sua posição no mercado pela falta de inovação. O medo de investir em soluções digitais, uma vez que o mercado ainda está se adaptando às novas tecnologias, pode ser a principal causa.
Por outro lado, os empresários que mantiveram o foco no crescimento se destacaram, e isso porque continuam abraçando a transformação digital com força. Marcas como Amazon, Uber, Google, Spotify e Netflix são apenas alguns exemplos.
Quer que a sua empresa se destaque no seu nicho de atuação, assim como essas grandes marcas? Então você precisa saber quais são as tendências de tecnologia que contribuirão para a transformação dentro das empresas!
Boa leitura.
Por que investir em transformação digital?
Pesquisas apontam que só em 2021, mesmo diante da crise causada pela pandemia, cerca de 2,615 milhões empresas foram abertas no país. O número é bastante expressivo e deixa o alerta sobre a necessidade de inovar no mercado.
As TV’s a cabo, por exemplo, eram o centro das atenções até alguns anos atrás. Mas com o surgimento das plataformas de streaming como Netflix, Prime Vídeo e Start+, o mercado perdeu a vez e agora é menos procurado pelos consumidores.
A transformação digital não é um fenômeno que surgiu para “inovar os negócios”. É uma forma de solucionar problemas tradicionais, aprimorar serviços e continuar conquistando o público-alvo.
Tecnologias que contribuirão para a transformação digital
Muitas tecnologias, quando aplicadas nas empresas, têm o poder de otimizar funções. E a transformação digital é basicamente isto: investir em soluções capazes de modernizar os trabalhos e trazer melhoria contínua no cotidiano.
A seguir, veja as tecnologias que contribuirão para a transformação digital dentro das empresas:
1- Blockchain
Blockchain é uma tecnologia que pode ser descrita como uma rede de registros que gera e armazena informações em blocos protegidos por criptografia. O blockchain é o precursor das moedas digitais como o bitcoin, mas a tecnologia é tão ampla que pode ser utilizada na gestão de documentos, criação de contratos, armazenamento em nuvem e, inclusive, sistemas de pagamento.
Segundo relatório publicado pela ReportLinker, provedor de soluções de pesquisa de mercado com sede em Lyon, espera-se que o mercado de identidade blockchain cresça US$ 3,58 bilhões entre 2021 e 2025. Uma taxa de crescimento anual de quase 71%.
2- Cloud Computing para soluções verticais
A computação em nuvem é uma ferramenta altamente escalável, que ajuda na redução de custos, otimização de processos de TI, aumento na segurança das informações e ampliação do controle sobre as atividades de hardware e software.
No caso das soluções verticais, que tratam de softwares personalizados, o empresário será capaz de utilizar a tecnologia para definir e construir um ambiente na nuvem de acordo com as especificidades do seu setor. Ou seja, com capacidade para atender todas as necessidades do seu negócio.
Para Dennis Smith, Vice-Presidente de Pesquisa na Organização de Infraestrutura e Operações do Gartner, “a maioria das pessoas pensa na nuvem como uma plataforma de tecnologia. Essa perspectiva mudará acentuadamente até 2025. A nuvem não será apenas uma abordagem tecnológica para o fornecimento de aplicativos, mas também servirá como o principal impulsionador da inovação empresarial.”
3- Inteligência Artificial na cibersegurança
A Inteligência Artificial (IA) não é uma tecnologia voltada apenas para a construção de robôs, como retratam os filmes. Com a evolução dos algoritmos, a IA pode ser uma grande aliada na segurança, detectando possíveis ameaças e evitando crimes cibernéticos.
Para as empresas, investir em IA será uma forma de assegurar que todas as informações institucionais e os dados dos clientes ficarão seguros. E que a empresa não precisará sofrer com ataques cibernéticos ou perda das informações.
Analistas de mercado da GlobalData, empresa de análise e consultoria de dados sediada na Inglaterra, gastos globais com cibersegurança devem alcançar US$198 bilhões até 2025. E isso inclui segurança de rede, detecção e resposta a ameaças, gerenciamento de identidade, segurança na nuvem, segurança de dados, gerenciamento de vulnerabilidades, e muito mais.
4- Uso de dispositivos tecnológicos inteligentes
Empresas que quiserem otimizar o dia a dia dos colaboradores, reduzir custos e melhorar o atendimento ao público, poderão recorrer às máquinas ou softwares para desempenhar tarefas sem auxílio humano.
O uso de dispositivos tecnológicos inteligentes ajudará na otimização das entregas e, inclusive, no aumento da competitividade. Poderá, ainda, ser útil para potencializar a qualidade dos serviços já que, ao automatizar tarefas manuais, a empresa consegue reduzir a chance de erros humanos.
Segundo pesquisa da Analytics Insight, estima-se que 80% das empresas adotarão automação inteligente até 2025. E de acordo com o Gartner, essa hiperautomação vai incluir tecnologias como: Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de máquina, Arquitetura de software orientada a eventos, Automação Robótica de Processos (RPA), Gerenciamento de processos de negócios (BPM), Plataforma de integração como serviço (iPaaS), entre outras ferramentas.
A combinação de tecnologias que envolvem pessoas, empresas, aprendizado de máquina e automação de processos robóticos será cada vez mais importante para a empresa sobressair, manter foco no crescimento e aumentar os lucros. E que empresário quer ficar fora disso?