Se você acompanha as notícias sobre o mercado, então, certamente você já está cansado de ouvir falar sobre Bitcoin, não é verdade? A moeda digital, conhecida por “criptomoeda”, tem ganhado os holofotes já faz algum tempo, e muitos investidores apostam que ela é um dos principais ativos do futuro.
Mas, o que torna essa e outras criptomoedas tão populares? O dinheiro físico será deixado de lado em algum momento por conta desses novos ativos? O que as moedas digitais influenciam no futuro da contabilidade?
Neste post você irá conhecer mais a fundo o que são criptomoedas, porque o mercado desses ativos está crescendo tanto e quais são as moedas em destaque para ficar de olho.
Afinal, o que são criptomoedas?
As criptomoedas nada mais são que moedas virtuais, que existem unicamente na internet. Por conta disso, são descentralizadas. Ou seja, independem da interferência governamental e operam no modelo de criptografia P2P – peer to peer, ou criptografia ponto a ponto.
Embora muito se fale do Bitcoin, ele não se trata da única criptomoeda existente. Até então, mais de 14 mil tipos diferentes de moedas virtuais foram criadas e lançadas no mercado.
O método mais conhecido para a geração de novas criptomoedas é o de mineração. Em que computadores são utilizados para “minerar novos blocos” e obter frações de criptomoedas como recompensa.
Visto que mais moedas digitais surgem e o mercado de cripto está em alta, será cada vez mais comum encontrar pessoas que investem em criptoativos. E o profissional da contabilidade precisa estar antenado sobre esse assunto para oferecer o suporte necessário a todos os clientes investidores.
Por que o mercado de criptomoedas está crescendo tanto?
O fator da volatilidade do preço é certamente um dos pontos mais chamativos para os investidores. Afinal, em uma alta, é possível ganhar muito dinheiro com criptoativos.
Entretanto, existem outros fatores que contribuem para a valorização das moedas digitais. E que, consequentemente, chamam a atenção de investidores. São eles:
- Escassez de mineração: O fato de criptomoedas como o Bitcoin terem uma quantidade limitada faz com que a escassez defina novos índices de preço no mercado. Assim, quanto mais desejadas são, mais caras se tornam;
- Transferências instantâneas: As criptomoedas funcionam muito bem como meio intermediário para transferência de valores internacionais. Um usuário pode comprar moedas com dinheiro fiduciário e enviá-las para outro país, onde o recebedor pode trocar as moedas digitais pelo dinheiro físico da sua região;
- Refúgio nos investimentos: As criptomoedas tendem a valorizar quando a moeda oficial de um país está passando por crises.
Mesmo com uma capitalização de mais de US$1 trilhão, ainda existe muito espaço para que o mercado cresça, pois os produtos não se limitam apenas à tecnologia blockchain. Existem muitas moedas que estão chamando a atenção porque envolvem projetos diferentes e promissores.
Criptomoedas para ficar de olho
Abaixo, veja quais são as criptomoedas que estão atraindo cada vez mais investidores e entusiastas do universo digital cripto.
1 – Bitcoin (BTC)
A mais importante das criptomoedas merece um destaque especial. Não é para menos, afinal, o Bitcoin é a primeira moeda virtual descentralizada do mundo e que possui hoje pouco mais de 45% da capitalização do mercado cripto.
Com quase 15 anos de existência, o Bitcoin se consolidou como a principal criptomoeda do mundo, responsável por fomentar o início de milhares de outras moedas descentralizadas.
2 – Ethereum (ETH)
Uma das mais importantes criptomoedas, o Ethereum, é mais uma cripto que se posiciona entre as top 3 moedas virtuais. O seu objetivo é utilizar a rede blockchain para executar contratos inteligentes.
Todo ou qualquer tipo de contrato pode ser estabelecido na rede do Ethereum. Ou seja, seu registro é imutável, impossível de haver censura ou qualquer outro tipo de fraude.
3 – Axie Infinity (AXS)
A Axie Infinity é um videogame que se tornou popular em 2021 por alcançar mais de 2 milhões de usuários. O jogo, que possui um teor infantil, é baseado na rede do Ethereum e que proporciona ao jogador a possibilidade de ser recompensado por moedas digitais.
4 – Decentraland (MANA)
Também baseada na rede Ethereum, a Decentraland é uma cripto pertencente a outro jogo, mas dessa vez, um simulador da realidade. Aqui o usuário pode comprar terrenos em NFT por meio da moeda Decentraland, ou MANA.
5 – Uniswap (UNI)
É uma rede descentralizada, também elaborada na rede Ethereum e que possui o mesmo nome da empresa que a criou. Por meio dos protocolos Uniswap, é possível realizar a transferência entre recursos na rede blockchain do Ethereum, de uma forma automatizada e segura.
6 – Solana (SOL)
A Solana foi elaborada em uma rede própria, de algoritmo denominado PoS. Ou seja, é uma rede de contratos inteligentes, assim como o Ethereum.
O alto padrão de segurança e as baixas taxas de transferência fizeram da Solana um ativo muito valioso, fato que a levou ao top 10 de criptomoedas mais valorizadas do mundo.
Com a popularização desse mercado, a tendência é que as moedas digitais estejam cada vez mais presentes na rotina das pessoas e, claro, no futuro da contabilidade.Sua equipe está preparada para atender o público que investe em Bitcoin e outros criptoativos?