Quantas vezes já aconteceu de você pensar: “O que eu posso fazer para resolver os problemas da minha empresa e melhorar o meu negócio?”
Esse tipo de pensamento é bastante comum para todos aqueles que empreendem no mercado, não é? Principalmente para os que trabalham no ramo de tecnologia.
Como o setor tech exige aprimoramento constante, uma vez que o mercado é bastante competitivo, refletir sobre os negócios é fundamental para a empresa tomar boas decisões.
Mas, nem sempre fazer uma reflexão é suficiente para a empresa de tecnologia direcionar as estratégias para o caminho certo. Ela precisa, também, estruturar suas ações com base no comportamento do mercado e nos números para não cometer erros.
A nova contabilidade veio para revolucionar tudo que já se sabe sobre serviços contábeis, fiscais e financeiros. Também para proporcionar uma tomada de decisão de sucesso baseada unicamente em informações contábeis de confiança.
Se você ainda não sabe o que é contabilidade digital nem como pode melhorar a tomada de decisão da sua empresa tech, não se preocupe. O post de hoje foi escrito justamente para esclarecer essas questões.
Vamos explicar brevemente o que é a nova contabilidade, como ela pode ajudar os negócios tech e qual é o passo a passo para implementá-la. Também vamos mostrar porque investir em serviços financeiros fiscais e consultivos garante uma tomada de decisão realmente estratégica.
Esperamos que goste. Boa leitura!
Contabilidade digital para descomplicar serviços contábeis
Até pouco tempo atrás a contabilidade era vista apenas como a ciência que estuda, interpreta e registra informações fiscais, tributárias e trabalhistas de uma empresa. Contudo, ela não precisa mais ser tratada dessa forma.
A nova contabilidade, também conhecida como contabilidade digital, é uma categoria criada para substituir o modelo tradicional de serviços ao qual as empresas estão acostumadas.
E o que isso significa?
Que incorpora novas ferramentas, metodologias e novos processos, a fim de aumentar a eficiência operacional dos escritórios contábeis. Inclusive na gestão dos negócios.
Ou seja, serviços que até então eram burocráticos, como abertura de empresas, entrega das obrigações acessórias e fechamento de balanço, por exemplo, agora podem ser concluídos de maneira mais rápida pelo contador.
Essa agilidade, adquirida com o apoio de ferramentas, proporciona mais disponibilidade e tempo para o profissional contábil estudar o negócio dos seus clientes. Assim, se tornando capaz de oferecer um atendimento diferenciado e consultivo.
Como o mercado tecnológico muda constantemente e é extremamente competitivo, as empresas tech precisam sempre inovar e tomar decisões estratégicas para se sobressair.
Nesse caso a contabilidade digital para TI se torna uma grande aliada para o crescimento dos negócios, uma vez que proporciona inovação, assistência e até mesmo acesso a informações confiáveis para uma boa tomada de decisão.
Passo a passo para implementar a contabilidade digital
Agora que você chegou até essa parte do texto deve estar pensando: “Ok! Entendi que a contabilidade digital pode ser uma grande aliada. Mas, como eu faço para implementar a nova contabilidade na minha empresa de tecnologia?”
Bem, é bastante simples. Basta você seguir o passo a passo que preparamos:
Passo 1: Mapeie as oportunidades de mercado
O primeiro passo para começar a implementar a contabilidade digital dentro da sua empresa é mapear as oportunidades de mercado. Isso quer dizer que você precisa coletar informações sobre como o negócio tech está se comportamento e qual é o posicionamento das suas concorrentes.
Ao fazer esse mapeamento você consegue identificar com mais facilidade o que o mercado está esperando das empresas do seu nicho. Também, o que precisa ser melhorado para suprir essa necessidade e quais estratégias podem fazer o seu negócio se sobressair.
Passo 2: Conheça as particularidades da empresa
Assim que tiver mapeado as oportunidades, é hora de estudar a sua empresa para identificar todas as particularidades do seu negócio.
Uma vez que você reconhece quais são os seus pontos fortes e fracos, você consegue analisar com mais clareza quais modificações são necessárias na sua forma de atuação. E, a partir daí, realizar melhorias para agregar mais valor ao trabalho.
Passo 3: Tenha um mindset voltado para a transformação digital
O terceiro passo para implementar a contabilidade digital é ter um mindset voltado para a transformação.
Abandonar métodos antigos, investir em tecnologias modernas para solucionar problemas tradicionais e manter a mentalidade voltada para o futuro são importantes para preparar a empresa para superar desafios e atender bem o mercado.
Não sabe como mudar o seu mindset para a transformação digital? Veja nesse vídeo como a Transformação acontece através da Contabilidade Digital!
Passo 4: Escolha as tecnologias certas
A contabilidade digital está diretamente relacionada à tecnologia. Assim sendo, a sua empresa tech precisa investir em ferramentas que proporcionam agilidade e segurança no desempenho das funções.
Software, computadores, enfim. Escolha tecnologias que supram as necessidades do seu negócio e potencializem os resultados.
Passo 5: Treine a sua equipe
Como na contabilidade digital tudo é novo (mindset, ferramentas, etc), será preciso treinar a sua equipe para trabalhar e se adaptar à nova realidade.
Isso quer dizer que oferecer treinamentos e capacitação é uma ação indispensável para que os integrantes do seu time façam o uso correto das tecnologias. Também, para que entendam porque a mudança é necessária e como ela pode ajudá-los a alcançar os objetivos mais rápido.
Passo 6: Conte com um parceiro expertise focado em negócios de tecnologia
Ter um escritório que trabalha com contabilidade digital é um diferencial importante? Com certeza! Mas, mais competitivo que isso é contar com um parceiro expertise em contabilidade que oferece serviços financeiros fiscais e consultivos, e que tem o foco direcionado ao seu ramo de atuação. Ou seja, a tecnologia.
O conhecimento em relação ao setor tech é um diferencial enorme e que pode fazer diferença na tomada de decisão. Logo, ter um profissional contábil que sabe exatamente como o mercado tecnológico funciona, quais são as melhores estratégias para crescimento e que domina assuntos financeiros fiscais e consultivos, pode ajudar você a direcionar os negócios para o caminho certo.
Viu só como implementar a contabilidade digital na sua empresa de tecnologia não precisa ser difícil?
Se você ficou com alguma dúvida em relação ao assunto ou não sabe onde encontrar um parceiro expertise em serviços financeiros fiscais e consultivos com foco em negócios tech, fale com o time da Gestão e veja como podemos ajudar!