Veja como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa tech em 6 passos

Categoria: Gestão financeira

Postado em 26 de abril de 2021

3 minutos

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão que informa todas as entradas e as saídas que uma empresa teve em um determinado período. 

Controlar os gastos e otimizar a entrada dos recursos é fundamental para a empresa ter sucesso. Ajuda a garantir um saldo financeiro positivo em caixa, o que permite liquidez para o empresário arcar com emergências e aproveitar as oportunidades.

O problema é que controlar o fluxo de caixa pode se tornar um desafio se a empresa não tiver cuidado. Questões como despesas elevadas com administração, queda nas vendas e até investimentos mal planejados, por exemplo, são fatores que podem desequilibrar o fluxo de caixa e prejudicar os negócios.

Quer melhorar o fluxo de caixa da sua empresa de tecnologia e garantir um saldo positivo em todos os meses do ano? Então continue lendo o post de hoje e confira 6 dicas rápidas para melhorar o seu fluxo de caixa.   

Boa leitura!

6 dicas para melhorar o fluxo de caixa 

O principal objetivo do fluxo de caixa é permitir o controle das atividades do ciclo operacional da empresa. Quando feito corretamente, proporciona uma visão mais abrangente sobre os negócios, o que ajuda na identificação de gastos desnecessários, melhor aplicação do dinheiro e tomada de decisão. 

Muitos podem pensar que melhorar o fluxo de caixa é uma tarefa complexa. Mas a verdade é que ela pode se tornar uma atividade bem simples se a empresa seguir algumas dicas abaixo:

1- Mantenha um registro de todas as entradas e saídas

Qual é a melhor forma de descobrir o total de receitas e despesas que a sua empresa tech teve em um determinado período? Registrando todas as entradas e saídas de dinheiro.

Seus clientes pagaram por um serviço ou produto? Anote! Foi preciso instalar software, atualizar os computadores ou adquirir novos equipamentos? Anote!  A sua empresa precisou desembolsar uma quantia em dinheiro para pagar gastos imprevistos? Anote! 

Manter o registro do que foi recebido e gasto no dia é uma forma de manter tudo que for relacionado às finanças sob controle. 

2- Acompanhe o movimento do caixa diariamente

Tão importante quanto anotar as entradas e saídas de dinheiro, é acompanhar a movimentação do seu caixa diariamente. 

Fazer essa análise diária é crucial para a sua empresa de tecnologia identificar possíveis desvios. Não só isso, avaliar se está (ou não) gastando mais do que deveria.   

3- Tenha controle sobre todas as contas a pagar

Todas as organizações possuem obrigações com seus fornecedores e sócios e no caso da empresa tech isso não é diferente. 

Adquirir uma visão ampla sobre os negócios é importante para a empresa se preparar financeiramente e arcar com todas as obrigações. E essa visão só pode ser adquirida se ela mantiver um controle sobre todas as contas que precisam ser pagas no mês e nos períodos seguintes. 

4- Saiba quanto a sua empresa tem para receber a curto, médio e longo prazo

A empresa só consegue garantir um saldo positivo em caixa quando as suas receitas são maiores que as despesas. Assim sendo, mais importante que ter o controle sobre as contas a pagar, é saber quanto a sua empresa vai receber dos clientes no curto, médio e longo prazo.

Já pensou se as despesas do mês somarem 10 mil, enquanto as receitas somam apenas 8 mil? O seu caixa terá um déficit de 2 mil e, consequentemente, a sua empresa ficará devendo para os fornecedores. Você não quer correr esse risco, quer?

5- Faça o planejamento de todos os seus investimentos

Realizar investimentos é indispensável para qualquer negócio sobressair. No entanto, para aplicar o dinheiro corretamente, a empresa precisa saber se possui condições financeiras para isso e se é o momento certo.

A melhor forma de assegurar liquidez para realizar investimentos é por meio do planejamento financeiro. Ou seja, colocar no papel tudo que a sua empresa almeja alcançar no futuro, e quanto é preciso recolher e economizar para investir com tranquilidade. 

6- Invista na terceirização de serviços financeiros

Cuidar das finanças não é difícil, mas pode exigir bastante tempo e dedicação por parte dos colaboradores. Como a sua empresa de tecnologia nem sempre dispõe desse tempo — visto que precisa focar no desenvolvimento de produtos e serviços —, a nossa sexta e última dica não podia ser outra senão investir na terceirização financeira

A terceirização financeira é uma modalidade de serviço em que as atividades relacionadas às finanças são delegadas a profissionais especializados no assunto, e que não necessariamente fazem parte da sua organização. 

Isso significa que a sua empresa tech pode contar com outras pessoas responsáveis por controlar todo o fluxo de caixa, sem ter que fazer novas contratações ou direcionar parte da equipe para fazer todo o trabalho. Se você não sabe o que é BPO Financeiro, ou ainda tem dúvidas se sua empresa de tecnologia está pronta para contratar esse serviço, veja neste post como identificar o tempo certo para investir na terceirização.

Comentários

Receba os destaques por e-mail