Contabilidade Digital: Por que todos estão falando dela?

Categoria: Contabilidade

Postado em 29 de janeiro de 2019

minutos

Você já ouviu falar sobre contabilidade digital? Esse assunto vem se tornando cada vez mais discutido em palestras, seminários e webinars. Vamos explicar pra você, o por que a contabilidade digital está se tornando um assunto comentado nesses meios, mas antes de tudo vamos entender o que é a Contabilidade Digital! Preparado? Então vem comigo!

O que é a contabilidade digital:


Podemos caracterizar a contabilidade digital como uma nova forma de prestação de serviço contábeis. Ela serve para otimizar o tempo de serviço do contador e evitar problemas como a não-obrigação de responsabilidades fiscais, por exemplo. O atendimento ao cliente sempre se dá utilizando meios digitais. A contabilidade digital foi criada como meio de oposição à contabilidade online.

Contabilidade digital e contabilidade online: qual diferença?


Ambos os tipos de contabilidade tem como objetivo a otimização do tempo de trabalho. Ou seja, os processos manuais que são repetitivos são registrados e realizados sem intervenção humana, por meio da tecnologia. Alguns processos podem ser cem por cento automatizados, entretanto, outros por conta da complexidade ou personalização ainda precisam de comandos manuais.

#Contabilidade OnlineTeve início com perfis específicos de clientes e trouxe uma novidade para o seminário contábil, a responsabilização do cliente. Nas plataformas de contabilidade online, o cliente é instruído quanto às documentações necessárias para realização dos processos, caso os documentos corretos não sejam enviados o cliente é o único responsável. Dessa forma, o papel de consultor do contador foi praticamente extinto nesse modelo.

#Contabilidade digital Surgiu a partir dos conhecimentos do modo anterior. A contabilidade digital automatiza alguns processos contábeis, como por exemplo, o controle de guias, controle de obrigações, a organização de arquivos e tudo que a tecnologia permite. Mas ao contrário da contabilidade online, na contabilidade digital o cliente continua recebendo todo auxílio do contador.

Por que adotar a contabilidade digital no meu escritório:


As plataformas de contabilidade online precisam ter como objetivo o ganho de produtividade do escritório e também a interação com o cliente, tudo isso por meio da tecnologia. Listamos três vantagens para você entender melhor como a contabilidade online pode facilitar a sua vida:

#1 Aumento da produtividade: com o uso da tecnologia, o contador consegue otimizar o seu tempo de trabalho fazendo mais coisas em menos tempo isso resulta no aumento do rendimento do trabalho. Uma situação hipotética pra ilustrar essa otimização: Imagine você tendo que localizar um documento impresso no meio de uma pilha de outros papéis. Com a contabilidade digital é possível armazenar a documentação do seu cliente em nuvem, dessa forma, facilitando a procura quando você você precisar.

#2 Gestão de tempo: com essa otimização de tempo e com o aumento da produtividade, você consegue gerir melhor o seu tempo e o tempo da sua equipe. Além de você poder ouvir um serviço melhor de consultoria para o seu cliente, gerando um relacionamento com ele.

#3 Transparência: um problema que a contabilidade sofre é o entendimento do cliente para com as taxas e impostos cobrados na contabilidade. Quando você conhece o básico da contabilidade você é impedido de pagar impostos e taxas desnecessárias. A contabilidade digital permite que você registre cada passo no processo de contabilidade, deixando claro o porquê de cada ação e informando para onde estão indo os impostos pagos e dessa forma livrando o cliente de preocupações extras. Além de facilitar os processos, a contabilidade digital aumenta a transparência entre você e o cliente e diminui o risco de falhas de comunicação, já que tudo está sendo enviado e registrado de forma digital.

Temos como exemplo de automatização que facilita a vida dos clientes e contadores o armazenamento em nuvem: O armazenamento em nuvem facilita a busca de documentos e dados. Também disponibiliza de forma fácil os arquivos aos clientes.

Entendeu melhor o que é a Contabilidade Digital? Caso tenha ficado com dúvidas, deixe um comentário.





Comentários