Realizar uma boa contabilidade para a sua clínica ou consultório vai muito além de anotar gastos e lucros em uma planilha e monitorar mês a mês. A gestão contábil deve ser feita de forma muito mais aprofundada, uma vez que é ela quem determina o sucesso ou não do seu negócio.
Sabendo que, para uma empresa funcionar, existem processos jurídicos e tributários que precisam ser cumpridos e regulamentados, esse conjunto de serviços exige comprometimento e muita atenção aos detalhes, ocupando o tempo em que o profissional poderia usar pensando em melhorias para o negócio em si.
As burocracias que envolvem realizar a contabilidade do próprio negócio é o que leva a maioria do profissionais de clínicas e consultórios cometer o deslize de não tratar esta tarefa como algo essencial para o desenvolvimento de uma boa saúde financeira, e assim, acabam não estabelecendo uma organização adequada, deixando passar controles pertinentes e comprometendo processos fundamentais de gerenciamento.
Para evitar esse tipo de situação e orientar os profissionais da saúde, ajudando-os a garantir a longevidade de suas clínicas e consultórios, a seguir listamos 5 dicas de contabilidade:
1 – Contrate uma empresa de contabilidade
Entenda que esta é uma necessidade, principalmente quando não se têm conhecimentos aprofundados de contabilidade. Não pense duas vezes antes de entregar seu negócio nas mãos de profissionais que têm formação na área e entendem do assunto. Eles, além de se responsabilizar pelas tarefas rotineiras da contabilidade, poderão oferecer suporte quanto a possíveis erros que estejam sendo cometidos na gestão contábil da sua clínica ou consultório.
2 – Utilize a tecnologia a favor do seu negócio
A tecnologia é uma grande aliada nos processos do dia a dia. Usar softwares de gestão é essencial, uma vez que funcionam como facilitadores, reduzindo erros e custos. Hoje há muitas soluções que auxiliam nas mais diferentes necessidades contábeis, desde o gerenciamento do pagamento de salários aos colaboradores até a emissão de boletos e recebimento de faturas. Isso sem falar do ganho de tempo na comunicação entre a sua clínica e o escritório de contabilidade, onde todos os processos de gestão contábil se tornam mais ágeis e confiáveis.
3 – Faça análises regulares
Quando você analisa e estuda os dados contábeis do seu negócio ao menos uma vez por mês, fica mais fácil fazer projeções e traçar planejamentos para melhorias, contratações, especializações e aquisições de novos equipamentos. Esse padrão também viabiliza a correção de um desvio, caso seja detectado a tempo, e facilita a organização da contabilidade de sua clínica ou consultório.
4 – Mantenha o Fluxo de Caixa sempre em dia
O Fluxo de Caixa é onde deve ser registrado toda e qualquer movimentação financeira relacionada à atividade profissional. Aí entram desde os gastos com novos equipamentos até os pequenos gastos com cafezinhos. Ser fiel a este documento permite que você tenha total visibilidade e controle do dinheiro que entra e sai da sua clínica ou consultório, podendo analisar com precisão quais áreas estão comprometendo o seu orçamento.
5 – Tome cuidado com a desorganização
Uma gestão financeira e contábil eficiente depende da organização e disciplina por parte do profissional. Procure sempre guardar notas fiscais, recibos e demais documentos em uma pasta, assim ficará mais fácil lembrar de todos os gastos e recebimentos que você teve durante determinado período. Uma boa dica é reservar um tempo na agenda diariamente para atualizar os seus controles, assim você cria o hábito e não corre o risco de deixar passar alguma informação importante.
E-book – Gestão Financeira para Clínicas e Consultórios
Neste guia prático você vai aprender a olhar sua clínica ou consultório de forma analítica, identificando possíveis problemas, encontrando soluções e traçando estratégias eficazes para cuidar de tudo com o máximo de agilidade, segurança e o principal: ganhando tempo para fazer ainda mais pela sua carreira e pelos seus pacientes.