A importância de cuidar do fluxo de caixa

Categoria: Gestão financeira

Postado em 26 de abril de 2019

2 minutos

Cuidar do fluxo de caixa faz parte da rotina de todo empreendedor e muito das vezes essa função acaba não sendo feita.

Por esse motivo, a Gestão Contabilidade separou para você motivos para você entender a importância de cuidar do fluxo de caixa da sua empresa, vamos lá?

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras da sua empresa através da entrada de receita e a saída de despesas realizadas em determinado período.

Esse instrumento é considerado um instrumento administrativo simples e serve como forma de auxilio nas tomadas de decisões e melhora de desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Você pode usar o fluxo de caixa de diferentes formas no seu negócio, vamos listar algumas:

Ajuda a gerenciar gastos:

Ao fazer a análise correta dos gastos do seu negócio, é possível identificar gastos que não são necessários dentro dos processos realizados dentro da sua empresa.

Dessa forma, nos setores que estão ocorrendo desperdício de recurso é possível observar esse gasto, corrigir e dessa forma aumentar o lucro da sua empresa.

Asseguração do controle financeiro:

O fluxo de caixa auxilia você a gerenciar da melhor forma as contas da sua empresa, sabendo exatamente quanto está gastando e com o quê. Além de ter a dimensão da quantidade e de onde vem o dinheiro que está entrando na sua empresa.

Ajuda no planejamento financeiro:

Quando você analisa o histórico do fluxo de caixa do seu negócio você pode realizar uma projeção que podem auxiliar sua empresa a se planejar financeiramente.

Fazendo a análise desse histórico você pode fazer a previsão de receita e de saída para determinado mês e dessa forma prevendo impactos que podem ser causados por motivos adversos.

Esses motivos podem variar desde crises econômicas até períodos sazonais.

Segurança no processo de tomada decisão:

Aquela velha história de se basear no passado para tomar as decisões no futuro é uma realidade frequente na vida do empreendedor.

Antes de tomar qualquer decisão, você precisa reunir o maior número de informações históricas e atuais possíveis.

Os dados que você pode obter fazendo esse fluxo de caixa são valiosos nesse processo.

Como ter sucesso fazendo fluxo de caixa?

Para ter sucesso realizando o fluxo de caixa você precisa criar uma cultura de planejamento e sistematização na sua empresa.

Você precisa criar um elo entre o departamento financeiro da sua empresa e os demais departamentos para que todos estejam em sintonia e conscientes do estado um do outro.

No mundo da administração acompanhar o fluxo de caixa de um negócio é uma tarefa indispensável e pra fazer ela da melhor forma possível você pode também contar com uma contabilidade especializada no seu nicho de mercado para receber uma consultoria de qualidade e tomar decisões ainda mais assertivas.

Você realiza o fluxo de caixa do seu negócio? Deixe um comentário:

Comentários