BPO Financeiro: a favor da saúde dos números da sua empresa

Categoria: Gestão financeira

Postado em 18 de fevereiro de 2021

Fazer uma boa análise de números nas empresas de tecnologia se tornou fundamental para sua saúde financeira, principalmente pelo acúmulo de informações diárias que essas organizações podem receber.

Com o setor em franco crescimento, ter uma análise de números bem afinada é fundamental. Caso sua empresa não esteja conseguindo fazer isso com a atenção que deveria, pode ser a hora de buscar outras alternativas, como a terceirização financeira.

A importância da análise de números na sua empresa

Também conhecida como análise de dados, esse importante mecanismo tem como objetivo elaborar direcionamentos, planejamentos e iniciativas importantes para o seu negócio. A partir dessa captação de informações, a empresa consegue ter uma maior clareza para tomada de decisões importantes.

Dessa forma, os gestores têm plena capacidade de encontrar caminhos saudáveis para melhorar os números financeiros da empresa e evitar prejuízo de médio e longo prazo, mantendo a possibilidade de investimentos importantes.

Ao colocar a estratégia da análise de números em prática, esse empresário tem a chance de obter algumas vantagens relevantes diante aos seus concorrentes no mercado. Entre as mais importantes se destacam:

• Relevância da marca entre os concorrentes

Com uma análise completa dos números da empresa, bem como em outros dados de relevância, esse empreendimento consegue suprir o vazio deixado pelas soluções oferecidas pelo concorrente. Ou seja, ao se beneficiar da estratégia, a organização tem a oportunidade de elaborar serviços mais automatizados e produtos com tecnologia mais avançada.

• Melhor compreensão das necessidades do cliente

A experiência do cliente deve sempre ser prioridade para qualquer negócio que deseja evoluir, principalmente para empresa de tecnologia. Dessa maneira, a atualização de um produto comercializado por ela deve atender primeiramente as expectativas desse consumidor.

No entanto, com a alta variedade de produtos que o mercado tende a oferecer, é importante que a empresa esteja atenta aos dados fornecidos pelos clientes para uma análise completa das informações.

Dessa maneira, a organização abre a oportunidade de melhorar os ganhos financeiros através da elaboração de campanhas de marketing mais centradas.

• Resultados mais positivos

Como consequência dos dois tópicos anteriores, a análise de números tem como principal recurso fazer com que a empresa abandone antigas práticas que davam mais prejuízos do que oportunidades.

Entretanto, esses resultados sempre estarão munidos com o auxílio do BPO financeiro para a automatização e redução de custos operacionais.

BPO Financeiro: a terceirização a favor do seu negócio

O BPO financeiro é um recurso que vem com o objetivo de facilitar a análise de números pois melhora a gestão fiscal e financeira da empresa, evitando que a organização cometa falhas no processo que possam comprometer seus ganhos.

Visando uma melhor adequação desse serviço, o BPO é uma terceirização dos processos financeiros da empresa. A partir da contratação de uma empresa especializada nessa função, o gestor consegue ter mais tempo para as demandas internas, além de que o empreendimento consegue reduzir custos operacionais.

A implementação desse serviço faz ser possível olhar para o futuro do negócio, se concentrando apenas nas informações mais relevantes nos números que foram analisados. A partir dessas informações, a empresa pode ter a oportunidade de melhorar a presença digital e a imagem diante ao mercado.

Dados divulgados pelo Sebrae mostram resultados importantes para a necessidade de acesso desse serviço, como:

  •  A continuidade de empresas com mais de dois anos é de apenas 58%;
  •  42% de empreendimentos que fecham no mesmo período devido às dificuldades de gerenciar suas operações financeiras.

A dura realidade que as empresas enfrentam para se manterem abertas e lucrativas é o principal motivo de se investir em um serviço especializado para o setor financeiro.

Principais benefícios da terceirização financeira

Optar pela terceirização financeira na empresa de tecnologia vai muito além do que somente o benefício da redução de custos e o aumento garantido da produtividade. Esse serviço também tem uma grande responsabilidade com a administração orçamentária, identificando potenciais oportunidades para a organização.

Diante deste cenário, a implementação do BPO financeiro conta com outros benefícios além da análise de números da empresa. São eles:

  • Melhoria das práticas e processos sem a exigência de contratação de mais profissionais;
  • Redução na inadimplência da empresa devido a uma estratégia efetiva de cobrança;
  • Redução das obrigações trabalhistas em áreas que não fazem parte do core business, fazendo com que esse setor consiga atender as demandas mantendo o comprometimento com o crescimento organizacional;
  • Maior controle de pagamentos e recebimentos, realizando um equilíbrio do caixa com a liberação de recursos para o capital de giro;
  • Redução de problemas pontuais com contratação e gestão de pessoas, dando a liberdade para que os líderes consigam realizar atividades estratégias para melhoria dos números empresariais;
  • Automação nos processos de gestão por compreender a relação entre os recursos, objetivos e capacidade produtiva, diminuindo os riscos e elevando a produtividade e os lucros;
  • Continuidade do monitoramento com a geração de relatórios e indicadores de desempenho, podendo identificar com maior precisão os aspectos que precisam ser ajustados para a melhoria da estrutura empresarial.

Com todos os benefícios elencados acima podemos perceber que a análise de números tem um papel significativo dentro dos serviços realizados pelo BPO financeiro. Esses recursos são complementares para que a empresa consiga melhorar os ganhos com o caixa, bem como reter clientes importantes.

Sendo assim, é importante perceber que a terceirização financeira pode ser de grande valia para empresa do ramo da tecnologia. A automação de processos complementa os serviços prestados pela mesma e garante uma melhor visibilidade para o negócio.

Continue acompanhando o blog da Gestão Contabilidade para conhecer mais novidades!

Comentários

Receba os destaques por e-mail