Checklist de Marketing Digital para alavancar sua empresa de TI

Categoria: Empresas de TI

Postado em 7 de março de 2018

minutos

Hoje em dia a empresa que não está na internet não existe. Esta frase pode até soar exagerada, mas não fomos nós que criamos: a autora é Martha Gabriel, uma das maiores especialistas de marketing digital da atualidade.

O que ela quis dizer é que estar presente no meio digital é o mínimo que uma empresa que quer atrair clientes e alavancar suas vendas pode fazer, uma vez que a internet é o primeiro lugar em que as pessoas buscam por produtos e serviços que precisam.

Mas estar na internet não é só ter um site e aparecer nos resultados de busca do Google. Para ter efetividade nos negócios e usar essa poderosa ferramenta de forma assertiva, é preciso traçar estratégias e estar atento a alguns pontos importantes.

A seguir, confira um checklist de Marketing Digital que fizemos para ajudar você a estruturar a sua empresa para alcançar excelentes resultados usando a internet.

1.Tenha um site. Mas não qualquer site.

Podemos dizer que ter uma página na internet é o primeiro e mais importante passo de uma empresa que quer se posicionar no meio digital. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados: será que o seu site é atrativo o suficiente e passa uma boa impressão da sua empresa para os clientes que buscam por ela? Imagine o site como a vitrine digital do seu negócio. Você não vai querer que quem passe por ela tenha uma visão errada do serviço ou produto que oferece, não é mesmo? O ideal é contratar profissionais especializados, que estejam por dentro das boas práticas do marketing digital e consigam trabalhar todas as informações necessárias de forma visualmente e estruturalmente coerentes.

2.Esteja nas redes sociais, mas não só por estar.

Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e diversas outras redes não estão aí de brincadeira. Milhares de pessoas acessam diariamente seus perfis e passam horas interagindo, compartilhando, comentando e navegando nas redes sociais. Além disso, elas se tornaram um dos principais canais de contato dos clientes com as marcas, fazendo com que esta relação seja mais próxima e dinâmica possível. Porém, de nada adianta estar nas redes sociais e não interagir com o público que está lá. Pense no Facebook, por exemplo, como um espaço onde a sua marca pode conversar com uma rede gigantesca de pessoas ao mesmo tempo. Ofereça conteúdos relevantes, demonstre interesses e fale somente o necessário sobre a sua empresa e o que ela faz. Lembre-se: as redes sociais são para relacionamento e não para venda.

3.Conheça seu público e invista para impacta-lo

Quem é seu público alvo? Pra quem você vende? Pra quem você gostaria de vender? Essas perguntas são essenciais quando se trata de marketing digital. Ao investir em mídia, você precisa traçar uma estratégia que ofereça seus produtos ou serviços para as pessoas que realmente se interessam e querem adquirir. É aí que entra o público alvo, afinal de contas, você não vai gastar dinheiro tentando vender um pacote robusto de serviços de TI para o dono da padaria da esquina, por exemplo. Portanto, defina e conheça quais são os interesses do seu público, onde ele está, quais são suas dificuldades e então elabore ofertas e invista para que ele saiba da sua existência.

4.Crie um blog e ofereça conteúdos relevantes

PDF’s informativos, e-books, vídeos gratuitos, etc. Esses materiais ajudam a sua empresa a se posicionar na internet como referência no assunto e, acima de tudo, atraem mais pessoas até o seu negócio por meio da informação e conhecimento. Hoje, por mais incrível que possa parecer, as pessoas no geral estão lendo mais, isso porque elas têm maior acesso às informações e conteúdos de interesse. Esse comportamento também se estende ao mundo corporativo: antes de tomar qualquer decisão, os gestores de grandes empresas leem muito sobre o assunto, buscam conhecer ao máximo suas possibilidades e então formam sua opinião indo atrás de fornecedores que eles confiam. Além do mais, oferecer conteúdos relevantes em troca de um e-mail, por exemplo, faz com que a sua empresa crie uma base de contatos saudável e interessada no seu ramo de atuação.

Comentários