Como manter o controle financeiro da minha empresa em dia?

Categoria: Gestão financeira

Postado em 22 de abril de 2019

3 minutos

A falta de um bom controle financeiro coloca seu negócio a beira do abismo. Segundo dados divulgados pelo IBGE 60% dos empreendimentos fecham antes mesmo de completar 5 anos de funcionamento. Isso é resultado de um mau planejamento.

Por isso a Gestão Contabilidade separou algumas dicas para cuidar do financeiro da sua empresa em dia, veja:

A importância de cuidar do financeiro:

Cuidar do financeiro da sua empresa é uma tarefa indispensável para qualquer tipo de negócio. O financeiro é o coração do seu empreendimento e merece a sua atenção, ter um cuidado com o financeiro do seu negócio pode prever crises, evitar desperdícios e auxiliar na criação de estratégias para o desenvolvimento do seu negócio.

Dicas: Como manter o controle financeiro empresarial?

Existem algumas dicas que você pode seguir para manter a sua área financeira em dia, veja:

Faça a projeção financeira:

É importante que você tenha uma visão bastante ampla da situação financeira da sua empresa. Você precisa saber não só do seu estado atual, mas também de uma perspectiva futura.

Analisar também as oscilações de mercado e quais são as projeções para o seu setor de atuação. Dessa forma, fica mais fácil equilibrar gastos com o faturamento para prevenir problemas futuros com o capital de giro.

Para fazer isso é simples, basta fazer o levamento das despesas relativas a cada etapa:

  • Aquisição de matéria-prima ou produtos;
  • Armazenagem e gerenciamento de estoque;
  • Fabricação- Venda;
  • Pagamento;
  • Processos logísticos.

Você pode fazer esse levantamento em uma planilha ou utilizar uma ferramenta de gestão integrada, que ajudam a realizar os cálculos de modo mais preciso e ágil.

Evite inadimplência:

Esse problema afeta diretamente seu negócio, pois empresas acabam tendo todo seu planejamento financeiro prejudicado, atrasa de pagamento de fornecedores, desvio do foco de ações e recursos valiosos em atividades de recuperação de crédito.

Por isso, é importante que ela se antecipe e tome ações para inibir ou reduzir a inadimplência. Alguns exemplos:

– Implemente meios de pagamentos mais seguros, como cartão de crédito;

– Ofereça desconto para pagamentos à vista;

– Apresente vantagens para aqueles que pagam antes da data do vencimento;

– Mantenha um programa de fidelidade para clientes que estão em dia com os pagamentos.

Tenha um equipe engajada:

É de fundamental importância que todos os profissionais do financeiro estejam comprometidos com as contas da sua empresa.

Quando todos estão envolvidos tanto no gerenciamento como na redução de custo, os funcionários sentem que fazem parte e são responsáveis pela empresa.

A tecnologia pode te ajudar:

Invista em software de gestão. Além de reduzir de forma massiva o uso de papel e/ou o excesso de arquivos que podem se perder com o tempo, software de gestão hoje já geram seus próprios relatórios e podem ser uma ótima opção para você manter seu financeiro em dia.

Registre tudo!

Desde compras pequenas, registre tudo. É importante registrar qualquer operação do financeiro, mesmo que seja a compra de uma embalagem, porque no final do ano ao realizar o levantamento contábil esse valor fará falta no seu caixa.

Essas são dicas simples mas que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Agora que você já sabe o que fazer, vamos colocar em prática?








Comentários