Como manter a produtividade em época de crise?

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 10 de novembro de 2015

Produtividade é a chave da eficiência de qualquer negócio e, em tempos de crise, está diretamente ligada a se obter menos tempo e gasto de recursos para a execução de uma tarefa e mais qualidade ao realizá-la. Para atingir um nível de produtividade que reflita positivamente nos resultados da sua empresa a receita é melhorar o desempenho de seus colaboradores e, consequentemente, os processos e ações gerenciais.

E como alcançar isso e conseguir atravessar a crise com a produção em dia? Confira abaixo algumas dicas para manter e melhorar a produtividade da sua empresa, de suas equipes e de seu negócio:

1. Profissionais engajados e que gostam do que fazem

Para aumentar a produtividade é preciso saber identificar quem faz o que gosta dentro da empresa. Colaborador comprometido e que demonstra prazer ao realizar suas tarefas aumenta a produtividade e ajuda a gerar bons resultados.

2. Reconhecimento para gerar mais resultados

Saber reconhecer o profissional que realiza bem o seu trabalho, colabora para atingir metas e se destaca em equipe pode influenciar, e muito, na produtividade da sua empresa. Colaborador valorizado e conhecedor do seu valor para a organização tem ainda mais vontade de se doar e produzir para aumentar a produtividade.

3. Manter sua equipe motivada

Trabalhar sem motivação é o mesmo que remar e não sair do lugar. Você está lá, mas não vê motivo para se esforçar mais ou chance de avançar. Sem motivação não há produtividade! Por isso, manter a equipe motivada e criar mecanismos que aumentem essa motivação fará toda a diferença nos resultados da empresa. Afinal, o desempenho e o esforço de cada colaborador influenciarão diretamente na qualidade do produto ou serviço oferecido.

4. Incentivar a harmonia no trabalho

Empresa com um bom ambiente de trabalho, com colegas que se relacionam bem e mantêm a harmonia no dia a dia é empresa produtiva! O ambiente influencia diretamente a produtividade individual e das equipes e empresas que dialogam com seus funcionários e mantêm um canal para ouvi-los e receber sugestões tendem a obter melhores resultados na produção. Investir em bons equipamentos, em limpeza e segurança dos locais de trabalho também!

5. Investir nos funcionários

Colaborar para que seus funcionários se capacitem profissionalmente e qualifiquem-se em suas áreas de atuação também é investir em produtividade. Oferecer formação básica e especializada, novos cursos, incentivar habilidades e proporcionar atualizações trarão vantagens para todos e qualidade na produtividade.

6. Otimizar custos

Em tempos de crise, racionalizar gastos e otimizar custos são palavras de ordem nas empresas. Chegar a um denominador comum nesses itens resultará no aumento da produtividade e da competitividade de seu negócio. Esteja atento às compras e vendas, identifique possibilidades de corte nos gastos e estabeleça estratégias para gerar economia na empresa.

7. Desenvolver canais de comunicação internos

Saber se comunicar com seus funcionários é sinal de valorização. Criar newsletters, destacar os aniversariantes do mês e os aqueles que prestam trabalho voluntário ou possuem alguma habilidade especial, dar dicas e informações importantes fazem com que seus colaboradores se sintam reconhecidos e produzam melhor.

8. Manter a sanidade financeira

Saber controlar o fluxo de caixa e manter o equilibrar as finanças da sua empresa é também caminho para garantir produtividade. Evitar operações de risco, gastos desnecessários e investimentos inadequados garantirá equilíbrio à produtividade da empresa.

Comentários

Receba os destaques por e-mail