Contabilidade imobiliária: saiba como escolher a melhor empresa

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 13 de agosto de 2019

minutos

As imobiliárias possuem particularidades contábeis que as diferenciam de outras empresas. E para ficar em dia com toda a burocracia, o contador precisa conhecer os regulamentos do setor ou pode colocar o negócio em risco e sujeito à multa. 

Mas será que a empresa contratada está realmente atendendo todas as necessidades que sua imobiliária tem? Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você prestar atenção e acertar na contratação de uma contabilidade especializada no ramo imobiliário.

Normas da contabilidade imobiliária

A contabilidade imobiliária possui pormenores específicos que o profissional precisa se atualizar constantemente. Entre as normas do setor, estão:

  • Registro Contábil com declaração mensal de receitas, custos e despesas; 
  • Na atividade de compra e venda sobre o imóvel, a receita só é reconhecida no momento da assinatura do título translativo;
  • No período de venda de imóveis ainda na planta ou em fase de construção, a receita deve ser reconhecida pela produção;
  • Os custos e despesas que são diretamente associados devem ser registrados simultaneamente com as respectivas receitas, como: impostos, contribuições e taxas incidentes sobre a receita, comissões e custo do imóvel vendido;
  • Na atividade de locação de imóvel, a receita deve ser reconhecida no período em que a imobiliária responsável regula o imóvel e  o valor deve compreender da taxa de administração ou do aluguel, independentemente de receber o valor contratado.

O que avaliar antes de contratar um contador?

A contabilidade imobiliária exige um especialista qualificado. Por isso, separamos alguns fatores para observar antes de escolher o escritório de contabilidade que vai atuar em seu negócio:

1. As necessidades da imobiliária

Estude quais são as necessidades contábeis da sua imobiliária e detalhe tudo aquilo que procura de um escritório de contabilidade. Por exemplo: você quer que o contador apenas cumpra as obrigações legais ou que ele preste alguma ajuda na gestão do negócio? Estas questões devem ser respondidas para que você encontre o melhor prestador de serviço.

2. Serviços oferecidos

Confira quais são os serviços oferecidos pela contabilidade e se eles estão de acordo com aquilo que você procura. Os profissionais desta área são altamente versáteis, podendo auxiliar desde a abertura da imobiliária, até o planejamento tributário e gestão financeira.

3. Experiência do contador

Assim como em qualquer outra área, os profissionais mais experientes provavelmente vão entregar resultados melhores para os seus clientes. Quando falamos de contabilidade imobiliária, a experiência é ainda mais importante, especialmente se ela atende empresas deste segmento. 

4. Credibilidade no mercado e confiança dos clientes

Outro ponto importante que deve ser analisado é a credibilidade do escritório de contabilidade perante o mercado e os seus clientes. Utilize as facilidades da internet para pesquisar e descobrir quais são as opiniões dos consumidores atuais sobre a empresa.

5. Qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento é um dos principais fatores avaliados pelos clientes em qualquer negócio. Por esse motivo você deve avaliar como é o atendimento na empresa, como ela resolve suas demandas e sua experiência como consumidor, se está sendo satisfatória ou não. Saber que você pode contar com a sua contabilidade imobiliária em qualquer momento é essencial.

Por que contratar uma contabilidade digital?

O mundo está cada vez mais online, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Uma das mudanças que a internet trouxe para o mercado é a contabilidade digital. Nesta modalidade, os principais serviços prestados por um escritório contábil são feitos totalmente online com o objetivo de tornar o processo mais produtivo e eficiente.

Entre as funcionalidades da contabilidade digital estão: lançamento de nota fiscal e apuração de impostos, gestão de departamento pessoal (folha de pagamento, rescisão, férias e mais), conciliação bancária semanal, entre outros recursos.

Confira algumas das principais vantagens em trabalhar com esta solução contábil.

Aumento de produtividade

Com a facilidade de uma ferramenta digital e a automatização de processos, o contador consegue otimizar melhor o trabalho, aumentando o seu rendimento profissional. Além disso, ele consegue dedicar o seu tempo para funções mais importantes, como tornar-se um consultor para a sua empresa.

Economia de custos e organização

Com o profissional mais focado e todas as informações e documentos disponíveis em uma só plataforma digital, o processo fica mais organizado e as chances de algum erro acontecer são reduzidas. Sem contar na economia de gastos e espaço com papel, tinta, impressão e armazenagem física das declarações.

Transparência no serviço

O setor contábil precisa lidar com diferentes taxas, impostos, normas e leis. Como a contabilidade digital oferece o registro de todos os passos e decisões tomadas, o serviço é feito com mais transparência e você consegue visualizar e entender algumas decisões tomadas pelo contador. Você também passa a enxergar exatamente o quanto de imposto está pagando e de onde este valor está sendo tirado.

Com uma clareza maior dos serviços feitos, a comunicação entre o empreendedor e o escritório de contabilidade é facilitada, além de fortalecer o relacionamento entre os dois.

Praticidade

Já imaginou ter todos os seus impostos calculados automaticamente ou então poder conversar com o escritório de contabilidade e tirar dúvidas a partir de um único clique? Essas são algumas funcionalidades da contabilidade digital que deixam a rotina da imobiliária mais prática e produtiva. Afinal, por que gastar seu tempo e dinheiro se deslocando para uma reunião física se o problema pode ser resolvido digitalmente?

Encontrar o profissional certo para cuidar do setor contábil da sua imobiliária não é uma tarefa fácil. As particularidades e as mudanças constantes que este mercado sofre exige que o escritório de contabilidade seja especializado e produtivo. 

É neste cenário que a contabilidade digital aparece como uma solução prática e efetiva. Quer saber mais sobre esta modalidade?

Então, clique aqui e saiba quais são os erros contábeis que podem ser evitados com a contabilidade digital. Se ainda tiver dúvidas sobre esta nova solução contábil, entre em contato com os nossos consultores pelo Whatsapp.

Comentários