Qual a contabilidade ideal para o profissional de TI?

Categoria: Contabilidade

Postado em 26 de agosto de 2019

3 minutos

Você, como profissional autônomo de TI, precisa ser o melhor no que faz para conseguir boas oportunidades de trabalho em novos projetos. E, com certeza, entre as suas habilidades, não estão temas contábeis, fiscais e tributários. 

Mas, mesmo assim, estes assuntos estão no seu ‘radar’, já que usa os serviços de um escritório contábil que não te dá nenhuma segurança. 

Atualmente é essa a sua situação? Então saiba que isso precisa mudar.

Os problemas de ter um serviço contábil ruim

Você já parou alguma vez para pensar no estrago que um escritório que presta um serviço ruim pode causar na sua vida pessoal, profissional e financeira?

Caso não, já passou da hora. É aquele ditado que com certeza sua mãe sempre disse nas piores horas: “O barato pode acabar saindo caro”. Mesmo que o serviço prestado nem tenha um valor tão econômico assim. 

Veja, abaixo, 6 dores de cabeça possíveis de ter: 

1- Apurações erradas de impostos e tributos: É um erro gravíssimo e as consequências podem custar bem caro! Dependendo do deslize pode ser considerada inclusive como fraude, necessitando de uma série de medidas complicadas para evitar implicações legais. 

Será necessário procurar a Receita Federal para entender a extensão do erro e talvez até contar com a ajuda de um advogado especialista em direito tributário.

2- Contador ‘fantasma’: Você liga, manda e-mail, mensagem de WhatsApp, até sinal de fumaça e ele nada. Na prática, é mais fácil conversar com os CEOs das empresas em que você trabalha.

Muitas ocupações, dificuldade de gerir os clientes ou desleixo mesmo? Não importa a razão.

Se o profissional contábil só aparece para cobrar os honorários e, quando você consegue conversar com ele passa um bom tempo se explicando quem é e a sua necessidade, esta relação não está nada bem.  

3- Falta de proatividade: É você quem precisa lembrar o escritório contábil sobre notas fiscais e recolhimento de tributos, por exemplo? Bom, algo está muito errado nisso tudo. 

Fica difícil confiar em uma relação de trabalho desse tipo, onde você precisa fiscalizar e lembrar as obrigações do seu contador. A falta de proatividade é grave e pode ter consequências como multas pelo não pagamento de um imposto ou a entrega de uma declaração. 

4- Atendimento deixa a desejar: Os profissionais são até simpáticos e solícitos, mas pouco conhecem sobre as legislações fiscais e tributárias brasileiras. 

Em várias conversas só são capazes de cobrar documentos que estão pendentes. Quando você faz uma pergunta mais profunda a resposta pouco varia: “Vou consultar e retorno em breve”. 

Você não se sente ajudado de fato, essa é a verdade, sendo mais fácil pesquisar no Google sobre as questões do que confiar nas respostas dadas.  

5- Burocracia: Com quantas pessoas você precisa falar para ser atendido? Aí, quando finalmente um profissional te dá atenção, precisa provar de diversas maneiras que você é você mesmo para iniciar o atendimento. 

E quando o pedido necessário é feito a resposta já é bem conhecida: “Por favor, pode mandar sua solicitação por e-mail?” Essa burocracia só atrapalha o dia a dia e até parece que há tempo de sobra para cuidar de tantos processos que não levam a nada. 

6- Desorganização: O contador pede para que um documento seja enviado. O motoboy da empresa o encontra, pega o papel e você pensa que está tudo certo.

Ledo engano. Dias depois, ao perguntar se o processo deu certo e a apuração foi feita corretamente, o profissional responde que nada chegou até ele e o prazo foi perdido. A solução é enviar novamente e pagar a multa. 

Não se acomode

Você confiaria sua saúde a um médico que não sabe o que faz? E a educação de seus filhos a uma escola que não oferece uma boa educação?

Então, com os serviços prestados por um escritório contábil é a mesma coisa. Até quando você vai continuar no mesmo lugar e se contentar com um serviço de má qualidade? 

Você deve, agora mesmo, procurar novas alternativas! Assim como em outras áreas, a transformação digital modificou também o modo como se presta serviços contábeis. E esta evolução, como você bem sabe, não é uma tendência – realmente veio para ficar.  

Conheça a seguir, qual é o perfil da contabilidade ideal para a sua atividade como profissional autônomo de TI:

– Tecnológica: A tecnologia para você é tão natural como respirar. Pois saiba que ela também chegou à contabilidade! Hoje diversas empresas já usam sistemas em nuvem para eliminar a burocracia;

– Automatizada: A tecnologia utilizada é capaz de automatizar funções e processos manuais como o registro e armazenamento de notas fiscais, a análise e compartilhamento de dados;

– Digital: Chega de enviar documentos por motoboys, e-mail e até pelo WhatsApp. Acabou o tempo de controlar tudo por papéis e planilhas. As mesmas tecnologias utilizadas pelo contador são estendidas também a você. 

É disponibilizado um software para acompanhar as questões administrativas, financeiras e contábeis da sua empresa. A contabilidade também tem acesso a esses dados, lançando NFes e apurando os impostos necessários;    

– Em tempo real: Todas as informações que você precisa saber estão disponíveis, em tempo real, no software disponibilizado pelo escritório contábil. Não está na frente de computador? Basta abrir o aplicativo pelo celular;

– Mais eficiente: Como os processos manuais são automatizados, as tarefas são realizadas de maneira mais simples, eficiente e produtiva, reduzindo falhas; 

– Sempre presente: Tem uma dúvida e quer falar com o contador? Chega de esperar. O time está acessível pelo WhatsApp ou plataformas de videoconferência, basta mandar uma mensagem.

Você precisa ter total confiança em quem lhe presta os serviços e quando necessitar de orientações ser bem atendido por um profissional que sabe o que está falando. A contabilidade é muito mais do que apenas apurar impostos, é preciso ser consultiva, ajudando não apenas a viver o hoje mas também a planejar o amanhã.

Gostou do tema? Então continue lendo o blog para saber mais sobre a contabilidade ideal para as suas necessidades!

Comentários