Contabilidade para Imobiliária: Tudo que você precisa saber

Categoria: Contabilidade

Postado em 10 de setembro de 2019

minutos

Acompanhar os indicadores de mercado, seguir o que determina a legislação e tomar sempre a melhor decisão baseada em dados é o sonho de todo o empreendedor.

No ramo dos imóveis não é diferente e neste ponto tornar-se fundamental contar com uma contabilidade para imobiliária que seja especialista no assunto.

Assim como qualquer setor, ter uma visão estratégia de seu negócio é peça-chave para o sucesso também para corretores. Porém, com a necessidade de atender novos procedimentos legais dentro da área e que surgem a cada momento, somada ao controle eficaz das finanças da empresa, tomam um tempo e conhecimento técnico que nem sempre os empreendedores da área possuem, já que precisam focar naquilo que realmente entendem: que é vender imóveis.

Para você que pensa em profissionalizar a área contábil de sua imobiliária, preparamos este artigo para que você possa seguir sempre no caminho certo. Confira esse artigo!

A contabilidade para imobiliária

A primeira coisa que você deve saber é que a contabilidade para o setor imobiliário conta com alguns diferenciais em relação a outros setores. E é aí que o corretor deve estar atento, principalmente quanto às questões legais que regem o setor e que podem influenciar negativamente no negócio e as finanças não forem cuidadas corretamente.

Por exemplo, no setor de incorporação imobiliária é fundamental seguir o que determina a lei número 4591/64, que trata basicamente sobre a incorporação e quais os personagens envolvidos no processo.

Neste caso, o principal personagem é a incorporadora, que detém toda a responsabilidade legal do empreendimento.

E é justamente esse mercado de incorporação que merece maior atenção, justamente pela fase de transição que vem passando entre ruas novas normas regulamentadoras: a CPC 30 e a CPC 47, ambas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, e que seguem a IFRS 15 (Internacional Financial Reporting Standards — que é o órgão internacional de normas de informação financeira).

A CPC 47, também conhecida apenas como IFRS, entrou em vigor em janeiro de 2018 com o objetivo de simplificar as demonstrações contábeis, a unificando às normas internacionais.

Porém, mesmo após mais de um ano e meio depois, ainda há muitas imobiliárias que usam a CPC 30 por falta de orientação adequada por parte de um contador para imobiliária.

Quais são as diferenças na CPC 47?

Essa nova norma contábil segue um padrão dividido em cinco etapas, que tratam sobre o julgamento de termos de contratos, fatos e circunstâncias consideradas mais relevantes ao processo. E estas cinco etapas estão divididas em:

  • Identificação do contrato com o cliente
  • Identificação das obrigações de desempenho previstas no contrato
  • Determinação do preço da transação
  • Alocação do preço da transação às obrigações de desempenho identificadas
  • Reconhecimento da receita conforme atendimento das obrigações de desempenho

Como você pode observar, os itens 2 e 5 apresentam as principais diferenças em relação à norma anterior, já que os contratos de compra e venda passam a estar atrelados à entrega do empreendimento em sua totalidade, e seu desempenho financeiro só poderá ser reconhecido quando a construção estiver completamente concluída. Em outras palavras, a receita só poderá ser reconhecida quando houver a entrega das chaves aos novos moradores.

Isso gera um efeito contábil relevante com a aplicação da norma CPC 47 sobre a perspectiva geral do empreendimento e que é fundamental que o empreendedor imobiliário esteja atento, já que podem impactar diretamente em suas finanças.

O que mais deve ser avaliado

Além da alteração das normas CPC, quem atua no ramo imobiliário e não quer ter qualquer problema com suas finanças deve estar atento também a outros indicadores, que garantem que o negócio prospere e os resultados financeiros sejam sempre motivadores.

Entre as áreas, é fundamental estar atento a:

Fluxo de atendimento 

Acompanhar o fluxo de atendimento de clientes é vital em qualquer negócio, e no ramo imobiliário não é diferente. É por meio dele que você organiza sua empresa e faz um controle eficaz de sua carteira de clientes. É por meio do fluxo de clientes que os gestores podem acompanhar todo o processo de venda, desde a busca por novos clientes até o fechamento final dos contratos.

Valorização dos imóveis

Acompanhar constantemente a variação do mercado imobiliário é outro ponto fundamental dentro do setor, e é o que permite identificar oportunidades de compra e venda, melhorando o caixa da empresa.

Dados

Como em qualquer negócio, empresas do setor imobiliário também deve estar atentas a todos os dados, que devem ser organizados em relatórios e gráficos, que ajudam a visualizar melhor o negócio como um todo e permite ao gestor tomar sempre a melhor decisão. Para esse acompanhamento, é essencial ter a consultoria de um contador que seja especialista em mercado imobiliário.

Contabilidade especializada no setor

Como você pode observar, uma empresa do ramo imobiliário precisa seguir algumas regras específicas, além de estar sempre atenta ao mercado. Além disso, é vital que que a contabilidade contratada esteja em constante atualização com tais regras e possa fornecer sempre as melhores informações — de forma ágil e eficiente — para a tomada de decisão.

Optar por uma contabilidade digital também é fundamental para que os processos possam ocorrer de forma mais rápida e o empreendedor possa acompanhar os dados em tempo real, sem contar que você elimina custos como envio de documentos contábeis de forma física, e consequentemente, otimiza processos.

Você sabia que a Gestão Contábil é especialista em contabilidade para imobiliária? Ela conta com uma equipe profissional, capaz de oferecer ao seu negócio toda a inovação e resultado que sua empresa precisa.

Quer saber mais sobre contabilidade para imobiliária, e como a Gestão Contabilidade pode ser a melhor solução, entre em contato agora mesmo com nossa equipe. Temos a melhor solução para sua empresa!

Comentários