7 ferramentas que auxiliam na gestão financeira

Categoria: Gestão financeira

Postado em 19 de junho de 2019

3 minutos

Ferramentas de auxílio na gestão financeira são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Elas te ajudam a manter suas contas em dia e organizar o setor financeiro. Além de evitar desperdícios e atrasos você pode contar com a comodidade do mundo digital.

Hoje a Gestão Contabilidade separou pra você sete ferramentas de gestão financeira que podem ajudar você no dia-a-dia, veja:

O que são ferramentas de gestão financeira?

Gestão financeira é o processo de planejamento, organização, integração e controle da área financeira de um negócio. As ferramentas de gestão são auxiliares que facilitam esse trabalho.

Essas ferramentas são essenciais para os empreendedores que desejam atingir suas metas e objetivos.

Importância da gestão financeira:

Gestão financeira é um ato importante para o sucesso do seu negócio. Esse processo garante que uma das partes fundamentais da sua empresa esteja funcionando corretamente e por isso você deve utilizar todos os recursos para garantir isso.

7 Ferramentas de Gestão Financeira:

Separamos uma lista com sete ferramentas de gestão financeira que vão te auxiliar na sua rotina, veja:

1# Fluxo de Caixa:

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que pode te ajudar a identificar e a corrigir problemas no caixa do seu negócio. Essa ferramenta tem indicadores retroativos importantes sobre a saúde financeira do seu negócio e pode ser um excelente auxiliar no momento das tomadas de decisão da sua empresa.

Veja, 5 erros comuns no fluxo de caixa.

2# Indicadores financeiros:

Os indicadores financeiros são uma espécie de alerta que ajudam o empreendedor a identificar possíveis problemas e acompanhar o desempenho do seu negócio. Os números gerados pelos indicadores financeiros te ajudam a identificar de forma criteriosa pontos fortes e fracos da sua estratégia e/ou organização do seu negócio.

Essa ferramenta de gestão financeira também ajuda a identificar a rentabilidade dos seus produtos e serviços.

3# Planilhas:

As planilhas podem ajudar você a registrar todas as transações financeiras do seu negócio. O registro das suas operações financeiras são muito importantes para o sucesso do seu negócio.

Os dados retroativos gerados por meio das planilhas também podem ajudar você no processo de tomada de decisões, além de identificar oportunidades de economizar dentro da empresa.

4# Consultoria contábil:

Contar com um contador na hora das tomadas de decisão importante do seu negócio é fundamental para mantê-lo vivo. Hoje o contador teve seu papel resinificado e oferece dados importantíssimos para todos os empreendedores.

O serviço de contabilidade consultiva é o que você precisa para ter uma perspectiva diferente do seu negócio.

5# Controle de custos:

O controle de custos geralmente é utilizado para avaliar seus custos de produção, além de permitir que você avalie o orçamento da sua empresa de maneira geral. Essa ferramenta serve para que o gestor verifique se o preço final do produto está de acordo com o preço que ele estabeleceu como meta para cumprir suas obrigações financeiras e ainda gerar lucro.

6# Balanço patrimonial:

O balanço patrimonial é a ferramenta responsável por avaliar  os lucros, dívidas e patrimônio da sociedade. Essa ferramenta é um importante auxiliar para você aumentar seus resultados.

Por meio dele você pode avaliar a condição financeira do seu negócio. O resultado final do balanço patrimonial representa o valor líquido da sua empresa, esse valor é extremamente importante na adoção de estratégias de investimentos do seu negócio.

7# Softwares de gestão:

Os softwares de gestão hoje estão muito em alta na rotina dos empreendedores. O sistema ContaAzul, por exemplo, é uma ótima opção pra quem quer integrar serviços e otimizar tempo com a finalidade de aumentar a produtividade do seu negócio.

Ao contratar o serviço da Gestão Contabilidade você ganha o Software ContaAzul de forma gratuita e ainda pode contar com a consultoria de contadores especializados no seu negócio.

Gostaria de solicitar uma proposta? Vamos conversar:

Comentários