Entenda como gerar valor a sua marca

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 6 de agosto de 2019

2.5 minutos

Você já abriu seu negócio, deixou todas as obrigações em dia, agora é só agregar valor a sua marca. Mas aí fica aquela dúvida, como gerar valor de marca?

Na verdade, nós estaríamos mentindo se disséssemos que existe uma receita para agregar valor a sua marca. Entretanto, existem meios que podem auxiliar nesse processo.

O posicionamento da sua marca é a sua essência. É o que existe de mais precioso na sua marca, a razão da existência da sua empresa e a resposta para uma das perguntas mais importantes que você precisa responder: ‘’por que fazemos isso?’’.

O seu posicionamento é como as pessoas te definem quando você não está presente, mas como fortalecer e criar uma imagem positiva? Continue ler e aprenda a agregar valor a sua empresa.

Defina seu posicionamento: 

Como dito anteriormente, o posicionamento da sua empresa é a coisa mais valiosa que você pode ter, definir o posicionamento da sua marca é uma forma de identificar como você vai passar a mensagem da sua empresa.

A partir disso, orientar suas campanhas com a finalidade de agregar valor a sua marca fica ainda mais fácil, porque por meio do seu posicionamento você consegue se comunicar com um público específico e conquistar os conhecidos Lovemarks

Posicionamento definido, e agora?

Depois de definir o seu posicionamento, você precisa pensar na solução oferecida pelo seu serviço e/ou produto. É necessário observar os diferenciais da sua empresa muito além das definições palpáveis, é preciso identificar o que seu produto ou serviço proporciona para os consumidores.

Quando falamos em proporcionar, estamos falando em sentimentos. Por exemplo, um casaco de grife tem a mesma função que uma casaco de uma loja de departamento, entretanto, o casaco de grife proporciona status e exclusividade para quem utiliza-o. Deu para entender?

Os diferenciais da sua empresa precisam estar além do que os seus consumidores podem ver. 

Alinhe seu planejamento:

É válido lembrar que, a experiência que você vai oferecer precisa estar de acordo com a essência da sua empresa. Uma vez que essa sensação foge do seu posicionamento, você não estará mais comunicado para o seu público alvo específico e o seu valor de marca estará perdido.

Isso deve estar bem fixado na cabeça da sua equipe, principalmente, na área de comunicação e vendas que serão os maiores transmissores das ideias do seu negócio.

Crie uma cultura dentro da sua empresa:

O processo de criação de valor de marca começa de dentro para fora. Depois de alinhar essas questões com a área de comunicação e vendas, você precisa passar sua essência para os demais setores do seu negócio. 

Uma vez que sua empresa está devidamente alinhada com o seu propósito, fica mais fácil fazer com que o seu consumidor entenda. Todos os seus funcionários, — independente de cargos e níveis de responsabilidade — precisam transpirar a essência do seu negócio.

Uma excelente forma de desenvolver sua cultura dentro da empresa é investir em ações de endomarketing, essas ações têm como objetivo integrar a sua equipe e aumentar a produtividade do seu negócio.

Metodologia: Golden Circle

Esse método pode ajudar você a desenvolver o valor de marca do seu negócio. Através dele, você destaca três pontos fundamentais para qualquer empresa entender a sua essência:

  • Por que fazemos?
  • Como fazemos?
  • O que fazemos?

Quando se abre um negócio é muito fácil responder a pergunta ‘’o que você faz?’’. Entretanto, você precisa saber a resposta para as outras duas perguntas antes dessa, para poder nortear a sua trajetória. Não se esqueça, as pessoas não comprar o que você faz, as pessoas compram o que você proporciona.

E aí, vamos começar a agregar valor a sua marca? Deixe um comentário: 

Comentários