Indicadores financeiros para você ficar atento

Categoria: Gestão financeira

Postado em 10 de abril de 2019

minutos

Sinais podem colocar você em alerta. As luzes acessas no painel do seu carro, por exemplo, pode indicar a necessidade de colocar gasolina, se você não o fizer o seu carro irá parar de funcionar e você precisa se colocar em alerta quanto a isso.

Isso não é muito diferente no mundo das finanças da sua empresa. Indicadores financeiros devem te colocar em estado de alertar e a Gestão Contabilidade vai te explicar o porquê. Vamos lá?

Importância dos indicadores financeiros:

Indicadores financeiros servem para os empresários identificar quando eles devem tomar medidas para manter a saúde financeira do seu negócio em dia. É muito importante que o empreendedor esteja em constante sintonia com contabilidade para poder receber esses indicadores financeiros e tomar as medidas a tempo.

Esses alertas surgem a partir do cruzamento de várias informações desses indicadores.

Quais indicadores precisam ser avaliados:

Como as operações das empresas são diferentes, vamos mostrar pra você os mais comuns a serem avaliados:

• O primeiro indicador é o da margem de contribuição, que consiste em ser o valor que sobra do valor ganho com a venda dos produtos menos o custo de produção, impostos, e etc. É fundamental que os custos fixos sejam menores que a margem. Se forem maiores está dando o primeiro alerta.

• O segundo é observar todas as informações ligadas a investimentos, que seriam qualquer gasto relacionado a expectativa de retorno de receita.

• O terceiro item seria traçar a relação entre custos x receita, lembrando a diferença entre custos e receita. Custos são todos os gastos ligados diretamente à atividade-fim da empresa, como matéria-prima, estoque e salários. Já as despesas não têm conexão direta com a atividade-fim, como comissões e publicidade.

• Por último, você precisa estar atento ao resultado líquido, medindo de forma continua a performance do negócio para entender que ações podem ser tomadas para sua melhoria constante.

Esses são os indicadores mais comuns, entretanto é aconselhado que você faça consultoria com um consultor especializado para ter uma visão mais ampla do seu negócio.

A Gestão Contabilidade é uma contabilidade especializada em vários nichos de mercado, venha conversar conosco

Comentários