Desde que foi divulgada a notícia de um novo vírus, a pandemia trouxe caos e preocupação para milhões de pessoas. No entanto, para alguns setores, trouxe também oportunidades, como é o caso das empresas de tecnologia.
Não sabe que oportunidades a pandemia trouxe para o setor tecnológico, nem como a sua empresa pode aproveitá-las? Então continue lendo esse post para descobrir!
Pandemia: problema ou oportunidade?
A pandemia colocou em evidência a força da tecnologia. Já era comum e fazia parte do nosso dia a dia? Sim! Mas o isolamento social fez com que a tecnologia se tornasse indispensável.
As empresas que até então não estavam habituadas com os recursos tecnológicos, precisaram correr contra o tempo para se reinventar. Aquelas que tentaram lutar contra o movimento ou não tinham recursos suficientes para investir, foram ultrapassadas.
Para se ter uma ideia do quanto a aplicação da tecnologia cresceu nos últimos tempos, veja os seguintes dados:
Bancos
As instituições bancárias precisaram adaptar seus aplicativos e plataformas on-line para atender a demanda. Os canais digitais dos bancos aceleraram e as transações por celular aumentaram 22% entre janeiro e abril. Por conta da praticidade, tudo indica que esses recursos continuarão sendo preferenciais e utilizados no pós-pandemia.
Supermercados
As redes de supermercados precisaram modernizar o atendimento para levar até o consumidor ofertas justas e atrativas. Também possibilitar os serviços de entrega em casa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de informações de crédito, 29% dos consumidores têm feito mais compras on-line devido às medidas de restrição.
E-commerce
O comércio eletrônico triplicou no Brasil a partir de março de 2020. Para ter ideia, cresceu 81%, faturando cerca de R$ 9,4 bilhões. As lojas precisaram reformular as estratégias para continuar vendendo, mesmo com estabelecimentos fechados. Ou seja, apostaram mais no mercado digital.
Mercado de notebooks
As vendas de notebooks dispararam e cresceram mais de 112% no último trimestre. Isso aconteceu porque cada vez mais usuários precisam investir na ferramenta para realizar o trabalho home office.
Uma vez que a modalidade de trabalho pode se tornar comum, é possível que esse número cresça ainda mais.
Empresas
Reuniões, debates, conferências virtuais e outros eventos on-line passaram a acontecer com mais frequência em chats e salas de bate papo. Em meio a pandemia, a Zoom, empresa norte-americana de serviços de conferência remota, cresceu 169% e teve receita recorde em apenas um trimestre.
Por conta da praticidade e segurança, as conferências on-line já se tornaram comuns em grande parte das empresas. E essa é uma prática que tende a ganhar cada vez mais destaque mesmo no pós-pandemia.
Mídia e entretenimento
Aplicativos e sites de relacionamento se reinventaram com novas funções para permitir a comunicação rápida entre os usuários. Um exemplo disso foi o Instagram, rede social on-line de compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, que atualizou o aplicativo para realizar lives simultaneamente.
Escolas e universidades
As instituições de ensino fundamental, médio e superior também precisaram se reinventar com a pandemia. Passaram a buscar as plataformas on-line para disponibilizar aulas aos alunos, também otimizar o acesso a conteúdos e livros digitais.
A UNIGRAN, Universitário da Grande Dourados, localizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, foi uma dessas instituições que se reinventaram ao anunciar que o Vestibular de Inverno 2020 será realizado em uma plataforma digital.
Cartórios e registros
Os cartórios e registros tiveram que mudar a forma de se relacionar com o público e lidar com os documentos. Passaram a trabalhar com assinaturas digitais, que não requerem interações presenciais e não necessitam de troca de documentos físicos.
Segundo o Diário Oficial da União, a MP 983/2020 normatiza a assinatura eletrônica em documentos públicos como medida de ampliar a possibilidade do atendimento ágil e eficiente.
Restaurantes
Os estabelecimentos destinados ao preparo e comércio de refeições também migraram para a internet disponibilizando cardápios, pedidos on-line e delivery. Uma vez que precisaram fechar as portas e muitos ainda não voltaram às atividades normais, encontraram na tecnologia a solução para continuar comercializando no mercado.
Atividades físicas
Instrutores de academia e personal trainers passaram a dar assistência remota e disponibilizar aulas on-line ao vivo ou gravadas. A internet, unida a ferramentas tecnológicas, foi a salvação para esses profissionais que dependem da relação contínua com o aluno.
Diante de todos esses dados, fica impossível não perceber que existem oportunidades a serem exploradas. Novos negócios serão criados e executados durante esse período, e as empresas de tecnologia podem crescer e sobressair caso saibam aproveitar o momento.
De acordo com a Kantar Brasil Insights, site que publica pesquisas, dados, informações e insights das empresas do grupo no Brasil, o comportamento de consumo mudou por conta do isolamento social.
Visto que a mudança está sendo bem aceita pelos consumidores, a tendência é que as pessoas continuem utilizando de aplicativos e plataformas digitais para fazer compras, realizar pagamentos e até assegurar o entretenimento.
Se entenderem que a pandemia trouxe consigo oportunidades e não apenas problemas, as empresas de tecnologia irão se fortalecer nesse novo mundo.
A hora é agora!
Uma vez que a tecnologia ganha força e as pessoas estão cada vez mais conectadas, as empresas de tecnologia precisam de mais tempo e disposição para atender a demanda.
Precisam aumentar sua capacidade produtiva, também gerenciar os negócios corretamente para reduzir as despesas e levantar recursos para fazer novos investimentos.
Como esse setor é responsável por desenvolver soluções práticas que facilitam o dia a dia, e como está sendo mais requisitada pelas pessoas, as empresas de tecnologia precisam focar no presente para construir uma base sólida para o futuro.
A melhor forma de fazerem isso é direcionando as estratégias e apostando também na tecnologia. Nesse caso, investindo na contabilidade digital e serviços de contabilidade consultiva.
Se você ainda não sabe como a contabilidade gerencial funciona, nem como ela pode ajudar a sua empresa de tecnologia, clique aqui para falar com o time da Gestão. Esse “clique” pode ser a chave para fazer o seu negócio crescer ainda mais.