Dicas de investimentos para aumentar a capacidade produtiva da sua empresa de tecnologia.

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 5 de setembro de 2017

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce ao redor do mundo e tem se tornado cada vez mais competitivo e cheio de oportunidades. Não é à toa que empresas no estilo startups surgem e se desenvolvem rapidamente, gerando lucros altos logo nos primeiros anos de atuação.

Devido à alta demanda e o crescimento acelerado, podemos dizer que abrir uma empresa de tecnologia e inovação exige muito mais planejamento comparado à empresas de outros segmentos. Isso porque, no processo de abertura, é preciso focar no presente já pensando no futuro, considerando fatores como o aumento da capacidade produtiva, infraestrutura, equipamentos, metas, entre muitos outros.

Ninguém investe na abertura de uma empresa com intenção de fechá-la, por isso, tão importante quanto saber em que investir inicialmente é saber em que investir futuramente. A seguir daremos algumas dicas de investimentos para aumentar a capacidade produtiva e rentabilizar ainda mais os negócios das empresas de tecnologia.

Invista em bons profissionais

Montar uma equipe altamente qualificada é a chave de qualquer negócio, principalmente o de tecnologia, onde o grande diferencial é a capacidade intelectual dos profissionais que atuam no desenvolvimento do produto. Profissionais bons custam caro, mas oferecem retorno garantido para o negócio. Considere isso na hora de escolher onde investir.

Invista em infraestrutura e equipamentos

Isso é a base de qualquer negócio de tecnologia e não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. Se necessário compre computadores novos, contrate mais de um serviço de internet e monte um servidor que atenda às necessidades da sua empresa. Isso contribui para a qualidade do trabalho e aumento da produtividade da equipe.

Invista em uma estrutura funcional e ambiente de trabalho agradável

Se preocupe em oferecer cadeiras confortáveis, iluminação adequada e espaço para os profissionais fazerem pausas e trocarem ideias ao longo do dia. Trabalhar com tecnologia exige atenção plena e isso pode ser exaustivo, considerando que o trabalho é 100%  feito em frente ao computador. Empresas que possuem ambientes agradáveis e funcionais são mais produtivas e entregam trabalhos com mais qualidade aos seus clientes.

Invista em capacitação

Estabeleça um orçamento destinado ao aprendizado e capacitação da sua equipe e ofereça isso como um diferencial à alguns profissionais ou para todos os colaboradores. Investir em conhecimento é uma excelente estratégia para manter-se atualizado e estar sempre à frente neste mercado. Uma boa ideia é trazer profissionais referência para dar um workshop ou fazer uma palestra, assim todos podem usufruir desta experiência e conhecer outras realidades.

Invista em serviços e ferramentas de trabalho

Pense fora da caixa nesse sentido. Nem sempre o investimento precisa estar 100% destinado à entrega final do produto. Existem diversos programas, ferramentas e serviços que podem contribuir muito no fluxo de informação e processo de trabalho, garantindo mais agilidade e produtividade da equipe. Não tenha receio de investir, mas antes pesquise, analise, teste, compare e veja o que realmente é importante para a sua empresa.

Invista em confraternizações

Comemorar conquistas e resultados é muito importante, principalmente neste segmento onde os prazos são curtos e tudo acontece rápido demais. Você pode até considerar este item um supérfluo, mas uma equipe valorizada e motivada produz mais e melhor. Estipule um valor e faça um planejamento de acordo com o calendário de metas da sua empresa. Entregou um projeto? As vendas estão indo bem? É aniversário da empresa? Celebre.

 

Comentários

Receba os destaques por e-mail