Você pode se surpreender com a quantidade de empresas que não possuem uma estratégia de comunicação integrada. De B2B a B2C, de grande a pequeno porte, uma estratégia é tão essencial quanto um plano de negócios.
Hoje, o mundo é definido pelo termo Era da Informação. Todas as empresas, grandes e pequenas, exigem soluções de comunicação eficazes e eficientes para atender continuamente às expectativas dos clientes e obter vantagem competitiva e, portanto, ter sucesso. Quer uma empresa seja grande ou pequena, percebe-se que a quantidade certa de financiamento, materiais, talento e experiência não são suficientes para ter sucesso sem um bom sistema de comunicação integrado que permita o alcance dos clientes.
Por isso, ter uma comunicação que esteja de fato integrada é essencial. Quer saber mais sobre o tema? Então confira o artigo!
Etapas para uma comunicação integrada
Normalmente, há seis etapas no processo de planejamento de uma comunicação integrada. Cada uma é importante por si só e pode ser aplicada a praticamente qualquer negócio ou organização, não importa o tamanho ou o setor.
Embora seu plano possa utilizar cada função de comunicação de maneira diferente, a ideia geral permanece a mesma. Abaixo estão as principais etapas a serem lembradas ao desenvolver sua estratégia:
1. Conheça seu público-alvo
Como regra geral, não há “público geral”. Você sempre deseja se comunicar com um público específico para fazer o uso mais eficaz de seus recursos. A segmentação de públicos específicos em grupos com base nas características o ajudará a identificar quem tem maior probabilidade de comprar ou utilizar seus produtos e serviços.
2. Desenvolva uma análise de situação
Comumente conhecido como análise SWOT, é basicamente um método estruturado de avaliação dos pontos fortes e fracos internos e das oportunidades e ameaças externas que podem impactar a sua marca. Uma análise da situação pode fornecer muitos insights sobre as condições internas e externas que podem levar a uma estratégia de comunicação mais eficaz.
3. Determine os objetivos da comunicação
Nesta etapa, você basicamente deseja documentar o que deseja realizar com sua estratégia de comunicação integrada. Os objetivos devem ser mensuráveis se você realmente deseja mapear a eficácia de sua campanha no final da vigência de seu plano.
4. Determine seu orçamento
Ter uma ideia realista sobre o que você tem que trabalhar é importante, pois isso moldará as táticas que você desenvolverá na próxima etapa. Depois de determinar seu orçamento geral, você vai querer voltar a isso depois de concluir a etapa posterior para refinar ainda mais suas alocações de orçamento.
5. Estratégias e táticas
Olhando para trás, para os objetivos que você criou na etapa três, você desejará desenvolver estratégias que sejam ideias sobre como você irá cumprir esses objetivos. Táticas são ações específicas sobre como você planeja executar uma estratégia.
6. Avaliação e medição
Quase tão importante quanto o plano como um todo, você deseja delinear um método de como avaliará a eficácia de sua estratégia de comunicação integrada. Às vezes, alguns elementos do seu plano não funcionam. É importante saber o que aconteceu ou não, tente entender o porquê e anote para planejamentos futuros.
Uma comunicação integrada é crucial
Embora a comunicação integrada possa não ser nova, ainda é essencial no mundo de hoje. Agora há mais canais para escolher do que nunca, e as estratégias integradas podem ajudar a reunir todas as diferentes vertentes de sua mensagem para garantir que suas comunicações não sejam desarticuladas ou confusas.
As comunicações de marketing integradas, por exemplo, exigem que prestemos atenção a cada detalhe de nossos esforços de branding. Isso significa que cada iniciativa de marketing em que nos engajamos é consistente – independentemente do canal ou meio. Em termos simples, o marketing integrado é a abordagem holística das comunicações.
Trata-se de garantir que sua aparência seja consistente tanto online quanto offline. Quer você faça isso com a ajuda de uma agência de marketing integrado, ou busque orientação online, ter um plano de comunicação integrado é crucial para qualquer estratégia moderna, permitindo que você mantenha uma mesma linguagem, independente da região onde você esteja vendendo seus produtos.
Afinal, consistência é a chave para qualquer marca. Sem ele, é menos provável que seus clientes entendam sua mensagem, confiem em sua empresa ou comprem seu produto. A comunicação integrada supera esses problemas e otimiza cada uma de suas campanhas para obter resultados financeiros mais sólidos.
E quanto mais focado em como você utilizará seus recursos para promover seu negócio, mais você entenderá para onde seu dinheiro está indo e como está se saindo. Uma estratégia comunicação integrada é importante para qualquer negócio ou organização, independente do seu tamanho.
Se gostou de nosso artigo sobre comunicação integrada, confira também o material que produzimos sobre como oferecer experiências omnichannel ao seu cliente. Tenho certeza que vai adorar!