Como a comunicação reflete na gestão do negócio

Categoria: Geral

Postado em 27 de abril de 2020

A comunicação é uma ferramenta estratégica na gestão de qualquer negócio. Quando bem executada, pode melhorar a imagem da empresa, gerenciar genuinamente uma crise e ainda auxiliar no aumento da produtividade dos colaboradores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos- SHRM), nos Estados Unidos, pequenas empresas sofrem uma perda média de U$420 mil dólares a cada ano em decorrência de maus processos de comunicação.

Por isso, torna-se fundamental que os empresários e gestores fiquem mais engajados no que tange a realizar melhorias nas comunicações da empresa, seja na comunicação interna, com os colaboradores, quanto na comunicação externa, com fornecedores e clientes. 

Neste artigo, vamos abordar:

  • 4 problemas causados por falhas de comunicação da empresa
  • Por que a comunicação é importante na gestão do negócio

4 problemas causados por falhas na comunicação da empresa

Muitas empresas acreditam que a comunicação não é uma área a ser trabalhada. O resultado disso são grandes perdas nos negócios que podem tirar a empresa do mercado de uma vez por todas.

Quer saber alguns problemas que sua empresa pode evitar? Então confira 4 danos causados por falhas na comunicação da empresa:

1. Desmotivação dos colaboradores

Diversos estudos já mostraram que não basta o salário no fim do mês, é necessário investir em estratégias para motivar os funcionários.

Como motivar a equipe? 

  • Proporcione boas condições de trabalho

Os colaboradores ficam estressados quando um computador não está funcionando direito, a internet não está boa, a cadeira é desconfortável ou não possui todas as informações que precisa para desempenhar as tarefas.

  • Garanta um ambiente agradável

Os colaboradores acordam mais dispostos quando gostam do clima no ambiente de trabalho. Você pode trabalhar ações de endomarketing como a realização de eventos internos, bonificações e a criação de uma área de lazer e descanso.

  • Invista em programas de capacitação profissional

A desatualização profissional é uma das principais fontes do desânimo e a empresa deve incentivar seus funcionários à capacitação. Busque palestrantes, compre cursos e livros para motivá-los.

  • Mostre que as ideias dos colaboradores importam

Gestores que não agem como líderes inspiradores intimidam seus funcionários e podem perder ideias preciosas para o crescimento do negócio. Procure confiar no potencial da equipe e abra as reuniões para incentivá-los a expor suas ideias.

2. Clientes insatisfeitos

A falta de uma comunicação efetiva pode afastar a empresa do principal gerador de suas receitas: os clientes

Empresas que não se preocupam em conhecer profundamente as dores, necessidades e desejos do cliente oferecem serviços inadequados que não satisfazem as expectativas do público.

Por isso, é essencial entender que não existe mais criar um produto ou serviço sem conhecer os potenciais consumidores. A dica é utilizar um CRM de Vendas para obter informações de cada cliente e saber como personalizar melhor os produtos de modo a oferecer uma melhor experiência.

3. Queda no faturamento

Falhas na comunicação ainda acarretam em uma queda no faturamento da empresa com o saldo de colaboradores desmotivados, clientes insatisfeitos, má comunicação com fornecedores impedindo negociações e ainda dificuldades em atrair os investidores certos. 

4. Por que a comunicação é importante na gestão do negócio?

Em suma, a comunicação define o sucesso ou o fracasso de um negócio. Ela é tanto a chave de solução, quanto pode ser a raíz de todos os problemas quando mal executada. 

A comunicação auxilia:

  • no Gerenciamento de crises
  • Manutenção da reputação da empresa
  • Produtividade da equipe
  • Captação e conversão de leads
  • Fidelização de clientes
  • Posicionamento da marca
  • Atração de investidores
  • Negociação com fornecedores

Portanto, é essencial que gestores se preocupem com uma boa comunicação interna e externa, pois é a partir dela que poderão ter resultados e alavancar os negócios.

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