Cometer erros na gestão financeira de uma empresa é mais comum do que você pode imaginar. Muitos empresários podem ser excelentes no mercado que atuam, mas podem ir à falência por não dar a atenção necessária ao setor financeiro do negócio.
É comum também as pessoas não terem a real noção do que é uma gestão financeira. De acordo com o Sebrae, a gestão financeira compreende todas as ações e procedimentos administrativos, que tem como objetivo maximizar os resultados financeiros e econômicos de uma empresa. Desta forma, é mais que fundamental que a gestão seja levada extremamente a sério!
Para que você conheça quais os erros mais comuns cometidos pelas empresas na área financeira, e como evitar isso, preparamos um artigo para você! Confira agora mesmo!
1. Não acompanhar o desempenho da empresa
Não acompanhar indicadores como lucratividade, faturamento, capital de giro, entre outros, estão entre os principais erros que uma gestão financeira pode cometer. São eles que indicam se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, e que são indicativos que permitem tomar melhores decisões antes que os problemas aumentem.
Para se analisar tais indicadores é fundamental contar com registros de dados e ter relatórios que sejam claros e objetivos, facilitando sua leitura e entendimento por parte do gestor, e que podem ser comparados ao longo do tempo para conhecer como está o desempenho da empresa.
2. Não ter um planejamento financeiro
Pode parecer estranho, mas é mais comum do que se imagina ainda existir empresas que não possuam um planejamento financeiro. E esse é outro grande grande erro de gestão e que leva muitos negócios à falência.
No planejamento financeiro devem constar projeções baseadas em dados de meses passados e os atuais, e com os quais são definidas as metas de curto, médio e longo prazo. Somente assim a empresa saberá qual suas possibilidades em caixa para novos investimentos, ou se é necessários pausar determinados projetos.
3. Não controlar as operações
Não ter um controle das operações de compra e venda realizadas pela empresa é outro erro bastante comum na gestão financeira de negócios. Sem tais dados, fica impossível fazer um planejamento, saber qual a movimentação do caixa, e sequer saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.
O ideal é que contar com um sistema de gestão financeira onde todas as operações, incluindo as feitas via cartão de crédito, débito, boleto, entre outras, fique registrada e já organizada.
4. Não controlar o fluxo de caixa
Ter um controle eficaz do fluxo de caixa está entre as principais ferramentas financeiras de uma empresa. É através dele que o gestor pode ter uma visão da saúde financeira do seu negócio, tomar decisões e fazer projeções.
Por isso, o recomendado é que o todas as movimentações financeiras da empresa sejam registradas, tanto de entrada quanto de saúde, evitando qualquer erro no fluxo de caixa, e permitindo que todos os dados estejam sempre atualizados.
5. Não ter controle de estoque
Ter um estoque em excesso pode significar que o dinheiro da empresa está parado. E o contrário pode fazer sua empresa perder vendas ou fechar novos negócios. Em ambos os casos, o resultado é muito ruim para qualquer empreendimento. Desta forma, não ter um controle eficiente do estoque é outro erro que pode afetar a gestão financeira.
Para evitar que problemas como esse ocorram no seu negócio, o ideal é ter um controle bastante eficiente do estoque, onde todas as entradas e saídas sejam registradas, além do responsável poder elaborar projeções e saber o momento certo de comprar determinado item.
6. Não contar com a tecnologia
Um erro bastante comum nas empresas quando se fala em gestão financeira é utilizar planilhas de Excel, ou mesmo manuscritas, para o controle das finanças. Como tais ferramentas são bastante suscetíveis a erros, falhas humanas ou manipulações, elas podem trazer sérios problemas à empresa.
Desta forma, investir na tecnologia e contar com softwares específicos para gestão financeira é uma saída que mostra-se como um investimento para qualquer empresa. Com ele, é possível ter um controle de todo o setor financeiro, além de ter segurança nas operações.
7. Misturar finanças pessoais com as da empresa
Deixamos esse erro por último, mas ele é o primeiro que deve ser considerado em qualquer empresa. Ao se misturar as finanças pessoais com as da empresa, o gestor perde o controle total do setor financeiro e deixa de saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.
Para se evitar isso, o ideal é que o gestor tenha sua conta, e a empresa outra, onde ocorrerão todas as movimentações financeiras. Isso permite um melhor controle e cada uma é responsável pelas receitas e despesas.
Invista na terceirização financeira
Uma forma de evitar que os erros listados ocorram na sua empresa, uma ótima saída é fazer a terceirização financeira com um escritório de contabilidade que seja especialista no assunto. Eles saberão analisar profundamente toda a movimentação econômica do seu negócio, preparar relatórios de fácil leitura, e alertar o empresário sempre que for necessário.
Com a Gestão Contabilidade você terá uma equipe profissional cuidando de toda a gestão financeira do seu negócio, apontando pontos que podem ser aperfeiçoados e em quais você está perdendo dinheiro.
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