Planejamento financeiro: O caminho para o crescimento do seu negócio

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 26 de julho de 2019

2 minutos

Planejamento financeiro ou planejamento empresarial, essa é uma prática que não pode ser considerada opcional, independente do tamanho do seu negócio. Se você tem uma empresa que precisa crescer e avançar em um mercado altamente competitivo, é necessário considerar esses métodos.

Na prática, muitos empreendedores deixam essa parte a desejar. Isso gera consequências que afetam diretamente o capital da empresa, que por sua vez, poderia ser aplicado em outras áreas que trariam retornos significativos para o seu negócio.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para você entender como essas técnicas administrativas podem agir dentro do seu negócio e o que fazer para melhorar. Vamos lá? 

Planejamento financeiro: O que é?

Podemos definir planejamento financeiro como uma exibição das despesas e receitas do seu negócio. O objetivo dessa projeção é indicar a situação econômica da sua empresa e permitir a definição de estratégias de curto, médio e longo prazo. 

Utilizando essa ferramenta o empreendedor tem a possibilidade de identificar quanto dinheiro a empresa tem disponível no caixa durante um período estimado. A partir disso, o planejador pode direcionar melhor os recursos da empresa de acordo com as suas necessidades. 

Sem esse planejamento, a empresa não pode realizar estratégias assertivas, independente do período. Essa falta de ações pode ocasionar em várias consequências, inclusive a morte do seu negócio. 

Qual a importância do planejamento financeiro?

Projetar, analisar e aplicar os recursos do seu negócio se torna uma tarefa difícil quando não há um planejamento financeiro de qualidade. Isso acaba deixando seu negócio dependente da sorte, que nem sempre pode estar do seu lado.

Quando você mantém boas práticas de planejamento, fica mais fácil identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que cercam seu empreendimento. Além de ajudar a direcionar os esforços do seu negócio para que ele cresça de forma saudável. 

Após planejar o rumo da sua empresa fica mais fácil realizar investimento, programações de pagamento e atingir metas. 

5 Dicas para fazer o planejamento financeiro do seu negócio:

Separamos cinco dicas para você pôr em prática e realizar o planejamento financeiro do seu negócio de forma assertiva. Isso vai ajudar você a atingir resultados que podem fazer total diferença na vida útil do seu negócio. 

Vale a pena ressaltar que o planejamento financeiro do seu negócio deve ser feito de acordo com as suas necessidades, não existe uma receita de bolo para isso.

1# Conheça a situação do seu negócio:

Você não pode – em hipótese alguma – estimar valores, sem conhecer a real situação do seu negócio. Pois, não tem como desenvolver um planejamento financeiro sem conhecer os números corretamente. 

Se isso acontecer, você poderá ter sérios problemas, como por exemplo: desenvolver um planejamento que vai além da sua capacidade de recurso e não poder arcar com as consequências disso. Ter um planejamento mal feito causa a morte de muitos negócios hoje em dia.

#2 Projete cenários distintos:

Hoje o mercado é um, mas amanhã pode ser outro. Além de ter que arcar com uma das cargas tributárias mais altas do mundo, o Brasil vive um período de instabilidade econômica que pode afetar o seu negócio diretamente. Projetar cenários distintos garante que você esteja preparado independente da situação.

#3 Siga seu planejamento:

É comum que muitos empreendedores desenvolvam planos e não os sigam e isso é causado geralmente pela procrastinação. Você precisa seguir seu planejamento à risca. Isso é muito importante para que a estratégia desenvolvida para o seu negócio dê certo. 

#4 Utilize um software de gestão:

A tecnologia tem poder de otimizar todas suas atividades. Por isso, utilize-a a seu favor. Hoje em dia é muito comum encontrarmos softwares de gestão completos e com indicadores financeiros que podem aumentar a perspicácia da sua estratégia. 

Um exemplo de sistema de gestão é o software Conta Azul, que é um dos programas de organização financeiro mais completos da atualidade.

#5 Conte com uma contabilidade especializada:

A contabilidade tem um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para o seu negócio, o contator detém informações valiosas que são obtidos através dos indicadores que podem auxiliar você a criar um planejamento perfeito para o seu negócio.

A Gestão Contabilidade tem a expertise necessária para ajudar você a se tornar um case de sucesso. Contratando nosso serviço, você ganhará de forma gratuita o sistema Conta Azul. 

Quer aproveitar os benefícios da contabilidade consultiva com a Gestão Contabilidade? Agende uma conversa:

Comentários

Receba os destaques por e-mail