Contabilidade para TI: Saiba a importância!

Categoria: Contabilidade

Postado em 29 de janeiro de 2020

2 minutos

Todo profissional da área da tecnologia da informação é, na grande maioria das vezes, muito bom com números e cálculos. Mas apenas isso não é suficiente para cuidar da gestão fiscal e financeira da empresa. Por isso, ter uma contabilidade para TI é uma medida indispensável!

É por meio de um contador que todo negócio sabe o valor de seus ativos, passivos, custos, receitas e despesas. Tem também dados mais apurados sobre rentabilidade e lucratividade do negócio, qual a produtividade da mão-de-obra, e tem ao seu lado um consultor na hora de elaborar seu planejamento tributário.

Quer saber mais qual a importância da contabilidade para TI? Então confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!

O papel da contabilidade para TI

Antes de tudo, você sabe qual é o papel de um contador? Ele é o profissional que cuida de questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais, lidando diariamente com planilhas,demonstrativos, guias de impostos, contas a pagar e a receber, entre outras funções de fundamental importância para a saúde financeira de uma empresa.

Sua profissão exige muita atenção e responsabilidade e, para que possa exercer sua função, é necessário ter graduação em Contabilidade, além de possuir registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). É o contador ainda o responsável em auxiliar as pessoas na abertura e no fechamento de empresas, cuidando de todo o aspecto burocrático que o processo requer. 

No mercado, há contadores que se especializam em determinadas áreas, já que cada negócio possui suas legislações e resoluções específicas que requerem atenção redobrada. Por isso, empreendedores da tecnologia da informação devem contar sempre com contadores especialistas na sua área. Desta forma, terão a certeza que serão atendidos por profissionais que conhecem a fundo cada detalhe relativo ao seu segmento de atuação. 

É papel ainda do escritório de contabilidade para TI ser responsável pelos departamentos fiscal e contábil das empresas, sejam elas de qual tamanho for. Com base nas informações contábeis corretas, que são coletadas por meio de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios e demonstrativos que permitam uma melhor tomada de decisão por parte do empreendedor. 

Essa decisão deve analisar onde os gastos são maiores, em qual setor é possível reduzir as despesas, e qual o melhor momento para fazer novos investimentos. Aliás, com um contador especialista ao seu lado, você saberá fazer uma leitura mais certeira de relatórios contábeis e fiscais, já que a linguagem é bastante técnica, evitando erros de interpretação.

Suporte e consultoria

A contabilidade para TI possui várias vantagens e é uma atividade essencial no dia a dia da sua empresa. Além de toda gestão fiscal e tributária, eles fornecem suporte e consultoria qualificada. 

Os contadores que prestam serviços para profissionais da tecnologia da informação ajudam ainda no desenvolvimento do negócio, com a realização de atividades como:

  • Acompanhamento do fluxo de caixa
  • Elaboração de relatórios financeiros
  • Resolução de trâmites burocráticos
  • Cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas
  • Consultoria de investimentos
  • Realização das atividades contábeis básicas, como emissão de notas fiscais

Ou seja, ter uma contabilidade para empresas de TI ajuda a cuidar da saúde financeira da sua empresa, e ainda permite que você encontre maneiras de ampliar sua lucratividade e possa realizar investimentos mais seguros. Mais que apenas números, os contadores possuem uma visão macro de todo o seu negócio, lhe auxiliando para que nada passe despercebido.

Contrate uma contabilidade especialista

As empresas de TI estão entre os segmentos que possuem as maiores particularidades na legislação atualmente. Logo, contar com uma contabilidade especializada na área é de fundamental importância para que nenhum detalhe seja esquecido. Afinal de contas, errar na área contábil e tributária pode trazer sérias consequências para qualquer negócio.

Nos dias atuais, a tecnologia também já faz parte dos serviços contábeis por meio da Contabilidade Digital, uma inovação que desburocratiza serviços, elimina papéis e agiliza o acesso às informações — item essencial para quem não pode perder mais um minuto sequer.

Uma contabilidade digital para TI garante que o empreendedor possa ter acesso a todas as informações, relatórios e planilhas na palma da sua mão, acessando tudo via Internet de seu celular, tablet ou computador. Ou seja, não é mais necessário ligar para o contador pedindo alguma informação e esperar ele lhe enviar isso por email ou então impresso via motoboy. 

Com a contabilidade digital, é disponibilizado um software para acompanhar as questões administrativas, financeiras e contábeis da sua empresa. A contabilidade também tem acesso a esses dados, lançando NFes e apurando os impostos necessários.

Uma contabilidade para TI que seja especialista na área também saberá indicar qual o melhor regime tributário para sua empresa, seja ele Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Assim, você paga os impostos legalmente necessários, sem gastar nada mais com isso e tendo a certeza que está cumprindo a lei.

Venha para a Gestão Contabilidade

Como você acompanhou em nosso artigo, uma contabilidade para TI é essencial para melhorar os resultados de sua empresa e ter maior lucratividade. Aqui na Gestão Contabilidade somos especializados na área da tecnologia da informação, com nossos profissionais passando por atualizações constantes para que estejam sempre cientes de todas as mudanças na área.

Se ficou interessado em contar com uma contabilidade para TI especialista na área, e que lhe fornece todo o suporte e inovação da contabilidade digital, entre em contato agora mesmo com os consultores da Gestão Contabilidade. Temos a solução perfeita para sua empresa! 

Comentários