Planejamento e Gestão Financeira para pequenas empresas

Categoria: Geral

Postado em 18 de junho de 2018

A decisão de empreender começa com o desejo de ter o próprio negócio e a coragem de dar o primeiro passo e seguir em frente em uma nova proposta de trabalho: a sua. É claro que abrir uma empresa tem seus desafios e responsabilidades, mas uma coisa é certa, ninguém entra nesse jogo com a intenção de perder.

Um dos deslizes mais comuns nas empresas que estão começando, é não saber equilibrar as finanças com o todo do negócio. Isso nos depara com duas situações:

1. empreendedores que focam somente nas finanças, deixando de lado a preocupação com o serviço ou produto;

2. empreendedores que se preocupam demais em criar inovações e aprimorar o desenvolvimento de seus produtos, não dando a devida importância para o financeiro e o planejamento da empresa.

Essa desigualdade gera problemas sérios para o negócio e muitas vezes é a responsável pelo fechamento precoce de uma empresa. Para isso não acontecer o ideal é manter o equilíbrio, buscando sempre a harmonia entre todos os setores. Mas como uma pequena empresa é capaz de fazer isso? Bom, é o que veremos a seguir.

O primeiro passo é cuidar atentamente das finanças, tendo total controle de tudo o que entra ou sai. Em paralelo, na mesma ordem de importância, deve-se dedicar às outras áreas como vendas, RH, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição, marketing e etc. Você deve estar pensando que isso só funciona na teoria, afinal, só as atividades financeiras já tomam boa parte do tempo disponível, sobrando quase nada para o restante.

Bom, ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensam, gerir as finanças é mais simples do que se imagina. Basta focar em construir um planejamento financeiro bem estruturado e contar com os parceiros certos para auxiliar nesta tarefa que não tem erro: em poucos meses tudo estará funcionando tranquilamente e o empreendedor terá o tempo necessário para conduzir o negócio da melhor maneira possível.

A forma mais eficaz de manter as finanças sob controle é acompanhar a entrada e a saída do dinheiro por meio do fluxo de caixa. Esta ferramenta permite que o empreendedor tenha uma visão ampla da situação financeira do negócio, além de facilitar a contabilização dos ganhos e gestão de toda a movimentação. A partir desse fluxo é possível observar o comportamento da empresa mês a mês e determinar algumas projeções e futuros investimentos. Aí vai se construindo o famoso planejamento financeiro que tanto falamos aqui.

Para deixar tudo isso ainda mais fácil e simples de ser entendido, existem softwares de gerenciamento financeiro que permitem acompanhar todo este processo em tempo real e de qualquer lugar. O ContaAzul, por exemplo, é um dos maiores sistemas de gestão financeira disponíveis no mercado e ele permite ter uma visão geral do fluxo de caixa, disponibilizando relatórios mensais para acompanhamento das entradas e saídas financeiras da empresa, indicando qual o saldo em caixa em um determinado período, veja:

Esse gráfico traz o saldo do caixa, o total de pagamentos e o total de recebimentos entre o que era previsto e o que já foi realizado. Com o sistema ContaAzul também é possível visualizar os valores que representam o fluxo da empresa, acessando facilmente os destaques em tela de recebimentos e de despesas. Ou seja, muito mais agilidade e ganho de tempo na gestão financeira do negócio.

A Gestão Contabilidade além de fazer toda a contabilidade da sua empresa online e sem burocracia, ainda oferece o sistema ContaAzul gratuitamente. Acesse o nosso site e fale com um dos nossos consultores.

 

 

Comentários

Receba os destaques por e-mail