Para que as empresas tech consigam se manter competitivas no mercado elas precisam estar sempre em dia com as suas obrigações fiscais e tributárias. No entanto, para que a desburocratização de processos seja realizada com sucesso, é necessário contar com uma ‘mãozinha’ da tecnologia.

Veja, neste post, como as inovações trazidas pela transformação digital podem auxiliar empresas de tecnologia a estarem em dia com os seus impostos, garantindo a regularização da organização.

A importância da tecnologia na desburocratização de processos

A abertura de uma empresa tech sempre envolve muitas burocracias, desde o alvará de funcionamento até o cumprimento da carga tributária imposta sob o tipo de serviço. Para manter-se longe dos olhos do Fisco é importante manter a figura do contador desde o primeiro momento.

Entretanto, alguns desses profissionais ainda utilizam processos manuais no momento de recolher os documentos para o cumprimento das obrigações fiscais, fazendo com que a demanda se torne onerosa e propensa a erros.

Sendo assim, soluções tecnológicas surgem com o objetivo de auxiliar esse profissional a obter um serviço mais ágil e de qualidade para todos os seus clientes. Por meio da utilização de diversos tipos de tecnologia você, como empresário tem, acesso em tempo real a diversos tipos de documentos, notas e relatórios fiscais.

O ganho de tempo é expressivo e faz com que a relação da sua empresa tech com a contabilidade se torne produtiva e ainda mais confiável. A tecnologia para desburocratizar processos presente no segmento da contabilidade também proporcionou a oportunidade de expansão desse mercado no Brasil.

Uma pesquisa divulgada pelo site Terra em 2018 revelou que o ramo da contabilidade projetava um crescimento de 400% para os serviços digital em 2019, chamando a atenção de organizações que buscam processos cada vez mais automatizados. 

Por ser um serviço seguro para as empresas, há também uma maior mobilidade para resolver qualquer pendência tributária em curto prazo e sem sofrer com futuras sanções por atrasos.

Outra vantagem é a possibilidade de obter um serviço de assessoria em contabilidade de qualquer lugar do país, aumentando expressivamente os ganhos da empresa, melhorando os resultados e dando a oportunidade da realização de novos investimentos.

3 tecnologias para desburocratizar processos 

  • Processos on-line: sua empresa tech tem a oportunidade de acessar o serviço contábil por meio de qualquer dispositivo móvel para analisar e controlar o andamento dos seus documentos presentes no sistema. Dessa maneira você não precisa mais perder tempo cobrando essas informações do contador por telefone ou presencialmente.
  • Aplicativos e plataformas de comunicação: a partir do uso dessas tecnologias é possível se comunicar com o seu contador além do telefone e e-mail. Ele poderá estar presente em plataformas como Skype, WhatsApp e Messenger, entre muitas outras, fazendo com que esse relacionamento flua com muito mais rapidez. Nesse caso, as dúvidas poderão ser sanadas e arquivos também poderão ser trocados com maior assertividade.
  • Serviços eletrônicos: Ao invés de ir até a sua agência bancária ou a secretaria da fazenda ou Receita Federal é possível fazer tudo pela internet por meio dos sites dessas instituições. Isso facilita o trabalho no  pagamento de guias e boletos, emissão de notas fiscais, a impressão de certidões negativas de débito, a declaração de impostos ou correção de irregularidades.

Como consequência, a tecnologia se torna uma grande aliada para o crescimento expressivo da empresa além do financeiro: confiança, respeito e autoridade são ganhos importantes para a continuidade dos negócios.

Outro grande diferencial da desburocratização de processos por meio da tecnologia é a regularização do serviço a um menor custo, dando a oportunidade para pequenas e médias empresas tech, bem como profissionais liberais, pagarem seus tributos em dia.

Vantagens do uso da tecnologia na desburocratização de processos

Investir no uso da tecnologia para manter as obrigações tributárias e fiscais da empresa em dia também traz outros benefícios que impactam a organização. 

Uma das vantagens mais notáveis ao automatizar esse processo é poder contar com profissionais mais capacitados para a função. Ao delegar as tarefas nesse novo formato, você tem a oportunidade de manter o desenvolvimento de habilidades em alta, fazendo com que a qualidade do serviço não decaia pela mudança operacional. 

Como complemento à capacitação, a sua empresa tech também consegue um ganho expressivo da produtividade de quem está por trás de manter essas informações atualizadas no ambiente online. 

A escalabilidade também é um benefício que deve ser levado em consideração. A tecnologia permite que empresas com muitas filiais também possam centralizar suas informações em um único sistema de gestão contábil. 

Essa escalabilidade também pode ser sentida por empresas que possuem muitos departamentos e precisam coletar informações de todos eles para o gerenciamento da contabilidade. 

A tecnologia aplicada a serviço da desburocratização também garante uma maior segurança nos dados da empresa, deixando a cargo do responsável por esse gerenciamento controlar o acesso de pessoas autorizadas a esses documentos, evitando o vazamento de informações. 

Podemos entender, portanto, que a utilização da tecnologia para desburocratizar os processos das obrigações fiscais, tributárias e de regularização se torna cada vez de maior valia. Principalmente para empresas que buscam reduzir a onerosidade do retrabalho manual e buscam obter uma maior assertividade e agilidade nos seus processos contábeis. 

Saiba mais sobre como a tecnologia pode  desburocratizar processos acessando nosso blog e redes sociais!