Como recuperar clientes inativos em sua loja

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 31 de janeiro de 2020

2 minutos

Você olha sua base de consumidores e percebe que muitos deles há tempos não frequentam mais sua loja. A primeira dúvida que vem a sua mente é como recuperar clientes inativos em sua loja, certo? 

Muitas vezes, clientes deixam de frequentar determinados comércios por vários motivos, seja por algum problema no atendimento, uma informação mal-esclarecida, ou um pós-venda ineficiente. O problema é que isso afeta diretamente a gestão financeira da sua loja, já que um cliente conquistado após um amplo trabalho de marketing acaba perdido para a concorrência. Ou seja, será necessário mais investimento e tempo para repor sua clientela.

Para que você saiba como recuperar clientes inativos, preparamos este artigo com 6 dicas que podem ser aplicadas hoje mesmo, e que saem muito mais baratas que partir para a busca de novos consumidores. Ficou interessado? Confira agora mesmo!

1. Quem são seus clientes inativos?

O primeiro passo é saber quem realmente são os clientes inativos de sua loja. Para isso, verifique com que frequência compravam em seu estabelecimento, para então definir sua inatividade. Alguns são mais regulares, enquanto outros mantêm espaços maiores entre as compras. 

Com base nesse levantamento, será possível verificar também há quanto tempo cada cliente está inativo, quais produtos costumavam adquirir, e com que frequência isso ocorria. Ao ter tais informações, fica mais fácil recuperá-los.

2. Descubra os motivos

A partir do momento que você sabe quem são os clientes inativos em sua loja, procure descobrir quais os motivos que o fizeram deixar de frequentar seu estabelecimento. Saber isso é essencial para reconquistá-los.

Essa pesquisa pode ser feita por e-mail ou WhatsApp, ou outro canal que eventualmente sua loja possua. Ao pesquisar, ressalte a importância deste feedback por parte dos clientes para que sua empresa possa melhorar processos a fim de melhorar a experiência de todos os consumidores.

3. Os incentive a voltarem

A partir do momento que você estabelece uma comunicação com seus clientes inativos, os incentive a voltarem à sua loja, com uma linguagem que aproxime sua marca dos clientes. Neste contato, que novamente por ser por e-mail ou via WhatsApp, dê algum tipo de vantagem para esse retorno, como um brinde ou um desconto via voucher. 

Para definir qual a melhor vantagem a ser oferecida, novamente avalie o perfil dos seus clientes e por quais motivos deixaram de comprar em sua loja. 

4. Melhore seu pós-venda

Um dos motivos que faz sua loja perder clientes é um pós-venda desestruturado. O trabalho deve ser constante e de longo prazo, para manter aquecida a relação cliente/loja. Lembre-se que seu pós-venda não tem a função de apenas receber reclamações, mas sim de atrair os clientes de volta para a loja para recompras.

Por isso, cabe ao departamento acompanhar a utilização dos produtos, certificar-se da satisfação, indicar novos itens e manter uma relação frequente com o cliente — quem não gosta de receber um cartão no dia do seu aniversário?

5. Treine sua equipe

Como está o atendimento feito pela sua equipe de vendas? Avalie também como ocorre esse contato, se ele é apenas satisfatório ou se está no nível extraordinário. Um bom líder sabe identificar pontos fracos e fortes de sua equipe e o momento certo de intervir, para que isso não prejudique as vendas e o atingimento de metas.

Importante manter sua equipe constantemente motivada e treinada, para que todo contato que sua marca tiver com seus clientes seja acima da média, afinal de contas ninguém gosta de voltar para um lugar onde foi mal atendido, certo? Então, seja sua loja a referência em sua área e não perca mais clientes.

6. Use o marketing promocional

Usar a distribuição de brindes funciona positivamente quando o assunto é reconquistar ou fidelizar clientes. Isso cria uma lembrança positiva na cabeça dos seus consumidores que sempre que precisarem determinado produto que você comercializa, buscarão sua loja. 

Em geral, os brindes também ficam em evidência, fortalecendo sua marca na mente das pessoas presenteadas. 

Como você acompanhou em nossas dicas, saber como recuperar clientes inativos em sua loja é uma estratégia que vale a pena e que amplia seu faturamento. Tenha em mente que muitas vezes é mais barato investir na busca daqueles que já estiveram em sua loja do que trabalhar estratégias para captar novos clientes.

Aqui na Gestão Contabilidade temos uma equipe especializada em varejo que pode lhe auxiliar na reconquista desses clientes que deixaram de frequentar sua loja. Lembre-se que é importante identificar esse abandono o mais rápido possível, evitando que migrem para a concorrência.

Entre em contato com a Gestão Contabilidade via WhatsApp, e tenha à sua disposição nossos consultores de varejo para lhe auxiliar a como recuperar clientes inativos em sua loja. Não perca mais tempo!

Comentários