Como motivar uma equipe de vendas: 5 dicas

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 18 de novembro de 2019

2.5 minutos

O sucesso de uma empresa é medido pelo resultado que ela apresenta. Logo, saber como motivar uma equipe de vendas é pré-requisito básico para todo gestor que pretende ver seu empreendimento sempre crescendo.

Não dar a devida atenção ao seu time responsável em vender seus produtos ou serviços pode ser um erro fatal e que com o passar do tempo, pode significar até mesmo o fim do seu negócio. Desta forma, manter sua equipe sempre afiada e pronta para vestir literalmente a camisa da empresa é um papel que deve ser desempenhado diuturnamente.

Esperar apenas a automotivação do seu vendedor em troca do seu salário ao final do mês pode ser um erro terrível, e por isso, cabe ao gestor encontrar formas de manter seu time sempre motivado. Caso não sabia como fazer isso, confira neste artigo 5 dicas valiosas que preparamos. Confira!

1. Crie um ambiente de trabalho agradável

Trabalhar em um ambiente agradável é essencial em qualquer função. Isso aumenta a produtividade e faz o colaborador se sentir mais motivado. Na área de vendas não é diferente e para que tal ambiente surja, é fundamental que o gestor torne isso possível.

Ao se trabalhar em um ambiente agradável, é necessário que ele possua boa infraestrutura e seja convidativo aos colaboradores. Mas isso não significa que você precisa ter um local no melhor estilo das gigantes da tecnologia do Vale do Silício, com mesas de ping-pong, pufs e cerveja free. Às vezes, o simples pode ser tão eficiente quanto.

Uma sugestão é criar um espaço conhecido como “salas de descompressão”. Neste locais, os funcionários fazem pequenas pausas durante sua jornada de trabalho para aliviar o estresse, relaxar e voltar ao atendimento totalmente revigorados. 

2. Capacite sua equipe

Como motivar uma equipe de vendas sem que eles estejam devidamente treinados? Por isso, invista em capacitações, treinamentos, palestras motivacionais e o que mais for necessário para manter seus colaboradores sempre prontos para as mudanças no mercado.

E a área de vendas é um ponto que merece especial atenção neste sentido, já que um funcionário motivado e reconhecido por seus empregadores se dedica com mais energia às suas tarefas. O resultado: você verá a linha de vendas e resultados subir rapidamente.

3. Trabalhe com metas e bonificações

Se você quer saber como incentivar uma equipe de vendas a vender mais, aplique também metas e bonificações. A partir do momento que você mostra o ponto onde ele deverá chegar, ele sente-se mais disposto a atingir o objetivo. Porém, é necessário que a meta possa ser atingida, mas não de forma tão fácil. O desafio é um dos principais motivadores do ser humano e, ao se estabelecer um objetivo, sua equipe mostrará todo seu potencial.

Ainda dentro desta dica, é fundamental estabelecer metas individuais e coletivas. Isso permite que seus vendedores trabalhem de forma unida, e não individualizada — o que causa um efeito péssimo em termos de motivação. E novamente, lembre-se das bonificações como forma de premiar o atingimento das metas.

Uma forma de se criar metas inteligentes é utilizar o chamado padrão SMART. Tais letras significam:

  • S – Specific (Específicas)
  • M – Measurable (Mensuráveis)
  • A – Attainable (Atingíveis)
  • R – Relevant (Relevantes)
  • T – Time-based (Com tempo definido)

Ao se adotar essa metodologia, você estabelece parâmetros mais fáceis de serem visualizados, além de permitir que possam ser quantificados. 

4. Avalie e planeje correções

Saber como motivar uma equipe de vendas é fundamental para se conseguir melhores resultados. Porém, para saber se está indo no caminho certo, as avaliações devem ser constantes e, ao sinal de qualquer necessidade de correção de rota, elas precisam ser feitas o mais rapidamente possível.

Por isso, promova reuniões e feedbacks com sua equipe, incentive a auto-avaliação e procure saber pontos que podem ser melhorados — eles sempre existem, e às vezes ouvindo seus funcionários podem surgir ideias excelentes.

5. Seja o exemplo

Uma forma de como incentivar uma equipe de vendas a vender mais é tendo um gestor que sirva de exemplo. O papel da liderança na motivação é de fundamental importância e serve de espelho para toda a sua equipe. Se o líder não mostra a garra necessária, é natural que seus comandados sigam sua forma de agir e pensar.

Por isso, é necessário que os vendedores olhem o gestor e sintam nele toda a confiança e credibilidade necessária. Tal figura precisa inspirá-los a buscar o atingimento das metas e se dedicar cada vez mais em prol da organização onde trabalham. 

Uma característica que diferencia os líderes é seu modo de se relacionar com seus subordinados. A relação não precisa ser sempre fria — deixar o lado humano aflorar e procurar descobrir o potencial de cada um dos seus comandados é uma virtude que apenas os grandes gestores possuem. Porém, você pode desenvolver tais habilidades e se destacar neste processo.

Vá e conquiste!

Agora que você conhece cinco dicas de ouro para turbinar a motivação e as vendas de sua equipe, está esperando o quê para colocar em prática? Lembre-se ainda de que o todo o trabalho deve ser constante e, como um bom líder, cabe a você identificar eventuais peças do seu time que possam estar “jogando contra”. Caso isso ocorra, procure identificar rapidamente os motivos e evitar que essa falta de motivação contamine o restante da sua equipe.

Gostou de nossas dicas de como motivar uma equipe de vendas? Então confira também o artigo que preparamos sobre como gerar valor para a sua marca. É um material fundamental para agregar ao seu dia a dia e fazer seu empreendimento decolar! Boa leitura!

Comentários

Receba os destaques por e-mail