Abertura de Empresa: Conheça os riscos!

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 27 de janeiro de 2020

2 minutos

A abertura de empresa é o desejo de grande parte dos brasileiros. Afinal de contas, muitos imaginam que ser dono do seu próprio negócio é sinônimo de tranquilidade e boa remuneração. Porém, para se chegar a esse ponto, é necessário conhecer os riscos envolvidos.

Ser empresário no Brasil não é tarefa tão simples quanto se imagina. Há questões burocráticas e estratégicas envolvidas, tornando-se vital que você conheça profundamente em qual mercado irá atuar, e qual o perfil do seu público consumidor. E dentro do ramo empresarial qualquer erro pode ser fatal para o futuro da sua empresa.

Para você conhecer quais os riscos envolvidos na abertura de empresa, preparamos este artigo com informações que você deve saber antes de dar o primeiro passo. Confira!

É preciso ter perfil empreendedor

Antes de abrir sua própria empresa, é necessário saber se você tem o perfil de empreendedor. Lembre-se que você deixará de ser funcionário e passará a ser seu próprio patrão: não terá mais horários, alguém dizendo o que fazer e para ter salário no final do mês terá que dar muito duro.

Se acha que abrir uma empresa é jogo fácil, são grandes as chances de você integrar a terrível estatística do Sebrae, que aponta que de cada quatro empresas abertas, uma  fecha antes de completar dois anos de existência no mercado. Isso decorre por conta de uma série de fatores, entre os quais está a falta de conhecimento sobre empreendedorismo e a falta de dedicação para que o negócio prospere. 

Desta forma, se você não possui um perfil de empreendedor, analise muito bem se realmente vale a pena insistir na abertura de empresa. Lembre-se que é necessário possuir competências gerenciais, ter capacidade e habilidade de liderança de pessoas, saber delegar funções, ser um líder da sua equipe e elaborar um excelente planejamento de negócios.

Conheça os custos envolvidos

Outro risco no momento de abertura de empresa é desconhecer quais os custos envolvidos no processo. Lembre-se que a partir do momento que torna-se um empresário, você passa a ser o responsável financeiro pelo seu negócio. Inicialmente, considere os valores para a abertura da empresa e toda a documentação necessária para o processo. 

Além disso, você terá custos com a infraestrutura e pessoal, matéria-prima, aluguel do espaço, compra de mobiliário e equipamento, e dependendo da área de atuação, de estoque. Avalie se você possui os recursos disponíveis para bancar tudo isso, ou se será necessário recorrer a um empréstimo bancário — e neste caso avalie se você terá condições de arcar com os valores das prestações mensais.

Não focar no cliente

Um erro bastante comum aos novos empresários é focar principalmente no produto, deixando o cliente de lado. Imaginar que qualquer produto bem feito e inovador sempre terá mercado é um erro. Antes de tudo, é necessário saber se seu produto desperta o interesse do seu público-alvo.

Para evitar esse risco de seu produto ficar encalhado, recomenda-se fazer uma ampla pesquisa antes de colocar algo novo no mercado. Lembre-se que ações de marketing não se resumem apenas na promoção de um produto, mas também em conhecer quais são os desejos dos consumidores, seja de maneira segmentada ou generalizada. Desta forma, conheça qual seu mercado potencial antes de investir em um novo produto.

Faça uma análise de mercado

Uma análise de mercado é essencial para não se correr qualquer risco na abertura de empresa. Identifique qual seu público-potencial e quais suas expectativas. Isso pode revelar qual a capacidade de crescimento do seu negócio. Avalie o mercado, conheça quem são seus concorrentes e seus fornecedores. 

Uma maneira de reduzir os riscos é começar sua empresa forma menor, se o modelo de negócio permitir. Desta maneira, fica mais fácil fazer toda a gestão, os custos operacionais são mais baixos e você vai avançando conforme sua capacidade financeira permitir. 

Não ter ajuda especializada

Um dos maiores riscos que os empreendedores podem correr é abrir mão de uma ajuda especializada. Achar que basta abrir uma porta para a rua e oferecer seu produto já não é mais suficiente para se ter sucesso como empreendedor, seja pelos diversos custos envolvidos para legalizar um negócio, seja pela concorrência global que a tecnologia proporciona.

Por isso, contar com uma consultoria financeira e de gestão de um escritório de contabilidade nos dias atuais é essencial. Ter um contador especializado na abertura de empresa é fator decisivo para as coisas darem certo, já que ele cuidará de toda a burocracia envolvida no processo e saberá definir qual o melhor regime tributário que seu negócio pode se enquadrar — assim você paga apenas aquilo realmente necessário de impostos —, além de permitir que você possa dedicar mais tempo para sua empresa.

Outra forma de reduzir os riscos ao se abrir uma empresa é ter uma contabilidade digital. Esse inovador sistema permite que você possa acompanhar em tempo real todas questões financeiras, contábeis e tributárias de sua empresa, contando ainda com todo o suporte de um contador ao seu lado. Assim, sempre que precisar tomar uma decisão em relação a sua empresa, pode buscar os dados e saber a situação real do seu negócio. Isso reduz erros e evita que você perca dinheiro.

Como você viu, a abertura de empresa não é um processo tão simples e que requer apenas o desejo de ser empresário. É necessário saber se você tem o perfil que a função exige, se há disponibilidade financeira para que seu negócio ganhe corpo no mercado, se há clientela para aquilo que você deseja vender, entre outros fatores. 

Aqui na Gestão Contabilidade contamos com uma consultoria especializada para empreendedores que sonham em ter seu próprio negócio. Nossa equipe estará ao seu lado desde o início, realizando a abertura da empresa junto aos órgãos responsáveis, e lhe dará todo o suporte para que você tome sempre as melhores decisões. Contamos ainda com a Contabilidade Digital para que seu empreendimento prospere.

Se você quer tornar seu sonho real, faça a abertura de empresa com a Gestão Contabilidade. Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e veja como o processo pode ser simples e sem dores de cabeça. Estamos te esperando!

Comentários