Consultoria Financeira: Vale a pena e como funciona?

Categoria: Gestão financeira

Postado em 31 de outubro de 2019

3 minutos

A consultoria financeira é uma das melhores ferramentas para garantir a saúde da sua empresa. Com ela, você passa a contar com informações reais sobre as finanças do seu negócio, e toma sempre as melhores decisões.

Empreender e ter seu próprio negócio é o sonho de praticamente todo o brasileiro. Porém, muitos sabem desenvolver suas competências com excelência, mas possuem dificuldades na gestão financeira do negócio. E neste caso, qualquer erro pode significar o fim da sua empresa. E não é isso que você quer, certo?

Então, para tirar suas dúvidas sobre consultoria financeira e se ela realmente vale a pena, preparamos este artigo para você. Confira agora mesmo!

O que é consultoria financeira?

A consultoria financeira é o processo no qual um consultor — que é um profissional especializado no assunto — analisa as finanças da empresa e determina quais estratégias devem ser adotadas para que elas fiquem mais organizadas e tragam maior benefício à empresa.

Usando uma analogia, o consultor financeiro seria como um médico na empresa. Toda vez que estamos doentes, procuramos um especialista em saúde que fará exames e dará o diagnóstico, receitando qual o tratamento mais adequado. Na consultoria financeira é praticamente a mesma coisa, mas focado na melhoria da performance da empresa.

Por isso, ao se referir a consultoria financeira empresarial, falamos sobre quando um especialista na área é contratado para avaliar e apontar as melhores decisões que o gestor pode tomar em relação à saúde financeira do seu negócio. Isso resulta num empreendimento mais seguro, estável e preparado para enfrentar os desafios da sua área com maior eficiência.

Quais os erros da falta de gestão financeira nas empresas de tecnologia?

A falta de uma gestão financeira eficaz na empresa pode resultar numa série de prejuízos. O maior problema é que os erros costumam ocorrer sempre na fase inicial de formação da empresa, quando é mais vital ter uma saúde financeira em dia.

Tais erros envolvem vários aspectos, como misturar as finanças pessoais com a da empresa, deixar de registrar todas as despesas, não calcular corretamente a folha de pagamento, não saber precificar adequadamente seus produtos, entre outros. E o resultado costuma ser desastroso.

E é aí que entra a importância de uma gestão financeira para empresas. Caberá ao consultor usar toda sua experiência e conhecimento para avaliar tudo o que entra e sai da empresa, valores, cenário de mercado, e com base nisso, apontar os melhores caminhos a serem adotados pelo empreendedor.

A Gestão financeira para empresas de tecnologia não é diferente e uma consultoria financeira para empresas de TI é vital, ainda mais por ser uma área que possui difícil modelo de precificação dos negócios. Com o auxílio de um profissional, é possível otimizar o trabalho e ter melhor retorno financeiro.

Quais os benefícios da Consultoria Financeira?

Você já deve ter uma noção da importância de contar com uma consultoria financeira, mas talvez ainda não esteja totalmente convencido. Como é necessário um investimento na contratação do profissional, você se pergunta se realmente vale a pena. A resposta é sim! E vamos explicar porquê.

O consultor financeiro além de colocar em dia a saúde financeira da sua empresa, contribuirá ainda para:

  • Correta contabilização de entradas e saídas financeiras da empresa
  • Redução da burocracia da gestão financeira
  • Contribuirá para a melhor tomada de decisões
  • Garantirá maior lucratividade em seu negócio
  • Você saberá exatamente como estão as finanças da sua empresa

Contrate um profissional

Como você viu, são enormes os benefícios de se contar com uma consultoria financeira para sua empresa e, por mais que seja necessário um investimento, o retorno que tal profissionalização dará é muito superior. Isso ainda garantirá que seu negócio possa prosperar diante de tanta concorrência e desafios que o mercado exige.

Além disso, você viu ainda que tal contratação pode ser adotada por qualquer tipo de negócio, e que uma consultoria financeira para empresas de tecnologia é ainda mais indicado, já que permitirá que o gestor possa se focar em ações que visem o desenvolvimento da empresa, sem se preocupar com o dia a dia da gestão financeira, recebendo dados e relatórios para sempre tomar a melhor decisão.

Na Gestão Contabilidade, contamos com uma equipe especializada em consultoria financeira, focados sempre no melhor para o seu negócio. Quer conhecer mais o que podemos fazer você? Entre em contato agora mesmo!

Comentários