Planejamento empresarial: Saiba como fazer o seu

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 8 de agosto de 2019

2.5 minutos

Um planejamento empresarial bem feito guia sua empresa para o sucesso. O planejamento é o começo de tudo, quando ele é feito de forma eficaz, fica fácil identificar quais medidas tomar para alcançar o sucesso. 

O planejamento empresarial é uma ferramenta muito útil para o seu negócio, ele possui uma característica padrão: é constante. Quer saber como utilizar isso para atingir o sucesso do seu negócio? Continue lendo: 

Entenda: Por que planejar?

O planejamento é uma peça fundamental antes de fazer qualquer coisa. Pense que começar a empreender é como embarcar para uma viagem de férias, você não conhece o local e precisa pensar no que fazer. Para que sua viagem saia da melhor forma possível… Você precisa planejar, distribuir e guardar dinheiro, definir quais locais você quer visitar, dentre outras coisas. 

Ou seja, você pensa em tudo para que nada aconteça de errado e isso tem que ser algo que você precisa pôr em prática na hora de empreender.

Benefícios do Planejamento empresarial:

Quem realiza o planejamento financeiro consegue visualizar o negócio de forma geral. Através dessa visão, você pode prever erros e corrigi-los, economizar dinheiro com desperdícios e se o planejamento financeiro for bem executado, é mais fácil para realizar objetivos de curto prazo.

O que precisa ter no meu planejamento empresarial?

Existem três pontos essenciais que precisam ter em qualquer planejamento, vamos listá-los para você e explicar cada um deles, veja:

1# Justificativas: A justifica explica a atual situação da empresa e o porquê da necessidade desse planejamento.

2# Objetivos e metas: Primeiro você precisa entender a diferença dos dois: Objetivo é algo mais abrangente, já as metas são atividades específicas que servem para atingir seu objetivo. 

3# Atividades e produtos: Nesse ponto você precisa identificar quais sãos as maneiras para atingir seus objetivos e quais serão os processos aplicados.

4# Prazos: Metas sem prazos são obsoletas, os prazos servem para exercitar a disciplina, por isso, estabeleça prazos e se esforce para cumpri-los.

5# Delegar funções: Quando você tem uma equipe você deve entender que eles estão ali porque você não consegue desempenhar todas as funções sozinho. Portanto, delegue funções para os seus colaboradores. 

6# Recursos: Pense na verba/materiais para atingir tudo o que você planejou. Nessa parte é importante que você divida os recursos de forma igualitária. 

7# Avaliação: Não adianta apenas atingir metas. Você precisa ter um insight para ter certeza que suas medidas estão dando certo.

8# Monitoramento: Monitore os processos, dessa forma você evita erros que podem ser prejudiciais para o sucesso do seu negócio. 

Tipos de planejamentos empresarial:

O planejamento empresarial pode ter três tipos, veja:

Planejamento estratégico: Esse planejamento ajuda você a pensar a longo prazo. Esse planejamento precisa ser bastante detalhado, para que as informações estejam claras e explicativas. Esse tipo de planejamento necessita manutenções regulares e deve ser executado por alguém com um cargo que tenha acesso e propriedade a dados como recursos financeiros, por exemplo.

Planejamento tático: Esse planejamento foca em resultados a médio prazo e faz ponte com a parte operacional da empresa. Através deste planejamento você pode ter auxílio na hora de delegar funções. Nessa etapa você precisa avaliar os processos de forma análitica, tendo em mente o que você precisa fazer para que os objetivos sejam alcançados.

Planejamento operacional: Esse planejamento foca em resultados de curto prazo. Nele você vai começar a desempenhar as atividades que foram descritas no planejamento tático com a finalidade de atingir os objetivos do planejamento estratégico. 

Aprenda também a fazer um planejamento financeiro, clicando aqui.

Como fazer um planejamento estratégico?

Como você pode ter percebido, os outros tipos de planejamento estão dentro do planejamento como um todo, então você precisa realizar o planejamento estratégico para poder executar os outros, certo? Vamos te ajudar a fazer seu planejamento estratégico, vamos lá?

  • Defina sua missão, visão e valores;
  • Crie metas e objetivos do seu negócio;
  • Analise o ambiente interno e externo do seu negócio;
  • Faça uma análise SWOT do seu negócio; 
  • Cuide do seu público alvo;
  • Crie um plano de ação;
  • Avalie os resultados obtidos 

Agora você sabe o que fazer e está na hora de pôr a mão na massa. Na hora de executar essa atividade contar com uma consultoria de um consultor também pode ser uma excelente forma de obter sucesso no seu planejamento empresarial. 

A Gestão Contabilidade tem uma equipe de contadores especializados que estão prontos para atender a sua empresa e tirar todas suas dúvidas com relação ao planejamento empresarial do seu negócio. Vamos conversar?

Comentários