Planejamento Financeiro: Já fez o seu?

Categoria: Gestão financeira

Postado em 9 de abril de 2019

minutos

Um planejamento financeiro de qualidade é uma peça chave para o sucesso do seu negócio. Você precisa ter seu orçamento organizado para poder estar preparado para possíveis crises do mercado. O planejamento financeiro é uma parte fundamental para garantir a vida útil do seu negócio.

Mas você sabe como realizar o planejamento financeiro perfeito para o seu negócio? A Gestão Contabilidade vai te ajudar:

Primeiro passo: Como começar um planejamento financeiro?

O primeiro passo para realizar um planejamento financeiro é analisar a situação financeira do seu negócio. Você precisa pontuar quanto você deve, quanto você ganha e os gastos recorrentes. Depois de você pontuar esses tópicos você começa a ter noção do que é importante e o que pode ser evitado no futuro do seu negócio.

Se você tiver dividas, analise os planos de crédito para paga-las. Um empréstimo pode ter taxas menores do que os juros de um cartão de crédito.

Segundo passo: Coloque seu planejamento no papel:

Mentalizar o planejamento financeiro do seu negócio não é suficiente para ele funcionar. Você precisa por na ponta do lápis, ou melhor, em uma planilha, separe o quanto você ganhou, depois os gastos fixos que você tem, como alimentação, escola, etc. Depois calcule o quanto te sobra disso tudo.

Nesse ponto é importante controlar gastos com lazer e coisas superficiais. Colocar na planilha quanto você gasta e quanto você tem estimula você a não comprar por impulso.

Como se prevenir contra imprevistos?

Quando planejamos algo relacionado ao mundo financeiro, é indispensável considerar imprevistos. Porque nunca se sabe quando o seu pneu pode furar ou você pode ficar doente e precisar comprar remédios, né?
Para poupar dinheiro, uma ótima opção é fazer uma aplicação.

Seis dicas para fazer seu planejamento financeiro:

Os passos anteriores eram pra entender a sua situação, agora você começará o planejamento de fato. Planeje com base nas coisas que você precisa pagar e nas coisas que você deseja adquirir. Tente fugir do parcelamento. Separamos algumas dicas importantes para você fazer seu planejamento financeiro.

#1 – Compare preços: Antes de fechar um negócio procure outras opções que podem ser mais rentáveis para o seu bolso.

#2 – Resista a tentação: Principalmente no inicio do planejamento, resistir a tentações é um passo fundamental.

#3 – Cartão de Crédito: Não tenha medo de usar. Entretanto não se deixe levar pela sensação de dinheiro nas mãos.

#4 – Pague à vista: Pagar à vista, além de garantir descontos, evitar gastos mensais recorrentes.

#5 – Acompanhe os gastos: Saber para onde o seu dinheiro está indo é fundamental para ter um planejamento financeiro de sucesso.

Conte com a consultoria de um contador:

Uma contador especializado também pode ser um auxiliador nesse processo de planejamento financeiro. Conte com a consultoria de um contador para realizar suas metas e objetivos de forma mais rápida.

Você já fez seu planejamento financeiro? Deixe um comentário


Comentários