6 erros de empresas de TI na área contábil

Categoria: Contabilidade

Postado em 24 de março de 2020

4 minutos

Os erros na área contábil estão entre os principais problemas de empresas. Na área da tecnologia da informação (TI) não é diferente e diante do grande volume de trabalho, é comum que empresários que queiram assumir também a área contábil acabam deixando passar algo batido.

O maior problema de cometer erros na área contábil é que isso pode afetar toda a saúde financeira da sua empresa, já que você pode achar que vive um momento bom, quando na verdade por um erro de lançamento, a realidade é oposta. Ou então pode estar pagando tributos muito além do necessário pelo fato dos lançamentos também terem sido feitos de forma incorreta.

Para você entender quais são os erros mais comuns na área contábil de uma empresa de TI, preparamos esse artigo para você. Confira;

1. Não lançar dados corretamente

Não fazer os lançamentos nos livros contábeis, conciliações de extratos, contas e demonstrativos frequentemente estão entre os principais erros contábeis que empresas da área de TI podem cometer. Essa falta de atenção faz com que todas as tarefas sejam acumuladas e que irão refletir na desatualização dos demonstrativos financeiros e relatórios contábeis da empresa.

Sem tais informações atualizadas, as chances de cometer erros na tomada de uma decisão crescem significativamente, que podem trazer sérios prejuízos para seu negócio. Toda essa desorganização pode, por exemplo, resultar no não-pagamento de faturas e na consequente perda de credibilidade perante o mercado.

2. Lançar dados incorretos

E de nada adianta lançar dados, se eles não estiverem corretos. Entre os erros na área contábil de uma empresa de TI, esse pode ser considerado como um dos mais críticos, e que pode fazer o empresário considerar que a empresa está bem financeira, enquanto a realidade pode ser bem diferente.

Erros de cálculos errados, digitação diferente da realidade, e a não-conferência das informações pode desencadear uma sucessão de problemas que pode inclusive comprometer a saúde financeira da empresa. Por isso, todo dado deve sempre ser conferido.

3. Falta de documentos

Manter a organização dos arquivos contábeis é indispensável em qualquer empresa, e não seria diferente para negócios da área da tecnologia da informação. Isso permite a consulta sempre que necessária e que podem comprovar a veracidade dos dados caso seja necessário.

Apesar da toda a sua importância, ainda existem empresas de TI que cometem essa falha contábil grave, que podem resultar na omissão de lançamentos, duplicidade de dados ou troca de contas, que poderiam ser facilmente evitados caso houve uma organização da documentação.

4. Não dar importância aos relatórios

Acreditar que relatórios contábeis são apenas ferramentas para cumprimento fiscal está entre os erros da área contábil que precisam ser evitados em qualquer negócio. As informações que eles fornecem — quando preenchidos corretamente — são de fundamental importância para a análise da situação real da empresa e que contribuem para um melhor controle e gestão financeira.

Os relatórios contábeis permitem ainda a elaboração de um planejamento estratégico e empresarial, garantindo um crescimento da empresa de forma ordenada e saudável. Afinal de contas, o empreendedor passa a ter noção exata de tudo o que acontece e evita de tomar decisões equivocadas. 

5. Não dar valor aos princípios contábeis

Os princípios contábeis têm a função de garantir que os procedimentos adotados sejam os mais corretos para a gestão financeira de um negócio na área da TI. Eles possuem a função de orientar principalmente o registro dos fatos que podem afetar o patrimônio de uma empresa.

Para que seus lançamentos sejam feitos corretamente, o ideal é sempre contar com a orientação de um profissional ou um escritório de contabilidade terceirizado, já que não cumprir os princípios podem resultar em sérios problemas ao empreendimento.

6. Não ter uma contabilidade para TI

A grande maioria dos erros contábeis listados podem ser evitados quando a empresa de TI conta com o auxílio de um escritório de contabilidade que seja especialista na área. Com esse apoio profissional, todas as etapas da gestão financeira e fiscal de uma empresa são cumpridas, além de garantir maior confiança em todos os relatórios gerados.

Deixar de contar com um especialista na área, e ser o próprio empresário o responsável em calcular os impostos, por exemplo, pode resultar em erros contábeis e financeiros bastante graves, fazendo com que a empresa tenha que desembolsar mais dinheiro no pagamento dos tributos do que é necessário.

Além de um escritório contábil cuidar de toda a questão fiscal, tributária e financeira de uma empresa de TI, a inovação da contabilidade digital permite que todos os dados, relatórios e demais informações da empresa possam ser acessadas em tempo real pelo gestor. Isso garante mais agilidade na tomada de decisões.

Tenha apoio na área contábil

Como você viu, pequenos erros na área contábil podem trazer sérias consequências para todo o negócio, e tenho total certeza que não é isso que você quer. Nos dias de hoje, terceirizar a contabilidade com um escritório que seja especialista na área é essencial, já que além de evitar que erros sejam cometidos, tão mais tempo para o empresário dedicar atenção total à empresa.

Aqui na Gestão Contabilidade, além da inovação da contabilidade digital, contamos com especialistas na área contábil para empresas de TI, com nossos profissionais em constante atualização para estarem sempre atentos em tudo o que surge de novo na área tributária e contábil para empresas desse segmento.

Se você quer evitar erros na área contábil da sua empresa de TI, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Gestão Contabilidade, e tenha plena certeza que sua finanças estão em boas mãos!

Comentários