A taxa de mortalidade de pequenas empresas no Brasil é alto, cerca de 22,8%, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2015. Pode parecer óbvio, mas um dos maiores desafios das empresas de pequeno porte é manter-se em atividade, superando os primeiros anos de atuação, em outras palavras, não fechar as portas antes de atingir a maturidade.
Os principais fatores que influenciam no fechamento precoce das pequenas empresas, na maioria das vezes, estão relacionados à gestão do negócio: alta concorrência, baixo número de clientes, dificuldades financeiras, alta carga de impostos, etc. No entanto, como se pode perceber, estes desafios são os mesmos enfrentados por empresas maiores ou já consolidadas no mercado.
Gerir um negócio envolve uma série desafios que vão muito além daqueles relacionados à legalidade, tributações e registros fiscais que todos já conhecem ou ouviram falar. É preciso desenvolver algumas práticas focadas no negócio em si, analisando mercados de atuação, precificação, posicionamento, perfil de clientes, comportamento de compra, estratégias, entre outros. Um bom gestor precisa estar atento a todos os detalhes da empresa e traçar planejamentos tanto para cenários positivos, quanto negativos.
A notícia boa é que existem algumas ferramentas desenvolvidas para ajudar os empreendedores a terem uma visão 360º do negócio, ajudando-os a traçar planejamentos e estratégias condizentes com a realidade e objetivos que se pretende atingir. A seguir iremos listar 3 instrumentos de gestão e explicar como funcionam e para que devem ser utilizados, a fim de tornar este processo mais fácil e contribuir para a evolução dos negócios, veja:
1. Quadro de Modelo de Negócio ou Business Model Canvas
Esta ferramenta pode ser utilizada tanto na criação de um negócio novo, quanto para medir se a empresa está atuando da maneira que como foi projetada. O Canvas é um dos métodos mais populares por ser visual e permitir desenhar um mapa que engloba todas as áreas: desde as fontes de receita, até tipos de clientes e produtos que oferece.
Como funciona:
A maneira mais convencional de executar um Canvas é com notas adesivas (post its). Deve-se criar 9 colunas com as seguintes nomenclaturas:
– Segmento de clientes: público-alvo e suas necessidades
– Proposta de valor: diferencial competitivo da empresa
– Canais: meios que o cliente será atendido
– Relacionamento com clientes: como será construído este vínculo
– Fontes de receita: como a empresa vai ganhar dinheiro.
– Recursos principais: como a empresa pode criar valor para o cliente
– Atividades principais: para a construção proposta de valor, canais e relacionamentos
– Parceiros principais: quais alianças serão estabelecidas
– Estrutura de custos: quais são os gastos do modelo de negócio.
Em seguida, deve se escrever as ideias nos post its e colocá-las dentro destas 9 seções.
2. 5W2H
Esta ferramenta serve para planejar ações e executar metas, e também está entre as mais utilizadas e fáceis de ser aplicada. Isso porque ela funciona como um checklist de atividades que devem ser realizadas para alcançar determinados objetivos. Além do mais, ela não exige muito tempo e recursos: basta uma planilha no Excel ou Google Drive e mãos à obra.
Como funciona:
5W2H referem-se às 7 perguntas que, ao serem respondidas, servirão de embasamento para as estratégias que serão criadas a partir das respostas. Primeiro defina um objetivo e depois pergunte-se:
– What (o que): qual a meta a realizar.
– Why (por quê): quais são as razões para a proposição da meta.
– Where (onde): em que local ou área da empresa a meta será realizada.
– When (quando): quais são os prazos para a realização da meta.
– Who (quem): quem fará o que para o cumprimento das etapas até a realização da meta.
– How (como): como serão desenvolvidas as ações para a realização da meta.
– How much (quanto): qual o custo de concretização da meta para a empresa.
Esta ferramenta pode ser usada desde a redução de custos, até lançamento de um novo produto. A ideia é pensar nos objetivos de forma integrada, tendo uma visão macro do que precisa ser realizado para colocá-lo em prática.
3. SWOT
A análise SWOT é ideal para identificar os pontos fortes e fracos da empresa, traçando planos de ação para aproveitar as oportunidades e lidar com os possíveis fatores que podem ameaçar o desenvolvimento dos negócios. A SWOT também é muito utilizada e está entre as ferramentas indispensáveis para definição de estratégias.
Como funciona:
O objetivo da SWOT é destacar os lados positivos da empresa, estabelecendo um diferencial competitivo diante dos concorrentes. Para isso, deve-se responder quatro perguntas:
– Strengths (forças): os pontos fortes do negócio (vantagens competitivas)
– Weaknesses (fraquezas): os pontos fracos (o que faz perder vendas ou elevar custos)
– Opportunities (oportunidades): as oportunidades (conforme indicadores e metas)
– Threats (ameaças): os riscos (como a concorrência pode influenciar no negócio)
Lembre-se: forças e fraquezas dizem respeito aos fatores internos do negócio, enquanto oportunidades e ameaças aos fatores externos.